Cemitério da Consolação oferece passeio noturno “macabro” e repleto de histórias

Visita guiada oferece a oportunidade de conhecer a história e o legado de diversas personalidades sepultadas no local

Cemitério da Consolação terá visita guiada na noite do dia 24 de janeiro
Cemitério da Consolação terá visita guiada na noite do dia 24 de janeiro Reprodução/Instagram

Tina Binido Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, ele é um museu a céu aberto, repleto de histórias cativantes e figuras notáveis que ajudam a contar a história da cidade.

Na véspera do aniversário de São Paulo, dia 24, terá um passeio para quem gosta de experiências diferentes e de explorar lugares históricos. Será a primeira edição de 2024 do passeio noturno no cemitério, que promete ser “macabro” e, ao mesmo tempo, fascinante, repleto de narrativas que revelam a rica história do local.

Inaugurado em 1858, o cemitério é um verdadeiro museu a céu aberto, onde túmulos e mausoléus contam a história de personalidades importantes da sociedade paulistana. Durante o passeio noturno, os participantes terão a oportunidade de conhecer curiosidades sobre os sepultados, além de aprender sobre a arquitetura e arte presentes nos monumentos funerários.

Guiados por Thiago de Souza, do “O que te assombra?”, e pela historiadora Viviane Comunale, o roteiro inclui visitas ao jazigo de Luís Gama, considerado o patrono da abolição no Brasil, e aos túmulos de outras ilustres personalidades, como Líbero Badaró, Tarsila do Amaral, Mário e Oswald de Andrade.

Além disso, o passeio abordará aspectos sobre os milagreiros Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, a arte tumular de modo geral e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes, como os irmãos “dos Reis” e Dona Yayá, os visitantes serão imersos em um ambiente que mescla a serenidade da noite com a aura misteriosa do cemitério.

É importante ressaltar que o passeio noturno no Cemitério da Consolação não tem o intuito de ser assustador, mas sim de proporcionar uma vivência cultural. Os organizadores buscam promover o respeito aos que ali repousam e destacar a relevância do cemitério como patrimônio histórico da cidade.

O evento é organizado pela Consolare, em parceria com o projeto “O que te assombra?” e o Reconheça São Paulo. Os passeios noturnos no Cemitério da Consolação acontecem mensalmente desde agosto de 2023, e devido à alta demanda, os ingressos são limitados a 130 participantes por passeio e serão disponibilizados na véspera do evento.

Os links para a reserva dos ingressos serão divulgados nos perfis do “O que te assombra?” e do Reconheça São Paulo no Instagram.

Passeio Noturno no Cemitério da Consolação em janeiro

  • Data: quarta-feira, dia 24 de janeiro – véspera de feriado, das 19h às 21h30
  • Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP)
  • Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. As inscrições podem ser feitas no site Reconheça São Paulo. Há um limite de 130 ingressos.

*Importante: em caso de chuva, a visita está automaticamente cancelada.