Antiga casa de Yves Saint Laurent no Marrocos se transforma em hotel boutique

No alto de uma falésia, Villa Mabrouka tem 12 quartos, jardins verdejantes e vistas para o Estreito de Gibraltar

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A casa do estilista Yves Saint Laurent em Tânger, cidade no Marrocos à beira do Estreito de Gibraltar, foi transformada em um hotel boutique e aberta ao público no último mês de junho.

Batizada de Villa Mabrouka, que significa “abençoada” em árabe, a propriedade possui agora 12 quartos, amplos terraços e jardins verdejantes com vistas para o mar.

Localizada no topo de uma falésia, a casa modernista de 1940 fica a poucos minutos da medina e do kasbah, respectivamente a parte antiga da cidade e a cidadela amuralhada, comuns no norte da África.

O designer britânico Jasper Conran, que também é dono do L’Hôtel Marrakech, no coração da medina de Marrakech, adquiriu a Villa Mabrouka recentemente e passou a restaurá-la nos últimos quatro anos. A ideia foi conservar a arquitetura modernista e adotar um serviço tradicional como uma casa de campo inglesa.

Segundo Jasper, a intenção é que os hóspedes se sintam em casa e não em um hotel. “É uma casa mediterrânea com nuances suaves do Marrocos”, explica o dono.

Villa Mabrouka pertenceu anteriormente a Yves Saint Laurent e seu companheiro Pierre Bergé, que compraram o local em 1997.

A Villa Mabrouka

As 12 acomodações são todas diferentes entre si, em que recebem nomes e decorações distintas.

A principal delas é a suíte “Marrakech”, antigamente o quarto principal da casa, que possui 68 m² e terraço privativo com vista para o mar, o qual é precedido por portas envidraçadas ladeadas por azulejos espanhóis do século 17.

A acomodação é marcada por tons verdes, amarelos e azuis e o banheiro é iluminado por arandelas e candelabros franceses dos anos 1930. Ao lado da pia, uma janela se abre para o Estreito de Gibraltar.

A casa conta com janelões e portas de vidro do teto ao chão, o que ajuda na entrada de luz natural e na conexão com o verde dos jardins e o azul do mar. Lustres de murano, tetos com vigas aparentes e pisos de mármore monocromáticos estão entre os toques criados por Yves Saint Laurent que foram mantidos.

A villa tem ainda duas piscinas – a maior é esculpida nas rochas da falésia e a menor é feita com azulejos locais -, assim como um hamman, três restaurantes e café e bar no rooftop.

Cozinha e eventos

A cozinha do hotel boutique é pautada pela sazonalidade e por pratos clássicos mediterrâneos com toques de especiarias marroquinas. Pense em peixes e frutos do mar frescos, massas e sobremesas que vão de sorbets a uma seleção de queijos.

As refeições podem ser feitas inclusive nos jardins e nos terraços da casa, que são rodeados por bananeiras, samambaias, bambu e árvores cítricas.

Aberto também a eventos, o local recebe festas, ocasiões familiares, casamentos, coquetéis e chás.

Atualmente, a villa pode ser alugada na sua totalidade ou reservada individualmente por suíte. As diárias têm valores a partir de € 450 (cerca de R$ 2.430 no câmbio atual).