Seen Belém: rooftop disputado e cardápio cosmopolita na capital do Pará
No topo do hotel Tivoli Maiorana, restaurante de sotaque internacional tem vistas para a Baía do Guajará e ambiente para "ver e ser visto" após o pôr do sol

Na esteira da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), a capital paraense ganhou uma série de investimentos, incluindo novidades mais do que bem-vindas na hotelaria e na gastronomia. Foi o caso da chegada de dois nomes de peso da hospitalidade: o Tivoli Maiorana Belém Pará Hotel e o Seen Belém, que deixaram a cidade ainda mais dinâmica e apetitosa.
No bairro de Campina, a poucos passos da Estação das Docas, o Tivoli Maiorana abriu as portas em meados de outubro. De cara, elevou o nível da hotelaria na capital, recebendo líderes mundiais durante os dias de COP. Mas a "joia da coroa" fica lá no alto, no 17º andar, onde está abrigada a oitava unidade do Seen no mundo.
Após se estabelecer em cidades como Lisboa, São Paulo, Roma e até Bangkok, a empreitada gastronômica do chef português Olivier da Costa fincou sua bandeira cosmopolita na Amazônia, transformando-se em hotspot logo após a inauguração em novembro. Como manda o DNA da casa, o local funciona a partir do pôr do sol, sendo endereço certo para ver e ser visto na noite belenense.
O ambiente

Como de praxe nas outras unidades, as visitas privilegiadas são cortesia da casa. Seja ao lado dos janelões de vidro ou no rooftop externo, o restaurante enquadra a Baía do Guajará como nenhum outro. Sofás de couro marrom adornam o salão e, enquanto Belém se despede do dia, a música vai aumentando de volume.
O ambiente contemporâneo tem uma atmosfera descontraída, com destaque para o bar ao centro e o cardápio variado, que vai desde carnes e massas até seleção de comida japonesa - tudo embalado por brindes de coquetéis autorais e clássicos.
O menu
Com execução local do chef executivo Frederico Miranda, o Seen trouxe a Belém alguns preparos já consagrados em outras unidades, como o Filé Olivier, um filé mignon com creme de leite, molho inglês, louro e pimenta-do-reino.
Para começar, a seleção de entradinhas contém itens para compartilhar que vão do carpaccio de wagyu e do croquete de cordeiro ao Seenviche, uma versão autoral do ceviche com lâminas de peixe-branco, pipoca de sagu, granizado de coco e broto de coentro.
Na ala de "comfort food", há linguini trufado, penne com camarão e caesar salad, escolhas que caem bem em qualquer ocasião. Já entre as sugestões do chef aparecem o hot dog de lagosta, em que o pão de leite recheado de lagosta leva coleslaw, sunomono de maçã verde, pimenta dedo-de-moça, ovas de peixe-voador e cebolinha; e o Surf & Turf, que combina filé mignon e camarão-rosa.
Protagonista dos endereços do Seen, a experiência japonesa também foi introduzida no novo endereço. Cortes nobres e peixes frescos ganham a nossa mesa, como o Gunkan Wagyu, que combina wagyu laminado com ovas de peixe; o Nigiri de Salmão Trufado e o Gunkan Trufado, com camadas de camarão, salmão, ovas e trufa negra. Há também combinados e opções vegetarianas.
Na ala das sobremesas, a bomba merengue parece ter conquistado a clientela com biscoito amanteigado, frutos do bosque, sorvete de nata e merengue italiano. Há também o bolo cremoso de banana com toffee e paçoquinha, e o Seen Culpa, um brownie de chocolate e noz-pecã com sorvete de cajá e mousse de chocolate 80%.
O bar toma conta do centro do salão, de onde saem clássicos e criações autorais, a exemplo do Violet Tonic e de releituras de Negroni e Whisky Sour. Não podemos esquecer ainda da carta de vinhos, recheada de champagnes, espumantes, brancos, tintos, rosés e fortificados.
O hotel
Inaugurado a tempo da COP30, o Tivoli foi a minha casa durante os dias em que estive na cidade para o megaevento. A localização impressiona: a poucos passos da orla, com fácil acesso a marcos como o Mercado Ver-o-Peso, a Praça da República e a Basílica de Nazaré, sendo uma baita conveniência para viajantes de negócios e de lazer - assista ao programa abaixo para dicas do que ver e fazer em Belém.
A torre do Tivoli conta com 176 acomodações, incluindo duas suítes presidenciais de 220 metros quadrados, todas com design contemporâneo inspirado em elementos tropicais. Piscina externa, piso de eventos e spa com insumos da floresta amazônica também fazem parte da empreitada.
Seen Belém: Tivoli Maiorana Belém Pará Hotel; Rua Gaspar Viana, 485 – Campina, Belém, Pará - 17º andar / Horário de funcionamento: diariamente, das 17h à 01h / Reservas de segunda a sexta, das 10h às 17h, através do telefone (91) 3108-6700 / Mais informações no site.


