Expansão milionária: museu em NY reabrirá com novo edifício e restaurante

Dedicado à arte contemporânea, New Museum passa por expansão que resultará em maiores galerias, novos terraços e restaurante sustentável

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Imagem renderizada do New Museum
Imagem renderizada de como ficará o New Museum, em NY  • Cortesia de OMA/bloomimages.de
Compartilhar matéria

Fundado em 1977 em Nova York, o New Museum ganhou destaque ao redor do mundo em 2007 por conta da abertura de sua sede na vizinhança de Bowery, já que o edifício de sete andares se assemelha a uma pilha de blocos. Fechado desde março de 2024, o museu prepara uma reabertura em grande estilo até o fim do ano.

Totalmente dedicado à arte contemporânea, o New Museum vai adicionar mais de 5,5 mil m² em sua estrutura com ajuda de um novo edifício anexo, também de sete andares. O espaço de galerias será dobrado e haverá ligações entre os dois prédios.

No térreo, o saguão será ampliado e contará com uma livraria maior, bem como um restaurante. A praça da entrada será um espaço ao ar livre dedicado a instalações de arte no cruzamento da Bowery com a Prince Street.

Além das galerias, os andares superiores do novo edifício contarão com um estúdio dedicado a artistas residentes, um fórum de 74 lugares e uma sede da incubadora cultural do museu. No sétimo andar, o chamado Sky Room dobrará de tamanho e possibilitará vistas privilegiadas do centro de Manhattan. Ao longo do edifício, três terraços terão vistas para a vizinhança.

Segundo informações do museu, somente a construção do novo edifício está avaliada em mais de US$ 80 milhões (cerca de R$ 430 milhões). A reinauguração está marcada para algum momento deste outono, ainda sem data específica.

O restaurante

Imagem renderizada do projeto do inédito restaurante do New Museum • Cortesia de OMA
Imagem renderizada do projeto do inédito restaurante do New Museum • Cortesia de OMA

No térreo, o inédito restaurante do New Museum ficará sob o comando da chef e artista Julia Sherman. O espaço terá 100 lugares e funcionará o dia todo. Vegetais e frutos do mar locais serão o foco do endereço, com prioridade para ingredientes de fornecedores e pequenos produtores do Vale do Hudson.

O restaurante abrirá sob a filosofia de desperdício zero, incorporando materiais e práticas sustentáveis ​​tanto no cardápio quanto no design — o material predominante do ambiente será a cortiça. A carta de vinhos terá seleções naturais de safras antigas, predominantemente de viticultores que praticam a viticultura regenerativa.

Exposição inaugural

Para a reabertura, o New Museum promoverá a exposição "New Humans: Memories of the Future", que inaugurará o edifício anexo, mas que abrangerá todo o museu.

A mostra terá como ponto central a exploração da constante preocupação dos artistas com o significado de ser humano diante das transformações tecnológicas. Para isso, estarão em cartaz obras de mais de 150 artistas, escritores, cientistas, arquitetos e cineastas que abrangem os séculos 20 e 21.

Com isso, a exposição destaca momentos-chave em que drásticas mudanças tecnológicas e sociais impulsionaram novas concepções de humanidade.

 

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais