Enem no Amazonas será em fevereiro, diz ministro da Educação à CNN

Renata Agostinida CNN

Ouvir notícia

 

As provas do Enem no Amazonas serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, afirmou à CNN o ministro da Educação, Milton Ribeiro. 

Os estudantes do estado farão o exame, portanto, nas datas que já estavam previstas pela pasta para a reaplicação do teste. 

O MEC foi alvo de críticas por insistir na aplicação da prova num momento de colapso no sistema de saúde amazonense.

O ministro afirma que o MEC está “sensível” à grave situação do Amazonas, mas que é preciso garantir que estudantes não percam o cronograma de ingresso nas universidades deste ano. “Sem a prova, atrasa a vida de todo mundo”, afirmou.

“Creio que dia 23, 24 vamos ter condições de aplicar o Enem para os estudantes sem prejudicá-los. São mais de 160 mil alunos que se prepararam durante todo esse último ano para entrar nas universidades federais e também nas universidades privadas”, afirmou Ribeiro.

A definição da data foi possível após decisão do TRF-1 desta sexta-feira (15), que autorizou a realização das provas em fevereiro. A Justiça Federal havia barrado o exame neste domingo (17), e determinado que o Enem não fosse realizado no estado até o fim da calamidade pública. O MEC recorreu.

Segundo Milton Ribeiro, o MEC já está em contato com autoridades do governo do Amazonas para viabilizar a nova data de fevereiro. 

O ministro disse que a pasta antecipou a inauguração do hospital Getúlio Vargas no estado diante da crise, e que a rede de hospitais universitários já reservou 135 leitos de UTI para receber pacientes com Covid-19 internados em Manaus.

Mais Recentes da CNN