Biden discutirá situação da Ucrânia com conselho de segurança no fim de semana

Casa Branca informou que presidente americano e conselheiros de segurança discutirão a situação da Ucrânia neste fim de semana

Merdie Nzanga e Susan Heavey, da Reuters
Compartilhar matéria

A Casa Branca informou nesta sexta-feira (21) que o presidente americano, Joe Biden, e conselheiros de segurança do país discutirão a situação da Ucrânia neste fim de semana. A informação foi divulgada pela porta-voz da Casa Branca Jen Psaki a jornalistas.

A reunião sucede o encontro entre Anthony Blinken, secretário de Estado americano, o chanceler russo, Sergei Lavrov. As autoridades se encontraram nesta sexta-feira em Genebra, na Suíça, para discutir as tensões entre Rússia e Ucrânia na fronteira entre os dois países.

Lavrov havia dito, nesta semana, que a Rússia já expôs “objetivamente” suas reivindicações, e esperava que os Estados Unidos respondessem da mesma maneira.

A Rússia pede que a Organização dos Países do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não receba a Ucrânia como membro. O país afirma que isso significaria um avanço da área de influência dos Estados Unidos para o Oriente.

A Rússia posiciona cerca de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia desde os últimos meses, enquanto as autoridades ucranianas já fizeram alerta para um ataque russo. O presidente Vladimir Putin, da Rússia, nega a intenção de atacar.

A Ucrânia foi invadida pela Rússia na década passada, quando Putin apoiou grupos separatistas na região da Crimeia, que foi anexada pela potência euroasiática depois da incursão.

A Otan, que reúne os países mais ricos do Ocidente, já se manifestou dizendo que não cabe à Rússia indicar quem deve ou não fazer parte do grupo.

Nesta semana, a União Europeia alertou para uma situação de guerra iminente no leste.