Onde os bartenders bebem? Com Laura Paravato, do Maria e o Boi, no RJ

Já se perguntou onde os bartenders mais badalados do mundo bebem e comem quando estão fora do trabalho? Laura Paravato, à frente do grupo Pabu & Cia, compartilha seus endereços prediletos na Cidade Maravilhosa

Laura Paravato é chefe de bar do Grupo Pabu, com seis casas no Rio
Laura Paravato é chefe de bar do Grupo Pabu, com seis casas no Rio Any Duarte

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Rio de Janeiro

Até então uma estudante de história na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e body piercer, Laura Paravato começou a trabalhar com coquetelaria em 2015 com intuito de juntar dinheiro para fazer um mochilão pela América Latina. O que ela não esperava era se apaixonar pelo universo de bar e mudar de carreira para se dedicar às coqueteleiras.

Após se especializar, atuou e deu consultoria em diversas casas renomadas, a exemplo do Restaurante Mee, Nosso Ipanema, Maguje, Escama, Grupo Void (RJ, SP e Porto Alegre), Brota Restaurante e o Dainer, para citar alguns.

Com um trabalho voltado para a coquetelaria clássica, com uso de técnicas modernas e ingredientes naturais e brasileiros, Laura é hoje responsável pela gestão e chefia de bar do Grupo Pabu, que tem entre as casas o restaurante carioca Maria e o Boi, listado entre as casas Bib Gourmand do Guia Michelin. No grupo, ela assina as cartas ao lado de Cristiano Lanna.

Fora de seu trabalho, Laura sai pela Cidade Maravilhosa em busca de outros goles e compartilha a seguir seus endereços prediletos para beber bem no Rio de Janeiro:

  • Liz Cocktails & Co.

No Leblon, o Liz é um excelente bar tanto para drinques clássicos quanto para releituras audaciosas. É o meu lugar preferido para beber um dry martini depois do trabalho.

Minha sugestão é não se prender ao cardápio e pedir coquetéis exclusivos ou clássicos infalíveis direto no balcão.

Liz Cocktails & Co.: Rua Dias Ferreira, 679A – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 98224-3611 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 18h à 1h; domingo, das 17h à 0h.

  • Suru Bar

O Suru é uma parada quase obrigatória no meu caminho de volta para casa, que fica no centro do Rio. O bar tem uma estética popular acolhedora e é comandado por dois grandes amigos que sou fã profissionalmente, Igor Renovato e Raí Mendes.

Sempre faço as mesmas escolhas: peço uma cerveja estupidamente gelada ou me rendo ao Zé, drinque autoral com cachaça envelhecida, Cynar, mel, limão e hortelã.

Suru Bar: Rua da Lapa, 151 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ / Sem telefone / Horário de funcionamento: segunda-feira, das 19h às 2h; quarta, das 17h à 1h; quinta, sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h às 20h; fechado às terças-feiras. 

  • Babbo Osteria

Sou uma amante de massas, então minha presença é confirmada onde há boa bebida e boa comida. É o caso do Babbo Osteria, liderado pelo chef Elia Schramm e que fica em um casarão lindo em Ipanema.

O bar é maravilhosamente orquestrado pela Paula Diniz. Do cardápio, aprecio demais o Negroni Bianco, que leva gim, licor artesanal de genciana, vermute Bianco, bitters de lavanda e laranja. Ele merece tanto ser imortalizado que permanece na carta mesmo após mudanças.

Babbo Osteria: Rua Barão da Torre, 632 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 99808-6496 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 12h às 16h e das 19h às 23h; quinta a sábado, das 12h às 16h e das 19h à 0h; domingo, das 12h às 18h. 

  • Calica


Em Botafogo, o Calica é outro bar de um amigo bartender, o Andy Tavares, que agora também é empresário. Para mim, o bar funciona como um refúgio na madrugada, já que esconde uma máquina de fliperama no segundo andar.

Da cerveja de 600ml aos coquetéis autorais, o Calica tem uma atmosfera descontraída que faz com que eu volte várias vezes na semana.

Calica: Rua Álvaro Ramos, 167 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Sem telefone / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira, das 18h à 1h; sexta e sábado, das 18h às 2h; fechado aos domingos e às segundas-feiras. 

  • Ella Pizzaria

Bloody Mary da Ella Pizzaria, no Rio
Bloody Mary da Ella Pizzaria, no Jardim Botânico, no Rio / Divulgação

Quando quero fugir da agitação, procuro a Ella Pizzaria, coladinha com o Jardim Botânico. No inverno sou apaixonada pelo ambiente espelhado que reflete o fogo do forno das pizzas.

Com essa vista, nada melhor do que aquecer a alma com um bom papo e bons coquetéis das mãos de Luana Greco, que já conhece meus gostos e é sempre cirúrgica nas sugestões quando pergunto “o que eu vou beber hoje?”.

Ella Pizzaria: Rua Pacheco Leão, 102 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3559-0102 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h às 16h e das 17h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h à 0h.