Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Covax chega à marca de 1 bilhão de vacinas contra Covid-19 entregues

    Meta inicial do programa era distribuir 2 bilhões de doses até o fim de 2021

    Francesco Guarascioda Reuters

    O programa global de compartilhamento de vacinas da Organização Mundial da Saúde, Covax, chegou à marca de 1 bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 entregues; A informação foi divulgada pela Gavi (Aliança Mundial para Vacinas e Imunização).

    Vacinas para os países mais pobres têm sido muito limitadas, já que as nações mais ricas garantiram a maioria das doses inicialmente disponíveis a partir de dezembro de 2020.

    Mas no último trimestre as remessas aumentaram exponencialmente, permitindo que a Covax atingisse a marca, enviado doses para 144 países, disse a Gavi, que lidera o programa ao lado da OMS.

    O Covax foi lançado em 2020 com o objetivo de entregar 2 bilhões de doses até o final de 2021, mas foi prejudicado pelo acúmulo inicial de doses dos países mais ricos, restrições à exportação e mudanças frequentes dentro de sua organização.

    A mudança de estratégia levou a atrasos, pois os doadores muitas vezes solicitaram o envio de doses para os países selecionados por eles.

    Apesar do recente aumento nas entregas, a desigualdade nas vacinas permanece alta. Os dados mais recentes da OMS mostram que 67% da população das nações mais ricas foram totalmente vacinadas, em comparação com apenas 5% das nações mais pobres. Mais de 40% da população mundial ainda não recebeu a primeira dose.

    A Gavi, uma aliança de vacinas que co-gerencia a COVAX, está buscando mais fundos para atingir a meta da OMS de vacinar 70% da população dos países mais pobres até julho.