Brasil sediará Fórum Mundial do Turismo Gastronômico em 2026

Segundo Ministério do Turismo, evento ocorrerá em Santarém (PA), mais especificamente na vila de Alter do Chão

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Compartilhar matéria

O Brasil sediará pela primeira vez o Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da ONU (Organização das Nações Unidas). O encontro ocorrerá em fevereiro de 2026 na cidade de Santarém, no oeste do Pará.

O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo durante a Festa do Sairé, que aconteceu entre quinta-feira (18) e segunda (22) na vila de Alter do Chão.

Segundo o ministério, o evento terá painéis, experiências gastronômicas e debates, sendo uma importante ferramenta para projetar a Amazônia no mapa mundial do turismo gastronômico.

O fórum costuma reunir líderes internacionais, chefs renomados, representantes do setor turístico e especialistas em sustentabilidade para debater inovação, cultura e desenvolvimento econômico por meio da gastronomia.

A edição mais recente do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da ONU ocorreu em 2024 em Manama, capital do Bahrein, no Oriente Médio.

O evento reuniu 500 representantes de 50 países, incluindo chefs conhecidos mundo afora, como Sergio Torres, do três estrelas Michelin Cocina Hermanos Torres, na Espanha; Deepanker Khosla, da Tailândia, vencedor do prêmio de Restaurante Sustentável no Asia's 50 Best Restaurants 2024; e a chef Alejandra Espinoza, do Equador.

Santarém nos holofotes

Referência na culinária amazônica e responsável por cunhar a cozinha tapajônica, o chef Saulo Jennings, natural de Santarém e primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, comemorou o anúncio.

“Um fórum internacional de gastronomia faz o mundo inteiro voltar os olhos para onde ele acontece. Conecta produtores, chefs, a indústria gastronômica e valoriza toda a cadeia produtiva da culinária”, explicou o chef em comunicado.

Com o título de Embaixador Gastronômico, Saulo trabalha para levar a gastronomia inspirada na cultura alimentar do Tapajós ao cenário internacional. “Para mim, é uma conquista emocionante ver minha terra ser escolhida. Isso mostra que nossa culinária é única, tem identidade própria e nível internacional”, afirmou.

Vale lembrar que o chef também foi o responsável pelo cardápio do espetáculo Amazônia Live - Hoje e Sempre, que ocorreu na última quarta-feira (17) no Rio Guamá, em Belém, e reuniu Mariah Carey e artistas paraenses, como Joelma e Gaby Amarantos. Tucupi, pirarucu e cacau foram algumas matérias-primas amazônicas servidas durante o espetáculo.

Santarém e o vilarejo de Alter do Chão foram tema de dois programas da 6ª temporada do CNN Viagem&Gastronomia. Na abertura desta matéria, confira o episódio sobre Santarém e Belém. Abaixo, assista ao episódios sobre Alter do Chão e o rio Tapajós:

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais