O que fazer no Uruguai com as crianças? Veja dicas e serviços

Jamile Cardoso, mãe brasileira de duas meninas e moradora de Punta del Este, sugere parques como El Jagüel e até passeios para ver lobos-marinhos

O parque MACA, em Punta del Este, tem esculturas ao ar livre, prédio com arquitetura impressionante e exposições temporárias
O parque MACA, em Punta del Este, tem esculturas ao ar livre, prédio com arquitetura impressionante e exposições temporárias Giuliana Nogueira

Giuliana Nogueiracolaboração para o Viagem & Gastronomia

Férias chegando e a pergunta que não quer calar é “dá para ir para o Uruguai com crianças?”. E como eu não tenho crianças, chamei uma especialista no assunto para me ajudar com as dicas: a brasileira Jamile Cardoso, mãe de duas meninas, uma de dois e outra de nove anos, residente em Punta del Este e autora do Instagram @Viveruruguay.

Em Montevidéu não faltam parques e praças com espaço preparado para crianças, com destaque especial para o Parque Rodó com muita área verde, brinquedos, um lago com pedalinhos e até um pequeno castelo que abriga uma biblioteca infantojuvenil.

Para quem quer visitar vinícolas, a maioria delas aceita a entrada dos pequenos que aproveitam a área verde do local. Em Carmelo, perto de Colônia do Sacramento, duas boas opções para quem vai com crianças é a El Legado e o Almacen de la Capilla da bodega Cordano.

O destino mais badalado do Uruguai reserva também boas surpresas para as férias em família. Cercado de praias e muita natureza, com ótima oferta gastronômica e um ritmo de vida tranquilo e seguro, Punta del Este — e seus arredores — desponta como um lugar ideal para viajar também com crianças.

A seguir, em destaque, dicas de Jamile para quem passa por lá.

El Jagüel

Atração favorita das crianças de muitas gerações, o parque El Jagüel fica há poucos minutos do centro de Punta del Este. Uma área verde enorme com muita diversão: playgrounds de todo tipo, muitas formas e cores.

Tem casinhas de madeira, escorregas gigantes, barco pirata, um helicóptero e caminhão de bombeiros de verdade — reciclados para as crianças brincarem em segurança — além de uma infinidade de opções.

O parque tem alguns postos que vendem comida e bebida, coisas básicas, como cachorro-quente e água. Também é possível levar o próprio lanche e fazer um piquenique. Na saída do parque há ainda uma pequena pista de karting e aluguel de pôneis e cavalos.

Serviço

  • Entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: varia ao longo do ano, é bom checar antes de ir. Atualmente, abre todos os dias das 10h às 19h, exceto na terça-feira.
  • Localização: Camino la Barra, Parque San Rafael, av. Aparicio Saravia, 20000 Punta del Este, Uruguai
Parque El Jagüel, em Punta Del Este, é destino favorito das crianças / Jamile Cardoso

Arboretum Lussich (facilmente combinável com a Casapueblo)

Arboretum significa coleção de árvores, projeto que foi um capricho e ousadia da família Lussich. Numa área de quase 200 hectares estão catalogadas cerca de 380 espécies, entre flora nativa e oriundas de diversas partes do mundo.

É possível fazer caminhadas no Arboretum Lussich, sendo que ao todo são 20 km de rotas de maior e menor intensidade que podem ser feitas completa ou parcialmente com crianças.

Nossos passeios normalmente são curtos e chegam até o mirante, onde apreciamos a panorâmica bonita de Punta Ballena e voltamos com as crias, que se sentem grandes aventureiras.

O descanso acontece no charmoso Checa Café, no segundo andar do casarão, antiga residência dos Lussich. Hoje, o estabelecimento é um pequeno museu que conta a façanha de criar essa coleção num lugar originalmente agreste.

Além disso, o local mostra objetos e documentos da família que, sendo influente e muito bem relacionada, foi proprietária de uma das maiores companhias marítimas de resgate do mundo, um detalhe que facilitou muito o intercâmbio botânico.

Serviço

  • O acesso às trilhas é gratuito, já a visita ao museu custa em torno de 20 reais (menores de 6 anos não pagam);
  • Horário de funcionamento (bosque): Às terças, das 9h às 17h; de quarta a domingo, das 9h às 18h;
  • Localização: Camino Lussich, 100 – 20000. Maldonado – Uruguai.
Arboretum Lussich também oferece uma cafeteria aos visitantes
Arboretum Lussich também oferece uma cafeteria aos visitantes / Jamile Cardoso

Fazenda Lapataia

A fazenda do tradicional doce de leite Lapataia tem várias atividades direcionadas às crianças: oferecem um parquinho agradável, passeio em carrinho pela propriedade, possibilidade de fazer cavalgadas e uma vez por dia fazem a ordenha e alimentam filhotes. Lá, eles têm cavalos e pôneis.

Os horários variam dependendo da temporada, mas a programação costuma acontecer a partir das 15h. Algumas atividades são gratuitas, como ordenhar e alimentar os cabritos e bezerros. Para participar basta se inscrever na recepção.

Outro atrativo concorrido é a lanchonete da fazenda que vende o já famoso crepe com abundante doce de leite. Tem ainda a lojinha com o produto estrela da casa em diferentes versões.

Serviço

  • Funciona de quinta a domingo, das 13h30 às 19h. Abaixo, veja o cronograma e os valores das atividades, que custam até R$ 70:
    – 15h30: Ordenha didática interativa (grátis);
    – 16h45: Amamentação de cabritos e bezerros (grátis);
    – Passeio de trem: 5 pesos;
    – Passeio a cavalo: 500 pesos;
    – Passeio com pôneis: 250 pesos.
  • Localização: Parada 45 mansa, 20003 Departamento de Maldonado, Uruguai.
Com parquinho e possibilidade de passeios a cavalo, fazenda do tradicional doce de leite Lapataia tem várias atividades direcionadas às crianças
Com parquinho e possibilidade de passeios a cavalo, fazenda do tradicional doce de leite Lapataia tem várias atividades direcionadas às crianças / Jamile Cardoso

MACA, Fundação Pablo Atchugarry – Almacén La 104 – Bio Chácara

Não é uma atração propriamente infantil, mas funciona muito bem com crianças. O MACA é uma das melhores experiências culturais no Uruguai.

Um parque de esculturas ao ar livre — muito espaço livre para os pequenos andarem livremente — e um prédio com arquitetura impressionante e curadoria sempre impecável nas exposições temporárias, mais o acervo permanente com obras do fundador e renomado artista plástico uruguaio Pablo Atchugarry. Imperdível, e a entrada é gratuita.

Nas redondezas, temos opções para complementar o passeio, como o pequeno Museu de Carros Antigos ou o armazém de campo La 104, um espaço incrível com a elegância e qualidade característica do grupo Narbona: para comprar queijos, vinhos, doce de leite, pães de fermentação natural e mais.

Aproveitamos a proximidade para passar também na queridíssima Bio Chácara e fazer a feira com produtos locais e ecológicos. Tem a loja e a possibilidade de colher diretamente na horta, sempre a opção preferida das crianças, diversão garantida.

Serviço

  • Entrada grátis;
  • Aberto de quarta a segunda das 10 às 18h;
  • Localização: Ruta 104 Km. 4,500, 20005, Departamento de Maldonado, Uruguai
MACA, em Punta Del Leste, no Uruguai, é atração para todos os públicos
MACA é atração para todos os públicos / Giuliana Nogueira

Um passeio por Punta del Este

É o clássico que funciona: uma volta no porto sempre vai bem, nunca é demais visitar os lobos-marinhos. Os animais habitualmente ficam à espera das sobras das peixarias que funcionam por ali e fazem a alegria da criançada — e adultos! — diariamente. É sempre um evento encontrá-los!

Do porto, o passeio segue pela avenida Gorlero com pausa para um sorvete na Lucciano’s, que tem a decoração toda inspirada na Casapueblo e sabores interessantes.

A parada seguinte é na simpática e celeste Igreja da Candelaria, na rua de trás do farol de Punta del Este — vizinho da Igreja — há uma pracinha com brinquedos para crianças de todas as idades e um par de mesas para descansar ou fazer piquenique.

Para fechar o dia com chave de ouro, bem perto dali encontramos a pizzaria Atrevida de estilo napolitana com um cardápio bem apetitoso, tanto as pizzas como o fainá — massa fininha de grão-de-bico bem tradicional e querida no Uruguai — fazem sucesso com a família inteira.

A entrada no porto é livre e recomendamos ir pela manhã que é quando as peixarias estão por ali.

É possível encontrar lobos-marinhos no porto de Punta Del Leste
É possível encontrar lobos-marinhos no porto de Punta Del Este / Giuliana Nogueira

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Sobre Giuliana Nogueira

Foto da colunista Giuliana Nogueira segurando uma taça de vinhos na mão
Giuliana Nogueira / Acervo pessoal
Giuliana Nogueira é brasileira, psicóloga, fotógrafa e assessora de comunicação. Não é enóloga nem sommelierè, mas é enófila, apaixonada especialmente por vinhos uruguaios e pelo Uruguai. Mantém o Instragram @Instatannat, falando mais de vinhos uruguaios que os próprios uruguaios. Sempre que pode viaja até a terra dos nossos vizinhos, que sabem receber muito bem.