Arábia Saudita inicia campanha de vacinação contra Covid-19

Ministro da saúde do país, Tawfiq Al Rabiah, foi o primeiro a receber o imunizante da Pfizer

Mostafa Salem, da CNN, em Abu Dhabi
Ministro da saúde da Arábia, Tawfiq Al Rabiah, recebe dose da vacina da Pfizer
Ministro da saúde da Arábia, Tawfiq Al Rabiah, recebe dose da vacina da Pfizer  • Foto: Reuters
Compartilhar matéria

O ministro da saúde da Arábia Saudita, Tawfiq Al Rabiah, recebeu uma dose da vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira (17), ao vivo na televisão estatal, dando início à campanha de imunização em massa do reino.

Os grupos de risco serão os primeiros na fila para a vacina, incluindo trabalhadores da linha de frente, aqueles com mais de 65 anos e pessoas com doenças crônicas pré-existentes.

Leia também:
Biden será vacinado na próxima semana; Pence na 6ª e Trump espera decisão médica
'Pequeno preço a pagar', diz consultor de Biden sobre reação alérgica à vacina
5 perguntas sobre vacinação contra Covid-19 que devem ser respondidas no Senado
Em memorando, ministério pede dados ao Butantan antes de acerto sobre vacina

O Ministério da Saúde do país anunciou que o esforço de vacinação seria realizado em três etapas, visando grupos específicos, e a vacinação seria gratuita para todos os cidadãos e residentes.

Na quarta-feira, 150 mil pessoas se inscreveram para tomar a vacina por meio de um aplicativo, segundo o Ministério da Saúde.

A Arábia é o quinto país mundial a iniciar a vacinação. Os outros que já iniciaram são: Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

A Food and Drug Authority da Arábia Saudita aprovou o registro da vacina contra o coronavírus Pfizer/BioNTech em 10 de dezembro, de acordo com a agência estatal de notícias SPA. A previsão era que a vacinação fosse iniciada até sábado, 19. O primeiro carregamento das doses chegou ao país na tarde de quarta-feira (16).