Netflix e Embratur lançam guia de turismo audiovisual, em Londres
Parceria convida viajantes de todo o mundo a conhecer o Brasil por meio dos lugares que aparecem nas séries e filmes da plataforma

A Netflix e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) anunciaram hoje (4), durante a feira World Travel Market (WTM), em Londres, na Inglaterra, o lançamento de um guia de turismo planejado para que viajantes de todos os países conheçam o Brasil, tendo como ponto de partida os lugares eternizados em séries, filmes e reality shows brasileiros da Netflix.
A primeira parada do guia é a região da Amazônia, onde foram gravadas produções como a minissérie "Pssica", a série "Cidade Invisível", o filme "Ricos de Amor 2", a segunda temporada do reality show "Casamento às Cegas Brasil" e o especial "Whindersson Nunes: É de Mim Mesmo". Por meio do guia, fãs e viajantes podem explorar as múltiplas faces da Amazônia - de sua natureza e festividades à vida urbana, gastronomia e cultura local.
Além disso, a decisão está diretamente ligada à visibilidade global do Pará como sede da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) entre os dias 10 e 21 de novembro. O destaque internacional do país é evidente: em 2025, pela primeira vez, o Brasil atingiu 7 milhões de turistas estrangeiros somente entre os meses de janeiro e setembro, conforme dados da Embratur.
Segundo uma pesquisa realizada pela Netflix, o universo audiovisual impacta positivamente na conexão que um viajante pode ter com o lugar. “Toda vez que uma pessoa assiste a uma produção audiovisual brasileira, ela se conecta com diferentes elementos culturais, como natureza, música e gastronomia local”, destaca Sergio Vinay, diretor de Parcerias Estratégicas com Governos. “Ao assistir conteúdo brasileiro, é 3.5 vezes mais provável que esse espectador escolha o Brasil como seu destino número 1”, completa.

O anúncio na World Travel Market London
O anúncio foi feito durante a abertura do estande da Embratur na WTM com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do Embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota; e do diretor de Parcerias Estratégicas com Governos, Sergio Vinay. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo promocional da campanha, que valoriza a diversidade do povo brasileiro, a culinária, a natureza e as paisagens, seguido do momento simbólico de assinatura da parceria entre Netflix e da Embratur.
“Além de muito importante para a Netflix, o Brasil é um país riquíssimo em cultura e paisagens. Com este guia, queremos que os espectadores se sintam convidados a conhecer o país de perto, vivenciando na prática as histórias que aprenderam a amar pelas telas”, afirma Sergio Vinay.

Na cerimônia, o Embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota, destacou a contagem regressiva para a COP30 e celebrou a ida do príncipe William ao Brasil, para uma série de eventos dedicados ao meio ambiente, inclusive o Prêmio Earthshot, conhecido como o “Oscar da Sustentabilidade”.
“A Netflix é uma grande vitrine internacional, e essa parceria reforça o potencial do audiovisual brasileiro para inspirar pessoas a conhecerem nosso país, nossa cultura e nosso povo. É um exemplo de como o audiovisual e o turismo podem ser grandes aliados na geração de oportunidades e desenvolvimento”, diz Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A iniciativa reforça o papel estratégico do Brasil dentro da atuação global da Netflix em turismo audiovisual, alinhando-se a projetos semelhantes realizados na Índia, Coreia do Sul, França, Espanha, Indonésia e Tailândia. Em cada país, o objetivo é o mesmo: usar o poder do audiovisual para inspirar o público a explorar o mundo real por meio das histórias que ama.
O guia de turismo audiovisual do Brasil já está disponível on-line. Por enquanto, apenas a seção da Amazônia está finalizada, mas, em breve, terá outros destinos.


