Trem de até 320 km/h pretende ligar Las Vegas ao sul da Califórnia
Com investimentos avaliados em mais de R$ 60 bilhões, construção da linha Brightline West começou no fim de abril e ligará as duas regiões em cerca de duas horas
A construção da linha de trem de alta velocidade que ligará Las Vegas ao sul da Califórnia, nos Estados Unidos, foi iniciada oficialmente na última semana. A Brightline West terá 350 quilômetros de extensão e será construída no meio da rodovia Interstate 15 (I-15).
Os trens serão totalmente elétricos e poderão atingir cerca de 320 km/h. A Brightline West promete ligar Las Vegas ao sul da Califórnia em duas horas, quase metade do tempo que se leva dirigindo.
Espera-se que o sistema ferroviário seja finalizado até 2028. Ele terá paradas em Las Vegas, no estado de Nevada, e em Victor Valley, Hesperia e Rancho Cucamonga, na Califórnia.
A visão da empresa, que já opera a linha de alta velocidade entre Miami e Orlando, na Flórida, é conectar cidades que possuem distâncias curtas demais para voar e longas demais para dirigir.
O projeto da Brightline West é avaliado em US$ 12 bilhões (mais de R$ 60 bilhões). Deste valor, US$ 3 bilhões foram financiados pelo projeto de lei bipartidário de infraestrutura do presidente Joe Biden. Os outros US$ 9 bilhões serão financiados pelo setor privado e, deste montante, US$ 3,5 bilhões serão títulos de atividades privadas do Departamento de Transportes dos EUA.
Estações e dados sobre o trem que irá viajar entre Las Vegas e o sul da Califórnia
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Mapa da rota (em inglês) da nova linha de trem entre Las Vegas e o sul da Califórnia • Divulgação/Brightline
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Vista aérea do projeto da estação da Brightline West em Las Vegas, que deverá ficar próxima do aeroporto e da Las Vegas Strip • Divulgação/Brightline
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Projeto do interior da estação da Brightline West em Las Vegas • Divulgação/Brightline
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Projeto da estação da Brightline West em Rancho Cucamonga, na Califórnia • Divulgação/Brightline
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Projeto de como deverão ser os assentos comuns no interior do trem da Brightline West • Divulgação/Brightline
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Projeto de como deverão ser os assentos premium no interior do trem da Brightline West • Divulgação/Brightline
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Projeto de um dos vagões do trem da Brightline West • Divulgação/Brightline
De acordo com a companhia, os trens terão 450 lugares, divididos entre assentos comuns e premium. Passageiros terão acesso à rede Wi-Fi, tomadas e oferta de comidas e bebidas a bordo.
A estação em Las Vegas ficará próxima da Las Vegas Strip, entre a rodovia I-15 e a Las Vegas Boulevard. O local será de fácil acesso ao aeroporto internacional, ao Centro de Convenções de Las Vegas e ao Estádio Allegiant, que sediou o Super Bowl de 2024.
Na outra ponta da linha, a estação em Rancho Cucamonga, na Califórnia, será erguida próxima do Aeroporto Internacional de Ontário. Ela será conectada com outros modais, como o sistema ferroviário suburbano California Metrolink, que liga o centro de Los Angeles a outros condados da região.
Segundo a Brightline, o corredor entre as duas regiões soma mais de 50 milhões de viagens por ano. Estudos da empresa mostram que uma em cada três visitas a Las Vegas são provenientes do sul da Califórnia.
Confira alguns números da linha Brightline West:
- serão usados mais de 700 mil dormentes na linha;
- a construção deve demandar 63 mil toneladas de aço;
- quando completa, a linha terá mais de 315,8 mil m² de muros de contenção;
- ao longo do caminho serão 160 estruturas entre viadutos e pontes.
Brightline na Flórida
Vale lembrar que o primeiro sistema ferroviário da Brightline começou na Flórida em 2018 e, em setembro de 2023, passou a conectar Miami a Orlando, ligando a Flórida Central ao sul do estado.
São esperadas paradas futuras em Tampa, na Costa Espacial (entre o Centro Espacial Kennedy e a Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral), em Cocoa e na Costa do Tesouro.