As diferentes versões sobre os rumos da COVID-19 no Brasil e mais de 13 de abril

Isolamento em São Paulo, mortes de indígenas e outras notícias da manhã desta segunda-feira

Da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

As diferenças entre o discurso de Jair Bolsonaro (sem partido) e as informações do Ministério da Saúde sobre os rumos do novo coronavírus, as votações das propostas relacionadas aos impactos econômicos da pandemia, o índice de isolamento social no estado de São Paulo disponível de forma on-line, as ações anunciadas pelo governo após a morte de indígenas por COVID-19 e os tornados nos Estados Unidos são os destaques de 13 de abril de 2020.

Novo coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse neste domingo (12) que a COVID-19 “parece já estar indo embora“. Mas os números oficiais não param de crescer: o Brasil já soma mais de 1.223 mortes pelo novo coronavírus e 22.169 casos confirmados da doença.

Congresso

Parlamentares analisam nesta segunda (13) propostas relacionadas aos impactos econômicos e fiscais da pandemia. Tramitam em regime de urgência na Câmara um plano de ajuda a estados e municípios, a Medida Provisória do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e a proposta que amplia o acesso ao auxílio emergencial de R$ 600. No Senado, será debatida a PEC do Orçamento de Guerra, que cria um instrumento para impedir que os gastos emergenciais com a crise do novo coronavírus sejam misturados com o Orçamento da União.

São Paulo

A partir desta segunda (13), o índice de isolamento social no estado de São Paulo estará disponível para consulta no portal online do Governo do Estado. Segundo o último levantamento, divulgado no sábado (11), o percentual de isolamento social no estado foi de apenas 55%. De acordo com o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é de 70%.

Indígenas

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou, em entrevista à CNN, que está buscando meios de evitar a contaminação da população indígena com o novo coronavírus. Ela entende que “o maior desafio é a logística, é chegar às comunidades”. As medidas para proteger indígenas envolvem restringir acesso às aldeias, distribuição de testes rápidos, kits de higiene e cestas básicas. Na semana passada, foram registradas as primeiras mortes de indígenas por COVID-19. A ministra deve participar, hoje, de coletiva para anunciar medidas de combate ao novo coronavírus para povos tradicionais e também para os mais pobres.

Estados Unidos

Algumas regiões dos Estados Unidos amanhecem em alerta nesta segunda-feira (13). Tornados nos estados do Mississipi e da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, causaram destruição nesse domingo (12). Ao menos seis pessoas morreram, de acordo com autoridades locais. Mais de 95 milhões de pessoas — em quase vinte estados, ao sul e leste do país — estão sob ameaça do clima hostil.

Mais Recentes da CNN