Restaurante em NY é eleito o melhor da América do Norte; veja ranking
Lista inaugural do North America's 50 Best Restaurants elegeu os melhores endereços dos Estados Unidos, Canadá e de partes do Caribe

A lista inaugural do North America's 50 Best Restaurants, que elege os 50 melhores restaurantes da América do Norte, foi divulgada nesta quinta-feira (25). O primeiro lugar da seleção ficou com o Atomix, restaurante em Nova York, nos Estados Unidos, que serve um menu degustação enraizado no conceito da "nova cozinha coreana".
Ao todo, o ranking abrange restaurantes de 20 cidades dos Estados Unidos, do Canadá e de partes do Caribe. Dos 50 melhores restaurantes, 37 ficam nos Estados Unidos, 11 no Canadá e dois no Caribe.
Melhor restaurante da América do Norte
Localizado no bairro de NoMad, o nova-iorquino Atomix encabeça a lista com sua cozinha sofisticada influenciada por tradições coreanas. Quem lidera a casa são os chefs Ellia e Junghyun "JP" Park. O balcão do chef é o destaque do restaurante, em formato de "U" com vista para a cozinha aberta.
Os menus são sazonais e a experiência atual sai por US$ 385 (cerca de R$ 2.056). Cada prato é servido em cerâmicas personalizadas e acompanhado de uma explicação sobre ingredientes e inspirações. O restaurante funciona somente sob reserva. Atualmente, o Atomix aparece na 12ª colocação entre os melhores restaurantes do mundo.
No segundo lugar da lista figura o Mon Lapin, em Montreal, no Canadá. O restaurante tem o chef Marc-Olivier Frappier e a sommelier Vanya Filipovic por trás da operação, em que servem uma culinária local do Quebec junto de uma carta de vinhos naturais e de champagne. Vanya também foi eleita a Melhor Sommelier da América do Norte em 2025.
Completando o pódio, o Restaurant Pearl Morissette fica em Lincoln, na província de Ontário, também no Canadá. Aberto em 2017 pelos chefs e proprietários Daniel Hadida e Eric Robertson, o restaurante serve uma comida farm to table inspirada na culinária francesa e faz parte da vinícola Pearl Morissette Estate.
Confira os 10 primeiros colocados na lista inaugural do North America's 50 Best Restaurants:
- Atomix (Nova York, EUA)
- Mon Lapin (Montreal, Canadá)
- Restaurant Pearl Morissette (Lincoln, Canadá)
- Smyth (Chicago, EUA)
- Tanière3 (Cidade de Quebec, Canadá)
- Dakar NOLA (Nova Orleans, EUA)
- Kalaya (Filadélfia, EUA)
- SingleThread (Healdsburg, EUA)
- Le Bernardin (Nova York, EUA)
- Le Veau d'Or (Nova York, EUA)
Destaque também para os únicos dois restaurantes caribenhos da lista: o Buzo Osteria Italiana, na 41ª posição; e o Stush in the Bush, na 49ª. O primeiro fica em Bridgetown, capital de Barbados, liderado pela chef Nakita Goddard, que serve pratos italianos refinados.
Já o segundo fica em Saint Ann, na Jamaica, capitaneado pela dupla Lisa e Christopher Binns, que, segundo a premiação, oferecem uma "abordagem ousada da culinária farm to table".
Confira todos os restaurantes da primeira lista do North America's 50 Best Restaurants no site.
Prêmios paralelos
O chef Normand Laprise, de Montreal, recebeu o Prêmio Ícone 2025. Ele está por trás do restaurante Toqué! e defende ingredientes locais e sazonais. Susan Bae, chef confeiteira e sócia do Moon Rabbit (17ª posição), em Washington DC, foi eleita a Melhor Chef Confeiteira da América do Norte.
Michael Cimarusti, coproprietário e chef do Providence (47ª), em Los Angeles, recebeu o Prêmio Escolha dos Chefs, único votado exclusivamente por outros colegas de profissão, uma homenagem que reconhece seu impacto na gastronomia moderna.
Chutatip "Nok" Suntaranon, chef e proprietária do Kalaya (7ª), na Filadélfia, recebeu o prêmio de Melhor Chef Feminina da América do Norte. Já Asmeret Berhe-Lumax, fundadora do One Love Community Fridge, saiu como vencedora do Prêmio Campeões da Mudança.
O restaurante SingleThread (8ª), na Califórnia, recebeu o Prêmio de Restaurante Sustentável. Por fim, o Tanière3 (5ª) levou o Prêmio Arte da Hospitalidade, e o Ladder 4, em Detroit, recebeu o Prêmio One To Watch, que reconhece um estabelecimento em ascensão.
Votação
A seleção do North America's 50 Best Restaurants é elaborada conforme os votos de 300 membros regionais do setor de restaurantes, divididos em oito sub-regiões. O painel de votantes é formado por chefs, donos de restaurantes, jornalistas e clientes experientes.
Eles permanecem anônimos, votam de maneira confidencial e devem incluir pelo menos três restaurantes fora de sua região de origem. Nenhum deles pode votar em restaurantes com os quais tenham laços financeiros ou familiares.


