Onde os sommeliers bebem? Com Bautista Casafús, do Arturito, em São Paulo

Já se perguntou onde os sommeliers mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Bauto, o sommelier do restaurante Arturito, abre o jogo e compartilha seus endereços prediletos na capital paulista

Bauto é o sommelier do Arturito, restaurante de Paola Carosella em Pinheiros
Bauto é o sommelier do Arturito, restaurante de Paola Carosella em Pinheiros Bruno Geraldi

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Conhecido como Bauto, o sommelier argentino Bautista Casafús deu o pontapé em sua jornada gastronômica em 2012 no extinto Tegui, restaurante portenho que ficava na região de Palermo. Foi ali que o profissional se apaixonou pela energia e pela troca do serviço.

Com passagem por grandes restaurantes do país vizinho, Bauto cada vez mais aprendeu e passou a gostar de vinhos.

Foi em 2018 que o Brasil o chamou: o que era para ser um estágio de três meses no Arturito, restaurante de Paola Carosella em Pinheiros, se transformou numa estadia prolongada até os dias de hoje, após decidir se profissionalizar e realizar o curso de sommelier da Associação Brasileira de Sommeliers.

Atualmente é responsável pela carta de vinhos da casa, em que foca em rótulos orgânicos, biodinâmicos e naturais de pequenos produtores, além de também ser chefe de bar do restaurante.

Fora do trabalho, Bauto também experimenta outros goles e petiscos pela capital. A seguir, confira os endereços prediletos do sommelier em São Paulo:

Cais

Lula na brasa com creme de alho do Cais é dica de Bauto junto de um vinho laranja / Bruno Geraldi

Focado em frutos do mar e com ambiente descontraído, o restaurante na Vila Madalena conta com uma seleção incrível dos mais variados tipos de vinhos, sempre pensando na harmonização com o cardápio.

Sugiro um laranjinha gostoso para acompanhar a lula na brasa com creme de alho (R$ 87) – ou pedir ajuda para o Guilherme Giraldi para achar um vinho delicioso.

Restaurante Cais: Rua Fidalga, 314 – Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3819-6282 / Horário de funcionamento: quarta a sexta das 19h às 23h; sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h; e domingo das 12h às 16h. 

Huevos de Oro Bar


Minha dica no Huevos de Oro é petiscar boas tapas espanholas e brincar com os muitos tipos de jerez que a casa tem à disposição.

O trabalho da Daniela Bravin e da Cássia Campos com a carta de jerez é de respeito.

Huevos de Oro Bar: Avenida Pedroso de Morais, 267 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 94507-3118 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira das 18h às 23h; sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 16h30.

Bar à Vins – de la Croix


Para quem trabalha com vinhos, ir na loja da de la Croix é sempre um deleite. Agora com o novo bar de vinhos, o Bar à Vins, aberto aos sábados, ficou ainda melhor.

Sugiro falar com a Andrea, que, com simpatia única, indica algo incrível para beber.

Bar à Vins – de la Croix: Alameda Lorena, 678, Casa 1 – Jardim Paulista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3034-6214 / Horário de funcionamento: todos os sábados das 12h às 19h. 

Feira Naturebas

A Naturebas é uma feira de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos que já acontece na capital paulista há 10 anos. Ela junta produtores, profissionais da área, importadoras e amantes de vinhos naturais.

Organizada pelos grandes Leo Reis e Lis Cereja, da Enoteca Saint VinSaint, o evento vem crescendo muito nos últimos anos, sem perder o espírito do bom e do pequeno. Neste ano, ocorre nos dias 24 e 25 de junho.

Feira Naturebas: Casa das Caldeiras; Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca, São Paulo – SP / Dias 24 e 25 de junho de 2023, das 13h às 18h; ingressos pelo site