Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky: Ucrânia está pronta para aceitar status neutro e não nuclear

    Presidente disse ainda que não sentaria para negociar com a Rússia caso buscassem apenas discutir a "desnazificação" da Ucrânia

    Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em entrevista à CNN.
    Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em entrevista à CNN. CNN

    Hande Atay AlamJosh Penningtonda CNN

    Ouvir notícia

    A Ucrânia está pronta para aceitar um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (27), em entrevista a jornalistas independentes russos.

    “Garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso estado. Estamos prontos para aceitar isso. Este é o ponto mais importante”, disse Zelensky.

    O presidente ucraniano disse aos jornalistas que “este foi o primeiro ponto-chave para a Federação Russa, se bem me lembro. E pelo que me lembro, eles começaram a guerra por causa disso”.

    Qualquer acordo teria que ser apresentado ao povo ucraniano em um referendo, disse ele. Mas Zelensky mais uma vez enfatizou seu desejo de chegar a um acordo de paz concreto.

    “Esta é uma cláusula de garantia de segurança para a Ucrânia. E como eles dizem que é para eles também, é compreensível para mim e está sendo discutido. É delicado, mas estou interessado em garantir que seja não apenas mais um pedaço de papel”, acrescentou o presidente ucraniano.

    “Então, estamos interessados ​​em transformar esse papel em um tratado sério a ser assinado.” Zelenksy também disse que “as questões de Donbas e Crimeia devem ser discutidas e resolvidas” em negociações de paz.

    Os comentários de Zelensky vêm após o presidente turco, Tayyip Erdoğan, anunciar que a próxima rodada de negociações entre os delegados russos e ucranianos será realizada na cidade turca de Istambul, na terça-feira (29).

    Mais cedo, Zelensky disse aos jornalistas russos que se recusaria a se sentar com os negociadores da Rússia se eles buscassem apenas discutir a “desnazificação” da Ucrânia. Ele disse que a Ucrânia não discutirá os termos “desnazificação” e “desmilitarização” durante as negociações com a Rússia.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN