Onde ficar em Jericoacoara: 7 pousadas e hotéis na vila

Com ambientes tranquilos e atmosfera pé na areia, hospedagens com vistas para o mar e para as dunas de Jeri deixam a experiência na vila ainda mais única

Daniela Filomeno na varanda da Villa Oasis, casa privativa no coração da vila de Jeri
Daniela Filomeno na varanda da Villa Oasis, casa privativa no coração da vila de Jeri CNN Viagem & Gastronomia

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Jericoacoara, Ceará

Dunas, praias e aventuras nas areias e no mar fazem de Jericoacoara um dos destinos mais apaixonantes do país. Junte isso a maravilhas naturais esbeltas e uma gastronomia pautada em peixes e frutos do mar fresquíssimos e você tem um combo perfeito do que é Jeri.

Aliadas a tudo isso, claro, as hospedagens transformam ainda mais a experiência no destino. A região apresenta de tudo um pouco: pousadas, hotéis e até casas privativas incorporam os tons da região com uso de madeira, pinceladas amenas e muita tranquilidade, ao mesmo tempo que se integram à atmosfera pé na areia da vila.

A seguir, confira sete hospedagens na Vila de Jericoacoara que oferecem diferentes ambientes e propostas, mas não falham na hora de receber os hóspedes com aconchego. Vale lembrar que, além da vila, a Praia do Preá, um pouco mais afastada e templo para amantes do kitesurf, também foi uma das bases do CNN Viagem & Gastronomia com a estadia nos luxuosos e privativos bangalôs do Casana.

  • Villa Oásis

No centro da vila, a apenas 300 metros da praia principal de Jeri, o Villa Oásis honra o nome e funciona como um refúgio com conforto e requinte a poucos passos do agito e dos principais restaurantes da vila.

Aqui a proposta é outra: a ampla casa privativa, com seis acomodações e ocupação máxima de 12 pessoas, é ideal para ser alugada inteiramente para o período da viagem em grupo em Jericoacoara, sendo esta uma forma de descobrir a região de uma maneira diferente e exclusiva.

O atendimento personalizado vem no pacote, assim como vistas para a praia em dois rooftops com direito a minipiscina e sofás para um pôr do sol memorável. De pegada contemporânea e luxuosa, a casa é rodeada por um belíssimo jardim e a piscina central é o coração do espaço.

Academia e spa com direito a hamman também fazem parte dos cômodos e comodidades. Na Villa Oásis, privacidade e exclusividade são palavras de ordem, em que tomar café da manhã à beira da piscina e contemplar pores do sol lá de cima são atividades imperdíveis.

Vale ressaltar que o local possui ainda restaurante aberto a não-hóspedes, o Miragem, situado no jardim pé na areia na frente da casa. Aqui, os sabores do Nordeste fazem bonito junto aos toques da cozinha francesa. O Villa Oásis faz parte do grupo La Villa, que possui pelo menos outras seis propriedades requintadas por Jeri, entre casas privativas e pousadas.

Villa Oásis: Rua São Francisco, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99911-0253 / Reservas e mais informações via site

  • Villa Praia

Casa da Villa Praia, em Jericoacoara
Villa Praia é hotel boutique próximo das dunas do Parque Nacional de Jeri / Reprodução/Site

Mais uma das propriedades do grupo La Villa, o Villa Praia é um hotel boutique aconchegante próximo das dunas do Parque Nacional de Jeri e a 250 metros da praia principal da vila.

São ao todo 14 acomodações com diferentes tamanhos que se abrem para vistas para o mar e para os jardins, algumas até com minipiscina dentro dos aposentos. A decoração se debruça sobre ambientes com móveis em madeira e palha e décor branco, criando uma atmosfera tranquila e ao mesmo tempo receptiva.

Terraços, guarda-sóis e serviço de concierge estão disponíveis para os hóspedes, assim como café da manhã em locação serena e bar com coquetéis para momentos de descontração. Entre as outras pousadas do grupo, vale ainda checar a Villa Jericoacoara, a matriz, e as villas Jomael e Alegria.

Villa Praia: Rua Nova Jeri, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: Tel.: (88) 99911-0253 / Reservas e mais informações via site

  • The Chili Beach

Piscina do hotel Chili Beach
Piscina do Chili Beach; hotel tem seis acomodações e conta com beach club na Praia da Malhada / Reprodução/Site

À beira das areias da tranquila Praia da Malhada fica o The Chili Beach, hotel boutique e beach club à beira-mar com décor elegante e atmosfera relaxada. Garantindo conforto e privacidade, o hotel dispõe de apenas seis suítes, as quais podem ter terraço e varandas voltados para o mar ou ainda para os jardins que serpenteiam a propriedade.

Academia ao ar livre, bar anexo à piscina e clube de praia são tão sedutores quanto a saída direta para a praia, que costuma ser bem mais tranquila quando comparada a outros pontos da região. O beach club, inclusive, é aberto para não-hóspedes em sistema de Day Use mediante reserva prévia, em que inclui piscina, espreguiçadeira, taça de espumante, chapéu de palha e uso de toalhas.

E a gastronomia não fica de fora: o Rico Restaurant serve pratos que privilegiam a fusão da cozinha mediterrânea com a brasileira, em que opções de frutos do mar e peixes são a maioria das opções ao lado de coquetéis autorais e clássicos.

The Chili Beach: Rua da Matriz, 250, Jijoca de Jericoacoara, Parque Nacional do Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99928-9753 / Reservas e mais informações via site.

  • Vila Kalango

Bangalô da Vila Kalango, em Jericoacoara
Bangalô da Vila Kalango; propriedade tem 24 acomodações divididas em apartamentos, bangalôs e palafitas / Reprodução/Site

A poucos metros do mar e colada à Duna do Pôr do Sol, a Vila Kalango mantém em sua estrutura 5 mil m² de coqueiros e cajueiros preservados e foi erguida com materiais reaproveitados. Charmosa e com ambientação rústica no estilo hippie-chic, possui 24 acomodações divididas em apartamentos, bangalôs e palafitas.

A vila conta com uma piscina vermelha central em estilo lagoa com espreguiçadeiras ao redor, assim como conta com núcleo dedicado a velejadores com guarderia inclusa na diária e suporte para práticas como kitesurf, windsurf, stand-up paddle e surf.

O restaurante do local, o Vila K, tem ampla área aberta com vista para o mar e oferece jantares especiais à luz de velas e música ao vivo.

Vila Kalango: Rua das Dunas, 30 – Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (11) 98629-4354 (WhatsApp) / Reservas e mais informações via site.

  • Pousada Jeribá

Ofurô privativo dos apartamentos Luxo Especial da Pousada Jeribá
Ofurô privativo dos apartamentos Luxo Especial da Pousada Jeribá / Reprodução/Site

A uma curta distância do centro da vila, mas afastada o suficiente para garantia de sossego, a Pousada Jeribá fica em uma área tranquila à beira-mar com estrutura rústica de madeira e tijolos aparentes cercada por jardim tropical.

São ao todo 14 quartos, os quais possuem vistas privilegiadas tanto para a praia quanto para a vegetação que rodeia a propriedade. Eles podem variar de 32m² a 50 m² e possuem diferentes níveis de amenidades e propostas.

O restaurante da casa é aberto também a não-hóspedes, em que dispõe de cardápio com produtos da região e proporciona uma vista panorâmica para os arredores. Se relaxar estiver na mira, uma área de spa com macas e espaço de tratamentos fica disponível aos hóspedes.

Pousada Jeribá: Rua do Ibama s/n, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (85) 3771-3454 ou (88) 99768-0007 / Reservas e mais informações via site

  • Villa Náutica

Inaugurado há pouquíssimo tempo, o Villa Náutica Boutique Hotel oferece uma hospedagem intimista permeada por ambientação contemporânea marcada por uso de madeiras e tons amenos.

Situada na Rua Principal, possui boa localização para passeios nas redondezas, em que fica a 600 metros da Praia de Jericoacoara, por exemplo. Sua infraestrutura nova é marcada ainda por jardim, piscina e suítes tanto para casais quanto para famílias, as quais podem ter varanda com vista para a área comum.

O Villa Náutica é a empreitada de um austríaco e uma brasileira e ainda oferece café da manhã preparado na hora em meio a uma atmosfera moderna e acolhedora.

Villa Náutica: Rua Principal, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 9931-5946 (WhatsApp) / Reservas e informações via site

  • Casa de Areia

O Casa de Areia fica próximo à rua principal da Vila de Jeri e leva o conceito “pé na areia” de forma literal ao ter acesso somente pela praia. Menor, ele possui cinco acomodações que vão de 24 m² a 130 m², esta última na cobertura e com vista direta para o mar e para a Duna do Pôr do Sol.

Além de piscina, um bar anexo e estrutura de praia, há ainda um lounge à beira da areia ideal para descansar e curtir dias de mar. Massagens e passeios sob medida podem ser organizados com ajuda da equipe.

Entre as experiências, o restaurante do hotel, o La Plage, oferece menu-degustação à beira-mar aos sábados sob uma tenda privativa, assim como há confraternização no pôr do sol aos domingos com direito a DJ para hóspedes e convidados. Jantares à luz de velas e luau na praia estão também entre as vivências do pequeno hotel.

Casa de Areia: Avenida Beira Mar, s/n, Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99732-8999 / Mais informações e reservas no site