Restaurante em NY é eleito o melhor da América do Norte; veja ranking

Lista inaugural do North America's 50 Best Restaurants elegeu os melhores endereços dos Estados Unidos, Canadá e de partes do Caribe

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Chefs e proprietários dos melhores restaurantes da América do Norte no palco do North America's 50 Best Restaurants
Chefs e proprietários dos melhores restaurantes da América do Norte no palco do North America's 50 Best Restaurants  • Divulgação/50 Best
Compartilhar matéria

A lista inaugural do North America's 50 Best Restaurants, que elege os 50 melhores restaurantes da América do Norte, foi divulgada nesta quinta-feira (25). O primeiro lugar da seleção ficou com o Atomix, restaurante em Nova York, nos Estados Unidos, que serve um menu degustação enraizado no conceito da "nova cozinha coreana".

Ao todo, o ranking abrange restaurantes de 20 cidades dos Estados Unidos, do Canadá e de partes do Caribe. Dos 50 melhores restaurantes, 37 ficam nos Estados Unidos, 11 no Canadá e dois no Caribe.

Melhor restaurante da América do Norte

Localizado no bairro de NoMad, o nova-iorquino Atomix encabeça a lista com sua cozinha sofisticada influenciada por tradições coreanas. Quem lidera a casa são os chefs Ellia e Junghyun "JP" Park. O balcão do chef é o destaque do restaurante, em formato de "U" com vista para a cozinha aberta.

Os menus são sazonais e a experiência atual sai por US$ 385 (cerca de R$ 2.056). Cada prato é servido em cerâmicas personalizadas e acompanhado de uma explicação sobre ingredientes e inspirações. O restaurante funciona somente sob reserva. Atualmente, o Atomix aparece na 12ª colocação entre os melhores restaurantes do mundo.

No segundo lugar da lista figura o Mon Lapin, em Montreal, no Canadá. O restaurante tem o chef Marc-Olivier Frappier e a sommelier Vanya Filipovic por trás da operação, em que servem uma culinária local do Quebec junto de uma carta de vinhos naturais e de champagne. Vanya também foi eleita a Melhor Sommelier da América do Norte em 2025.

Completando o pódio, o Restaurant Pearl Morissette fica em Lincoln, na província de Ontário, também no Canadá. Aberto em 2017 pelos chefs e proprietários Daniel Hadida e Eric Robertson, o restaurante serve uma comida farm to table inspirada na culinária francesa e faz parte da vinícola Pearl Morissette Estate. 

Confira os 10 primeiros colocados na lista inaugural do North America's 50 Best Restaurants: 

  1. Atomix (Nova York, EUA)
  2. Mon Lapin (Montreal, Canadá)
  3. Restaurant Pearl Morissette (Lincoln, Canadá)
  4. Smyth (Chicago, EUA)
  5. Tanière3 (Cidade de Quebec, Canadá)
  6. Dakar NOLA (Nova Orleans, EUA)
  7. Kalaya (Filadélfia, EUA)
  8. SingleThread (Healdsburg, EUA)
  9. Le Bernardin (Nova York, EUA)
  10. Le Veau d'Or (Nova York, EUA)

Destaque também para os únicos dois restaurantes caribenhos da lista: o Buzo Osteria Italiana, na 41ª posição; e o Stush in the Bush, na 49ª. O primeiro fica em Bridgetown, capital de Barbados, liderado pela chef Nakita Goddard, que serve pratos italianos refinados.

Já o segundo fica em Saint Ann, na Jamaica, capitaneado pela dupla Lisa e Christopher Binns, que, segundo a premiação, oferecem uma "abordagem ousada da culinária farm to table".

Confira todos os restaurantes da primeira lista do North America's 50 Best Restaurants no site.

Prêmios paralelos

O chef Normand Laprise, de Montreal, recebeu o Prêmio Ícone 2025. Ele está por trás do restaurante Toqué! e defende ingredientes locais e sazonais. Susan Bae, chef confeiteira e sócia do Moon Rabbit (17ª posição), em Washington DC, foi eleita a Melhor Chef Confeiteira da América do Norte.

Michael Cimarusti, coproprietário e chef do Providence (47ª), em Los Angeles, recebeu o Prêmio Escolha dos Chefs, único votado exclusivamente por outros colegas de profissão, uma homenagem que reconhece seu impacto na gastronomia moderna.

Chutatip "Nok" Suntaranon, chef e proprietária do Kalaya (7ª), na Filadélfia, recebeu o prêmio de Melhor Chef Feminina da América do Norte. Já Asmeret Berhe-Lumax, fundadora do One Love Community Fridge, saiu como vencedora do Prêmio Campeões da Mudança.

O restaurante SingleThread (8ª), na Califórnia, recebeu o Prêmio de Restaurante Sustentável. Por fim, o Tanière3 (5ª) levou o Prêmio Arte da Hospitalidade, e o Ladder 4, em Detroit, recebeu o Prêmio One To Watch, que reconhece um estabelecimento em ascensão.

Votação

A seleção do North America's 50 Best Restaurants é elaborada conforme os votos de 300 membros regionais do setor de restaurantes, divididos em oito sub-regiões. O painel de votantes é formado por chefs, donos de restaurantes, jornalistas e clientes experientes.

Eles permanecem anônimos, votam de maneira confidencial e devem incluir pelo menos três restaurantes fora de sua região de origem. Nenhum deles pode votar em restaurantes com os quais tenham laços financeiros ou familiares.

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais