Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia condena ataque russo a shopping: “Ato hediondo”

    Bombardeio em shopping no centro da Ucrânia deixou ao menos 18 mortos; "Rússia tem total responsabilidade", afirmam europeus

    Ataque russo com mísseis deixa ao menos 11 mortos em shopping na Ucrânia, diz governo ucraniano
    Ataque russo com mísseis deixa ao menos 11 mortos em shopping na Ucrânia, diz governo ucraniano Shopping center em chamas após ser alvo de ataque russo com mísseis em Kremenchuk, na Ucrânia27/06/2022Serviço Público de Emergência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS

    Da CNN

    Ouvir notícia

    A União Europeia disse que condena “nos termos mais fortes possíveis” o ataque com mísseis russos a um shopping center em Kremenchuk, no centro da Ucrânia, chamando-o de “ato hediondo”.

    O número de pessoas mortas no ataque subiu para 18, nesta terça-feira (28), disse uma autoridade regional, com operações de busca e resgate ainda em andamento.

    Um comunicado divulgado na manhã desta terça-feira dizia: “A UE condena nos termos mais fortes possíveis o ataque com mísseis russos a um shopping center na cidade ucraniana de Kremenchuk.”

    “Centenas de civis inocentes estavam presentes no centro no momento do ataque. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias”, acrescenta o comunicado.

    “Este é mais um ato hediondo em uma série de ataques a civis e infraestruturas civis pelas Forças Armadas russas, incluindo mais recentemente ataques de mísseis a edifícios e infraestruturas civis em Kyiv e outras regiões”, afirmou a União Europeia.

    “O bombardeamento contínuo de civis e infraestruturas civis é repreensivo e totalmente inaceitável e equivale a crime de guerra”, acrescenta.

    “A Rússia tem total responsabilidade por esses atos de agressão e toda a destruição e perda de vidas que causa. Ela será responsabilizada por eles”, disse..

    “A UE reitera sua total solidariedade com o povo ucraniano. A UE continuará a fornecer forte apoio à resiliência econômica, militar, social e financeira geral da Ucrânia, incluindo ajuda humanitária”, conclui o bloco.

    Zelensky acusa Rússia de “terrorismo insano” em reação ao ataque ao shopping

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de ter “terroristas totalmente insanos” em referência ao ataque aéreo em um shopping em Kremenchuk, no centro da Ucrânia. O bombardeio deixou ao menos 18 mortos.

    Nesta terça-feira (28), Zelensky disse o mundo deve parar com o “terror russo”.

    “Estes não são ataques de mísseis fora do alvo em jardins de infância, escolas, shopping centers, prédios de apartamentos, são ataques calculados dos invasores. A Rússia deve ser reconhecida como um patrocinador estatal do terrorismo. O mundo pode e , portanto, deve parar o terror russo”, afirmou o presidente ucraniano.

    O ataque ao shopping na segunda-feira (27), além de deixar 18 mortos, deixou dezenas de desaparecidas. Líderes na cúpula do G7 na Alemanha chamaram o ataque de “abominável” e “um crime de guerra”.

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN