Muito além da Disney: Conheça 25 dos destinos mais subestimados dos EUA

De cidades a parques nacionais, passando até por estados inteiros, veja dicas para sair da rota turística tradicional e conhecer melhor a terra do Tio Sam

Joe Yogerstda CNN*

Disney World, Times Square e o Parque Nacional de Yellowstone podem ficar lotados de turistas. Mas há muitos outros lugares nos Estados Unidos que continuam fora das rotas de viagens.

Embora existam literalmente centenas de locais que se encaixam nessa descrição, aqui estão 25 destinos – de cidades e parques nacionais a regiões e até estados inteiros – que permanecem subestimados, apesar do aumento nas viagens este ano.

Eles estão listados geograficamente do nordeste ao Pacífico. Veja:

Pioneer Valley, Massachusetts

O extremo oeste de Massachusetts possui os Berkshires, enquanto o extremo leste do estado é ancorado por Boston e Cape Cod. Então, o que há no meio? O Pioneer Valley, esculpido pelo rio Connecticut e várias cidades industriais antigas que se reinventaram nos tempos modernos.

O Naismith Memorial Basketball Hall of Fame em Springfield é onde o esporte nasceu em 1891 como uma atividade interna em dias chuvosos, enquanto o Amazing World of Dr. Seuss Museum & Sculpture Garden da cidade celebra o autor infantil nascido em Springfield.

Lojas únicas, restaurantes e a cena LGBTQ fazem com que Northampton valha a pena uma visita, ou atravesse o rio Connecticut e caminhe por uma parte da Trilha da Nova Inglaterra pelos bosques do norte.

Block Island, Rhode Island

Block Island possui mais de 30 milhas de trilhas costeiras e interiores / Maria Hoffman/Adobe Stock

Ao contrário das outras grandes ilhas ao sul da Nova Inglaterra, esta fatia no mar do Ocean State foi além para preservar seu ambiente natural. Na verdade, a Nature Conservancy declarou a pequena ilha como um dos doze “Últimos Grandes Lugares” no hemisfério ocidental.

Refúgios de vida selvagem e outras áreas naturais protegem 40% de Block Island, e os residentes são conhecidos por sua feroz oposição a qualquer coisa que possa colocar em risco seu lar intocado no Atlântico.

Praias, ciclismo e trekking de mais de 50 quilômetros de trilhas costeiras e interiores são as principais atividades diurnas. Depois de escurecer, a ilha oferece uma cena gastronômica surpreendentemente boa e bares descontraídos como o Captain Nick’s, o Yellow Kittens e o Poor People’s Pub.

Buffalo, Nova York

Buffalo, Nova York / Raicho/Adobe Stock

Outrora uma cidade próspera na confluência dos Grandes Lagos e do Canal Erie, Buffalo cochilou durante grande parte do século 20. À medida que a metrópole do norte do estado de Nova York desperta lentamente novamente, as pessoas percebem que todo esse tempo de inatividade ajudou a preservar a arquitetura clássica da cidade.

Entre as estruturas elegantes de Buffalo estão o Art Deco City Hall, o Greek Revival Buffalo History Museum, as casas de vidro vitorianas nos jardins botânicos e a simplificada Martin House de Frank Lloyd Wright.

Um renascimento da orla outrora abandonada da cidade inclui o distrito comercial e de entretenimento de Canalside, trilhas para caminhada e ciclismo à beira do lago, um museu marítimo naval e o Silo City com seus icônicos elevadores de grãos. Enquanto isso, as Cataratas do Niágara estão logo ali na estrada.

Pensilvânia Wilds

As ruínas da ponte fazem parte do Kinzua Bridge State Park, na Pensilvânia / Karlsson Photo/Adobe Stock

Da abundante vida selvagem e riachos indomados nas montanhas às árvores antigas da Catedral da Floresta e da versão escancarada do Grand Canyon no meio do Atlântico de Pine Creek, ainda há muita vida selvagem no centro-norte da Pensilvânia.

Um dos lugares menos populosos a leste do rio Mississippi, o Wilds se estende por uma vasta extensão do acidentado Allegheny Plateau. Além da Floresta Nacional de Allegheny, a região abriga 29 parques estaduais, dois rios nacionais selvagens e pitorescos e um centro de observação de estrelas de classe mundial em Cherry Springs, bem como relíquias humanas como a Ponte Kinzua (apelidada de “8ª Maravilha do Mundo” quando foi inaugurada em 1882).

Oeste da Virginia

West Virginia / jonbilous/Adobe Stock

Embora oeste da Virginia possa não ser “quase o paraíso” para todos, certamente é para os aficionados por história e entusiastas do ar livre.

Harpers Ferry testemunhou o infame ataque de John Brown em 1859, que ajudou a iniciar a Guerra Civil. Três anos depois, Robert E. Lee e Stonewall Jackson lideraram um ataque confederado bem-sucedido à cidade estratégica controlada pela União. A cidade ribeirinha também é um ponto de partida para a Appalachian Trail e o Chesapeake & Ohio Canal Towpath.

Estabelecido no final de 2020 como o mais novo parque nacional do país, New River Gorge é conhecido por esportes em corredeiras, caminhadas e mountain bike, e pelo Bridge Day BASE jumping da enorme New River Gorge Bridge.

Durham, Carolina do Norte

O centro de Durham foi transformado nos últimos anos / SeanPavonePhoto/Adobe Stock

Poucas cidades americanas experimentaram uma reviravolta mais dramática nos últimos 15 anos. Desde seus dias como uma cidade fabril de tabaco, Durham evoluiu para um centro de ciência, arte, esportes e entretenimento que gira em torno de um centro da cidade reenergizado e reinventado o American Tobacco Campus.

O Durham Bulls – o time de beisebol da liga secundária mais famoso do país – joga seus jogos frequentemente esgotados em um pequeno e elegante estádio no centro da cidade. No Duke Lemur Center, os visitantes podem caminhar por habitats florestais gigantes, ajudando a preservar alguns dos mamíferos mais raros do planeta. Enquanto isso, as cervejarias e destilarias artesanais enchem a cidade.

Cumberland Island National Seashore, Geórgia

Cumberland Island National Seashore, Geórgia / Joe C. Tabb/Adobe Stock

A maior ilha barreira da Geórgia combina diversão na praia e aventura ao ar livre com abundante vida selvagem e famílias americanas famosas.

Embora a maioria dos visitantes venha para Cumberland apenas durante o dia – por meio de seus próprios barcos ou balsa partindo de St. Marys, no continente – você também pode pernoitar em acampamentos à beira-mar ou no elegante Greyfield Inn, construído em 1900 e ainda pertencente e operado pelos Carnegie, clã de renome do aço.

Cavalos selvagens brincam e tartarugas marinhas desovam ao longo da praia de quase 30 quilômetros de extensão da ilha, enquanto crocodilos patrulham os pântanos ao longo de Cumberland Sound. JFK Jr. e Carolyn Bessette se casaram na Primeira Igreja Batista Africana em Northend, uma histórica comunidade afro-americana fundada por escravos libertos.

Costa Esquecida da Flórida

Costa Esquecida da Flórida / H J Herrera/Adobe Stock

Disposta ao longo do Golfo do México entre Port St. Joe e St. Marks, esta parte desconhecida da costa da Flórida é tão autêntica quanto pode ser vista no Sunshine State.

As praias de areia branca e fina na Península de St. Joseph e na Ilha de St. George oferecem uma alternativa deserta às praias mais famosas (e lotadas) da Flórida. Peixes-boi e borboletas-monarca estão entre os habitantes da vida selvagem de Wakulla Springs e St. Marks National Wildlife Refuge.

Mariscos recém pescados e música ao vivo são as atrações do St. Mark’s Stone Crab Festival, que acontece em outubro, e do Florida Seafood Festival em Apalachicola, em novembro.

Oeste do Tennessee

Oeste do Tennessee / Tetra Images/Getty Images

Margeando o Rio Mississippi, o extremo oeste do Volunteer State apresenta uma mistura atraente de natureza, história, música e comida.

A Beale Street em Memphis é mais conhecida pelo blues, mas a cidade também foi o berço do soul e do rock ‘n’ roll e um dos melhores lugares do planeta para ouvir músicas ao vivo hoje. O Stax Museum of American Soul Music, o Graceland de  Elvis Presley e Sun Studio estão todos aqui, e o National Civil Rights Museum no Lorraine Motel é um local histórico imperdível.

Picante, temperado e doce, o churrasco de porco de Memphis é servido em mais de 100 churrascarias. Se essa não é a sua culinária favorita, a cidade também está cheia de comida no estilo soul incrível e restaurantes de peixe no estilo Delta.

O papel do oeste do Tennessee na Guerra Civil é o foco do Shiloh National Military Park e do Fort Donelson National Battlefield, confrontos que ajudaram a elevar o pouco conhecido general Ulysses S. Grant à fama nacional.

O Meeman-Shelby Forest State Park conserva quase 13 mil acres de terras de madeira de lei raras ao longo do rio Mississippi, incluindo um misterioso pântano de ciprestes carecas. Além de passeios de barco, caminhadas e camping, o parque é uma “Área Importante para Pássaros” Audubon.

Montanhas Ouachita, Arkansas

Mount Magazine State Park é um centro regional de asa-delta / Zack Frank/Adobe Stock

Escondido em um vale na borda sudeste da cordilheira de Ouachita, o Hot Springs National Park é popular desde a década de 1830, quando surgiram as primeiras casas de banho. Mas poucos visitantes chegam muito mais longe nas terras altas do centro-oeste do Arkansas.

Ao contrário dos Ozarks, que possuem maneiras de experimentar a natureza e a cultura, os Ouachitas são extremamente pouco turísticos. Isso torna essas montanhas ideais para quem gosta de fazer caminhadas, acampar e pescar com uma grande dose de solidão.

Magazine Mountain (o ponto mais alto do estado) é uma meca regional de asa-delta e a área também possui rotas sinuosas de mountain bike.

Kansas City, Missouri

Kansas City, Missouri / Bill Grant/Alamy Stock Photo

A segunda maior cidade do Missouri tem tudo a ver com som e sabor. Um berço do jazz americano, KC possui mais de 40 locais onde você pode ouvir jazz ao vivo, blues e outras músicas e provavelmente o mesmo número de bares que oferecem churrasco saboroso e defumado lentamente em Kansas City.

Assista a um jogo do Royals no Kauffman Stadium, compare Van Gogh e Warhol no renomado Nelson-Atkins Museum of Art, mergulhe na história no National World War I Museum & Memorial, na exposição Arabia Steamboat da era da fronteira ou dê um passeio na estrada da memória no Country Club Plaza (inaugurado em 1922 como o primeiro shopping center suburbano do país).

Sul de Illinois

Sul de Illinois / Ujjwal Shrestha/Adobe Stock

Encravada entre os rios Ohio e Mississippi, a ponta sul do estado ainda se parece muito com Illinois no início de 1800, quando a infame Trilha das Lágrimas passou por aqui e um jovem Abraham Lincoln ainda estava dividindo os trilhos.

Os caminhantes podem explorar os bosques escuros e os desfiladeiros profundos da Shawnee National Forest – e talvez ter um avistamento do Sasquatch, o famoso Pé Grande – na River to River Trail de 257 quilômetros. Caminhadas mais curtas penetram nos afloramentos rochosos primitivos da Cidade Gigante e do Jardim dos Deuses.

Entre as atrações artificiais da região estão o Superman Museum e a estátua colossal em Metropolis, a balsa gratuita Cave-in-Rock através do rio Ohio e o festival de música heavy metal Full Terror Assault, que acontece em setembro.

Lago Superior

As margens do Lago Superior em Marquette, Michigan, com Harbour Lighthouse ao fundo / soupstock/Adobe Stock

A metade americana do maior lago de água doce do mundo (por área de superfície) se estende pelo norte de Michigan, Wisconsin e Minnesota, uma vasta extensão de água, árvores, ilhas e vida selvagem que rivaliza com qualquer coisa do oeste.

Marcado por Duluth, Minnesota, e Sault Ste. Marie, Michigan, a região do Lago Superior abrange as margens dos lagos nacionais Pictured Rocks e Apostle Islands, o Isle Royale National Park com seus lobos residentes, alces e outras criaturas, e as pistas de esportes de inverno do Porcupine Mountains Wilderness State Park.

Os pescadores podem pescar 86 espécies de peixes que habitam o lago, enquanto os mergulhadores têm dezenas de naufrágios históricos para explorar. Para aqueles que querem apenas dar uma passadinha, meia dúzia de grandes linhas de cruzeiro incluem o Superior em seus itinerários dos Grandes Lagos.

Oklahoma

Oklahoma / SeanPavonePhoto/Adobe Stock

Um estado que muitas pessoas passam por ele, seja sobrevoando ou dirigindo, Oklahoma é um daqueles lugares subestimados que você deve visitar mais cedo ou mais tarde.

Oklahoma City exibe uma cena gastronômica surpreendentemente rica e variada, especialmente os ecléticos bairros Paseo, Plaza e Uptown 23rd e o distrito asiático.

O National Cowboy & Western Heritage Museum e o Oklahoma City National Memorial são pontos imperdíveis. Para quem gosta de atividades ao ar livre, o Riversport OKC oferece rafting, tirolesas e trilhas no centro da cidade.

O longo trecho da histórica Rota 66 de Oklahoma está repleto de lanchonetes à moda antiga, museus e curiosidades à beira da estrada. Tulsa exibe o herói local Woody Guthrie, o novo Bob Dylan Center e a clássica arquitetura Art Déco, enquanto o vilarejo de Medicine Park e as vizinhas Wichita Mountains oferecem um gostinho dos dias do Velho Oeste.

Badlands de Dakota do Sul

Badlands de Dakota do Norte / Franz-Marc Frei/The Image Bank Unreleased/Getty Images

As terras áridas de Dakota do Sul são mais conhecidas (especialmente porque “estrelaram” o filme vencedor do Oscar “Nomadland”). Mas as terras áridas da vizinha Dakota do Norte tiveram mais consequências para a história americana.

Foi lá que o jovem Teddy Roosevelt criou um rancho e viveu o estilo de vida de caubói na década de 1880, um período que influenciou seu espírito de conservação e sua aura presidencial fortes.

O 26º presidente dos Estados Unidos também inspirou o Parque Nacional Theodore Roosevelt da região, que protege sua modesta cabana de madeira e uma fatia intocada da pradaria de grama mista do norte e muitas das espécies que Roosevelt teria encontrado, incluindo bisões, cães da pradaria e cavalos selvagens.

Porta de entrada para o parque, Medora oferece suas próprias relíquias do Velho Oeste, como Chateau de Mores, North Dakota Cowboy Hall of Fame, Maah Daah Hey Trail e um musical de verão ao ar livre inspirado nos dias ermos de Roosevelt.

North Park, Colorado

North Park, Colorado / Marek Uliasz/Alamy Stock Photo

Graças ao irreverente programa de TV, quase todo mundo já ouviu falar de South Park. Mas você sabia que existe um North Park no Colorado?

Localizado a cerca de três horas de carro a noroeste de Denver, o amplo vale das terras altas fica entre os picos cobertos de neve das montanhas Medicine Bow e Park Range, em um dos cantos menos populosos do estado.

A Continental Divide Trail envolve dois lados do North Park, enquanto os canais do vale fornecem um habitat intocado para trutas, aves migratórias e muitos alces.

Parque Nacional White Sands, Novo México

White Sands é um campo de dunas de gesso sobrenatural / Galyna Andrushko/Adobe Stock

Como algo criado para um filme de ficção científica, em vez de uma peculiaridade da natureza, White Sands nos faz sentir como se estivéssemos em um planeta alienígena. É tão estranho explorar o maior campo de dunas de gesso do mundo.

Os visitantes podem caminhar ou deslizar pelas dunas de um branco brilhante. Se você não trouxe seu próprio tobogã, a loja de presentes do centro de visitantes vende/aluga discos de plástico. O acampamento noturno com mochila está disponível ao longo de uma trilha arenosa no deserto.

Flagstaff, Arizona

Flagstaff, Arizona / James Schaedig/Alamy Stock Photo

Embora seja a terceira maior área metropolitana do Arizona, Flagstaff tende a ser um lugar pelo qual os viajantes passam a caminho do Grand Canyon ou Sedona ou seguindo a Rota 66. Mas definitivamente merece uma parada.

Durante o ano letivo, os 28 mil alunos da Northern Arizona University enchem a cidade com uma energia jovem que impregna os restaurantes e bares do centro histórico.

No verão, a elevada altitude de Flagstaff traz temperaturas muito mais baixas do que o resto do Arizona e um clima quase ideal para caminhadas nas proximidades de San Francisco Peaks e Coconino National Forest. A elevação também são propícias para neve no inverno, com esqui e snowboard incríveis no Arizona Snowbowl.

O Lowell Observatory da cidade oferece uma variedade de programas de astronomia para toda a família. A uma curta distância de carro de Flagstaff fica o parque de vida selvagem Bearizona, a Cratera do Meteoro e três monumentos nacionais – Vulcão Sunset Crater, Walnut Canyon e Wupatki.

Oeste do Texas

Oeste do Texas / Diana Robinson/Getty Images

O Texas, a oeste do rio Pecos, era o epítome do Velho Oeste. Uma imagem que mais tarde foi reforçada por filmes clássicos como “The Searchers”, “Giant” e “No Country For Old Men”. A vasta região ainda é pouco povoada, abrigando amplos espaços abertos e alguns dos parques nacionais mais selvagens do país: Big Bend e Guadalupe Mountains.

A cidade fantasma de Terlingua hospeda um enorme churrasco anual de chili, Fort Davis preserva um posto histórico da Cavalaria dos EUA, enquanto Marfa oferece a história de Hollywood, arte excêntrica e as misteriosas “Luzes de Marfa” da tradição ovni.

Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, Utah

O Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante em Utah se estende por quase 1,9 milhão de acres / Jose Arcos Aguilar/Adobe Stock

O maior monumento nacional nos 48 estados inferiores, Grand Staircase-Escalante se estende por quase 1,9 milhão de acres de área selvagem sem estradas no centro-sul de Utah.

O parque leva o nome dos remotos Canyons Escalante e uma sequência de enormes planaltos que descem como uma escada gigante entre Bryce Canyon e Zion. Supervisionado pelo Bureau of Land Management, o Grand Staircase-Escalante oferece muito espaço para caminhadas na natureza, acampamentos e passeios de bicicleta.

Além do acampamento primitivo, o Grand Staircase-Escalante também possui locais sofisticados como Yonder Escalante, perto do Escalante Interagency Visitor Center, na cidade de Escalante, e Under Canvas, perto do Lago Powell.

Tacoma, Washington

Tacoma, Washington / SeanPavonePhoto/Adobe Stock

Seattle pode ficar com a maior parte da tinta (e visitantes), mas Tacoma se mantêm firme quando se trata de atrações excepcionais, graças à incrível arte em vidro do filho nativo Dale Chihuly, uma das melhores coleções de carros clássicos do país e frutos do mar excelentes.

Além disso, Tacoma fica mais perto do que Seattle do Monte Rainier e dos parques nacionais olímpicos, bem como do incrível mergulho em águas frias no Hood Canal.

Parque Nacional das Ilhas do Canal, Califórnia

Os caminhantes percorrem a trilha Scorpion Canyon Loop na Ilha de Santa Cruz, no Parque Nacional das Ilhas do Canal / NatalieJean/Adobe Stock

Um retrocesso à antiga Califórnia, o parque de cinco ilhas preserva escavações paleolíticas, fazendas da era da fronteira e relíquias da exploração espanhola.

Mas seu forte é a natureza crua. Baleias, golfinhos, leões marinhos e lontras marinhas brincam nas águas ao redor do parque, enquanto as ilhas fornecem um habitat terrestre para espécies raras de flora e fauna, como Torrey Pine e Island Fox.

Apenas cerca de 30 mil pessoas pisam nas ilhas a cada ano. Para quem faz a travessia de balsa a partir do Porto de Ventura, há mergulho, caiaque, caminhada e mochilão – muitas vezes em total solidão.

San Luis Obispo, Califórnia

San Luis Obispo, Califórnia / RiksPicsandEditing/Adobe Stock

Situada a meio caminho entre Los Angeles e São Francisco na pitoresca Rodovia 101 da Califórnia, San Luis Obispo só recentemente emergiu como um destino turístico de boa-fé.

Dois fatores foram responsáveis pela reviravolta: a evolução das regiões vinícolas de classe mundial nas proximidades de Paso Robles e Santa Ynez Valley, e a transformação do centro de San Luis Obispo em um animado centro social e comercial para os 22 mil alunos da universidade Cal Poly San Luis Obispo.

Cervejarias artesanais, restaurantes com preços razoáveis e butiques únicas estão na moda em uma cidade que também oferece uma histórica missão espanhola, caminhadas e ciclismo na Cordilheira Costeira e a beira-mar em Morro Bay e Avila Beach a uma curta distância de carro.

Distrito de Kaʻū, Havaí

A Baía de Kealakekua oferece passeios incríveis de caiaque, mergulho com snorkel e história havaiana na ilha do Havaí / phdpsx/iStockphoto/Getty Images

Provavelmente o primeiro lugar em que os polinésios desembarcaram nas ilhas havaianas há mais de 1 mil anos, Kaʻū é o extremo sul da grande ilha do Havaí. Praticamente intocado pelo turismo moderno, o distrito é famoso por suas dramáticas praias de areia preta e verde, frutas tropicais e fazendas de café e a popular Punalu’u Bake Shop.

Os caminhantes e ciclistas de montanha podem explorar a remota Unidade Kahuku ou o Deserto Ka’u no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, enquanto a Baía de Kealakekua oferece passeios incríveis de caiaque, mergulho com snorkel e história havaiana no canto noroeste do distrito.

Vale Matanuska, Alasca

Vale Matanuska, Alasca / Amanda Mortimer/Adobe Stock

A apenas uma hora de carro de Anchorage, no Alasca, este longo vale do rio oferece o tipo de encontros ao ar livre que geralmente exigem muito mais tempo e esforço para serem alcançados.

O MICA Guides em Chickaloon apresenta uma gama completa de aventuras congeladas – incluindo escalada no gelo e acampamento noturno em uma geleira – enquanto o Alaska Helicopter Tours no Knik River Lodge oferece caminhadas em geleiras, paddleboarding em lagos glaciares e trenós puxados por cães nas geleiras.

Aproxime-se de animais peludos do Ártico na Musk Ox Farm do vale e aprenda sobre a vida dos garimpeiros da era da fronteira e suas famílias na cidade fantasma de Independence.

*Joe Yogerst é um escritor freelance baseado na Califórnia. Ele é o autor de “50 States, 5,000 Ideas”, um livro de viagens da National Geographic que ele está atualizando.

Tópicos