Por que cafés salgados do Vietnã estão virando uma tendência mundial?

Uma pequena cafeteria na cidade Hue, no Vietnã, é creditada como a inventora dessa bebida feita com leite condensado à base de café vietnamita

Popularidade do café salgado vietnamita (ca phe muoi) cresce e desperta interesse mundial
Popularidade do café salgado vietnamita (ca phe muoi) cresce e desperta interesse mundial Tatiana Terekhina/ iStock / Getty Images Plus

Maggie Hiufu Wongda CNN

Dicas de como personalizar pedidos no Starbucks para ter o mesmo gosto de um café gelado vietnamita viraram uma tendência nas redes sociais, como no TikTok, nos últimos meses. Cada vez mais, usuários dão sugestões sobre como pedir uma versão especializada da doce bebida cafeinada, que juram ser incrível — café com sal, chamada ca phe muoi.

Uma pequena cafeteria na cidade histórica de Hue, no Vietnã, é creditada como a inventora dessa bebida popular, feita com leite condensado à base de café vietnamita. A mistura é coberta com creme salgado, sendo servida quente ou gelada.

“Nós criamos o café com sal em 2010, quando abrimos nosso primeiro café Ca Phe Muoi na Rua Nguyen Luong Bang, nº 10,” contam por e-mail os co-proprietários, Ho Thi Thanh Huong e Tran Nguyen Huu Phong, ao CNN Travel.

“Essa combinação de leite condensado, sal e café preto [cria uma] mistura cremosa que suaviza o amargor do café e equilibra a doçura do leite condensado”.

O nome do café e da famosa bebida é revelador: “Ca phe” significa café e “muoi” significa sal em vietnamita.

“Esperávamos que esse nome atraísse as pessoas, porque elas sempre pensam que café preto só pode ser tomado com açúcar ou leite… Pensávamos que, se quiséssemos abrir uma cafeteria, teríamos que fazer algo um pouco diferente para atrair clientes, então o sabor do café com sal fidelizaria os consumidores”, diz o casal.

A estratégia funcionou. Moradores e turistas curiosos começaram a visitar — e gostaram do que estavam bebendo. “As pessoas de Hue tinham o hábito de beber café preto com açúcar ou leite condensado, então o café salgado era considerado uma bebida estranha“, acrescentam.

“Ficamos realmente gratos aos nossos primeiros clientes, que estavam dispostos a experimentar essa bebida estranha e nos deram feedback para que pudéssemos rapidamente aperfeiçoar os sabores.”

Em pouco tempo, o café com sal ficou conhecido como uma bebida especial que representa a histórica Hue, e cafeterias por todo o Vietnã começaram a servi-lo também. “Após os anos da Covid, o café com sal parece ser uma tendência em todo o Vietnã”, dizem os fundadores do Ca Phe Muoi.

“Em Hue, o café com sal se tornou uma bebida diária como o café preto ou o café com leite. Essa tendência traz mais mudanças para o nosso negócio.”

Co-proprietários do Ca Phe Muoi
Os co-proprietários do Ca Phe Muoi são Ho Thi Thanh Huong e Tran Nguyen Huu Phong / Ca Phe Muoi

Hoje, a cafeteria também engarrafa o café com sal para vender em outras cidades vietnamitas.

Embora o nome possa afastar algumas pessoas, os sabores realmente funcionam. O leite adoçado e o creme equilibram o amargor do café, e o sal realça a doçura — muito parecido com como um pouco de sal no caramelo salgado torna os sabores do caramelo mais proeminentes.

Até mesmo as filiais do Starbucks no Vietnã aderiram à onda do café com sal, lançando sua própria versão do ca phe muoi em maio deste ano.

O Vietnã não é o único país que adiciona sal ao café. Em 2023, um artigo da Bon Appetit sugeriu que todos deveríamos adicionar sal ao nosso café para reduzir um pouco do amargor e realçar os sabores, observando que é uma tradição de centenas de anos em países como Turquia, Hungria e Sibéria.

Interesse global crescente no café vietnamita

O Vietnã, que cultiva principalmente grãos de robusta, é o segundo maior exportador de café do mundo depois do Brasil. As exportações de café do país já atingiram US$ 2,9 bilhões (cerca de R$ 16,1 bilhões na cotação atual) nos primeiros cinco meses deste ano, marcando um aumento de 43,9% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme o Conselho Internacional do Comércio.

O fato de o café com sal ter se tornado popular nas cafeterias de Hue e uma opção comum nos cardápios em todo o Vietnã não deve ser uma grande surpresa.

Primeiramente introduzido pelos colonos franceses na década de 1850, o café é extremamente popular em todo o país. Os pontos de venda de café variam de balcões simples com bancos de plástico na calçada a cafés elegantes e contemporâneos com torradores no local. Leia mais sobre a cultura cafeeira do Vietnã aqui.

O café vietnamita tradicional é preparado em um phin — um dispositivo de preparo filtrado de metal —, sendo colocado sobre uma xícara ou pote. Muitas pessoas preferem mexer uma ou duas colheres de sopa de leite condensado na infusão forte.

O café com sal é apenas uma das várias bebidas diferentes do café vietnamita que podem surpreender aqueles que ainda não as experimentaram.

Talvez o mais famoso de todos seja o café com ovo, ou ca phe trung. Inventado em Hanói, essa receita parecida com uma sobremesa adiciona uma cobertura de gemas de ovo, espumadas com leite condensado, a uma base de café.

Há o café com coco — ca phe cot dua — que apresenta café misturado com leite de coco e gelo — uma delícia gelada com um toque tropical.

No café batido com frutas — sinh to ca phe —, o café é combinado com banana ou abacate para produzir um smoothie.

E, finalmente, há o café com iogurte — sua chua ca phe — que apresenta café preto derramado sobre um cremoso iogurte vietnamita, outro legado francês.

De acordo com um relatório da agência global de pesquisa de mercado Mintel, lançado em 2023, os consumidores fora da Ásia estão cada vez mais interessados nessas novas experiências e nos sabores de café. Cerca de 71% dos consumidores da Geração Z entrevistados pela Mintel, nos EUA, revelaram interesse em experimentar bebidas de café inspiradas na Ásia, como o café vietnamita.

Nos EUA, a 7 Leaves Café, uma rede de cafés que vende bebidas vietnamitas, expandiu-se para mais de 40 filiais em todo o país após abrir seu primeiro café na Califórnia em 2011.

Enquanto isso, cafeterias vietnamitas independentes têm surgido nos Estados Unidos, com Phin Ca Phe, em Seattle, e Càphê Roasters, na Filadélfia, oferecendo versões de café com sal. Do outro lado do Atlântico, em Londres, na Inglaterra, locais como o Caphe House oferecem várias bebidas de café vietnamita, incluindo o ca phe trung.

De volta a Hue, Huong e Phong dizem que a maioria dos seus clientes pede café com sal, embora haja outros itens no menu, como chanh xi muoi, uma limonada especial feita em casa com geleia de limão salgado. Mesmo servindo versões geladas e quentes do café com sal, acreditam que a versão gelada é a mais saborosa.

O casal agora tem uma segunda e maior filial, do Ca Phe Muoi, próxima ao palácio e da antiga Cidade Imperial de Hue.

“Estamos felizes e nos sentimos orgulhosos, porque fizemos uma bebida amada por muitas pessoas e é até considerada uma especialidade de Hue,” dizem eles.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original