Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja como ficou o aeroporto de Porto Alegre após limpeza

    Terminal aéreo está fechado desde maio e só deverá ser reaberto para pousos e decolagens em dezembro

    Beatriz Alvesda CNN*

    Em São Paulo

    A concessionária Fraport, responsável pela administração do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) divulgou nesta semana imagens de como ficou o terminal aéreo após os trabalhos de limpeza.

    O aeroporto ficou completamente alagado durante as chuvas de abril e maio no Rio Grande Sul, que provocaram a pior enchente da história do estado e da capital gaúcha.

    As operações no Salgado Filho foram interrompidas no início de maio. Ainda não foi definida uma data para que o aeroporto volte a operar. Porém, a Fraport afirmou neste mês que os pousos e decolagens só deverão ser retomados em dezembro.

    Até lá, foi montada uma operação emergencial na Base Aérea de Canoas –na região metropolitana de Porto Alegre. As operações de embarque e desembarque ocorrem no ParkShopping Canoas. O terminal funciona a partir das 6h e encerra as atividades conforme programação de decolagem do último voo do dia. Os passageiros são deslocados à base aérea em um ônibus.

    Em maio, a Fraport apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. Não há prazo para análise. Se o pedido for aprovado, há três opções: redução do pagamento de outorga feito pela Fraport à União, alongamento do período de contrato ou aumento das tarifas pagas por passageiros e companhias aéreas.

    No último fim de semana, as aeronaves que haviam ficado ilhadas no aeroporto foram autorizadas a deixar o local voando.

    Veja vídeos:

    * Sob supervisão