Sertanejo e IA: dupla virtual estreia no palco em Barretos
Com hit voltado ao consumo responsável, Humberto Henrique & Osmar levam inovação ao palco da 70ª Festa do Peão de Barretos, novamente nesta sexta (30)

Na edição histórica de 70 anos da Festa do Peão de Barretos, o público foi surpreendido por uma atração inédita: a primeira dupla sertaneja criada com inteligência artificial. Batizados de Humberto Henrique & Osmar, os artistas virtuais se apresentaram em um feat com a cantora Lorena Cristine, nova voz feminina do sertanejo, na faixa “Chama no Equilíbrio”.
A canção carrega uma mensagem clara: responsabilidade no consumo de bebida alcoólica. O refrão provoca o público a manter a hidratação durante a maratona de 10 dias no Barretão. “Então, chama na água, para revezar com cerveja”, diz a música, reforçando a importância da moderação durante a festa.
No show, a dupla apareceu em todos os telões do palco principal. Já Lorena subiu ao palco, em carne e osso, para performance ao vivo. Para a artista, dividir os vocais com personagens digitais foi ao mesmo tempo curioso e marcante.
“Eu nunca tinha imaginado que um dia ia dividir uma música com uma dupla de inteligência artificial. No começo, fiquei curiosa pra ver como seria, mas acabou fluindo de um jeito muito natural. No fim, a gente conseguiu passar a mensagem de conscientização com a água de um jeito diferente e super marcante”, afirmou Lorena.
Embora artistas virtuais já tenham espaço no pop internacional, essa é a primeira vez que o sertanejo ganha representantes criados por inteligência artificial em um palco como o do Barretão.
O projeto já tem apresentações confirmadas em grandes eventos, como o Jaguariúna Rodeo Festival e o Caldas Country Festival, além de inserções em rádios e playlists do Spotify, onde o novo hit será intercalado com os clássicos sertanejos.
OS nomes da dupla, Humberto Henrique e Osmar, remetem à molécula da água (H2&O). A ideia foi assinada pela Cooler DVT, em parceria com a Ambev e o ICDH (Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano). A ação faz parte do programa “Minuto da Moderação”, da Ambev, que há mais de 15 anos reforça a importância do consumo responsável em grandes eventos.