“Um Lugar Chamado Notting Hill” faz 24 anos: cenários do filme que devem estar no seu roteiro em Londres
Filme britânico já atingiu status de clássico da comédia romântica e continua inspirando viajantes a desvendarem o bairro de Notting Hill
-
1 de 4
Ruas de Notting Hill são marcadas por casas geminadas de diferentes cores
Crédito: Wikimedia Commons -
2 de 4
Kenwood House é uma das "joias escondidas" de Londres com enormes parques e jardins
Crédito: Wikimedia Commons -
3 de 4
Interior do Ritz, um dos hotéis mais luxuosos de Londres
Crédito: Wikimedia Commons -
4 de 4
Suíte da Gucci no The Savoy, hotel luxuoso nas margens do Tâmisa
Crédito: Divulgação
Lançado no fim de julho de 1999, “Um Lugar Chamado Notting Hill” completou 24 anos em 2023 e já virou um clássico da comédia romântica. De pegada “Sessão da Tarde”, o filme se passa em Londres e tem Julia Roberts e Hugh Grant nos papéis principais.

O longa mostra a história de Will (Hugh Grant), dono de uma livraria que em certo dia recebe a visita da estrela de cinema americana Anna Scott (Julia Roberts). O encontro proporciona a descoberta de sentimentos e aventuras entre o casal.
O título já é uma referência direta a Notting Hill, bairro a oeste de Londres com casas em tons pastel instagramáveis, restaurantes estrelados, pubs, bares, mercado de rua e também onde ocorre anualmente a maior festa de rua da Europa.
Segundo o IMDb, os principais cenários de “Um Lugar Chamado Notting Hill” são:
- Bairro de Notting Hill
- Portobello Road
- The Coronet Theatre
- Kenwood House
- Hotel The Ritz London
- The Savoy
- Nobu Restaurant
A seguir, conheça mais sobre cada um dos locais:
Notting Hill
O pitoresco bairro na região oeste de Londres é palco todos os anos do Notting Hill Carnival, carnaval de rua que atrai mais de um milhão de pessoas no mês de agosto e é considerada a maior festa de rua da Europa. A festividade é liderada pela comunidade caribenha-britânica e há até bandas de influências brasileiras no meio, como Baque do Axé, London School of Samba e Paraiso School of Samba.
Além do agito, fazem parte do evento apresentações ao vivo em palcos montados pelas ruas e mais de 300 barraquinhas de comidas variadas com ênfase na culinária caribenha.
Para além do evento específico, Notting Hill tem como grande atrativo ao longo do ano a Portobello Road, rua onde se concentram casas geminadas coloridas e onde se espremem lojinhas. Ao longo da semana, mas principalmente aos sábados, surge o Portobello Road Market, mercado famoso por suas antiguidades e itens colecionáveis.
A livraria de Will que aparece no filme existe na vida real e fica no número 142 da Portobello Road. Hoje, a livraria Travel Book Shop tem até um pôster e letreiros em referência ao filme.
A casa de Will também é real: ela fica na 280 Westbourne Park Road, rua lotada de casas geminadas e para lá de cenográfica. No bairro, as filmagens ainda passaram pela Golborne Road e pela Lansdowne Road.
Hoje, além de bares e pubs, Notting Hill é também lar para restaurantes estrelados: é o caso do Core by Clare Smyth, com três estrelas Michelin e liderada pela chef Clare Smyth, e o The Ledbury, com duas estrelas Michelin e tocado pelo chef Brett Graham.
Em Notting Hill fica também o The Coronet Theatre, teatro em um edifício histórico com auditório principal de 195 lugares e estúdio de 90 lugares. De 1923 a 2014, o local funcionava como um cinema, como mostra “Um Lugar Chamado Notting Hill” quando Will assiste a um filme estrelado por Anna Scott.
Kenwood House

Rodeada por jardins, a Kenwood House, na área de Hampstead, também aparece no filme e é uma das “joias escondidas” de Londres. O local possui entrada gratuita e abriga uma coleção de arte de renome mundial de artistas como Vermeer e Rembrandt.
São cerca de 45 hectares de parques e áreas externas que os visitantes podem visitar, inclusive com agenda voltada às crianças em certos dias e períodos.
The Ritz London

Inaugurado em 1906, o hotel Ritz continua como um marco histórico e de luxo no coração de Londres. Situado em Piccadilly, o hotel fica a passos da Trafalgar Square e do Palácio de Buckingham, por exemplo.
Local de hospedagem para famosos, chefes de estado, realeza e estrelas de cinema, o hotel também foi usado para filmagens de “Um Lugar Chamado Notting Hill”.
As suítes contam com serviço de mordomo e o hotel é conhecido pelo seu serviço de chá da tarde no salão espelhado Palm Court. O restaurante principal é o Ritz Restaurant, com uma estrela Michelin e comandado pelo chef executivo John Williams.
The Savoy
-
1 de 3
Quarto tem 265 m² e é inteiramente mobiliado e decorado com itens da Gucci
Crédito: Divulgação -
2 de 3
Obras de arte e antiguidades foram selecionadas pela casa de leilões Christie's - todos os itens formam um verdadeiro showroom à venda
Crédito: Divulgação -
3 de 3
Em razão dos 100 anos da grife, ambas as empresas colaboraram para criar um ambiente que transportasse os hóspedes diretamente ao mundo criado por Guccio Gucci
Outro hotel cinco estrelas também foi usado nas filmagens do filme. Desta vez foi o The Savoy, na região central de Londres, que, no filme, serviu de cenário para a coletiva de imprensa de Anna.
Localizado às margens do rio Tâmisa, o hotel conta com 267 quartos e suítes e ainda conta com acomodações que homenageiam alguns notáveis, como Frank Sinatra, Katharine Hepburn e Claude Monet. Uma suíte de 265 m² em parceria com a Gucci também pode ser reservada.
O hotel conta com diferentes bares, um deles, o American Bar, com mais de 130 anos, e ainda restaurantes assinados pelo chef Gordon Ramsay.
Nobu Restaurant
Aberto em 1997, o famoso restaurante Nobu, que tem unidades espalhadas pelo mundo todo, foi utilizado para cenas do filme quando Will e Anna vão para um date.
O restaurante continua funcionando na Old Park Lane, na região de Mayfair, e oferece uma gastronomia asiática refinada.
Atualmente, o cardápio de verão, por exemplo, abrange escolha de quatro pratos – entre sashimi, camarão e uma série de peixes ou carnes – por £50 (cerca de R$ 306).