CPI foi capaz de catalisar a atenção da população brasileira, diz Humberto Costa

Senador disse à CNN que a comissão, que aprovou o relatório final nesta terça-feira (26), cumpriu o seu papel

Da CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O senador Humberto Costa (PT-PE), titular da CPI da Pandemia, afirmou à CNN que a comissão conseguiu chamar a atenção da população brasileira. O relatório oficial, elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), foi aprovado nesta terça-feira (26) com 7 votos a favor e 4 contrários ao texto.

“A CPI foi capaz de catalisar não somente a insatisfação, mas também a atenção da população brasileira e conseguiu, assim, identificar a responsabilidade por essa situação dramática e trágica que nós estamos vivendo hoje [a pandemia de Covid-19]”, disse Costa que votou a favor do documento.

“Eu entendo que a CPI cumpriu o seu papel.”

O relatório tem 1.288 páginas e conta com um total de 80 sugestões de indiciamentos — 78 pessoas e duas empresas. Ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) é atribuído 10 crimes.

De acordo com o analista de Política da CNN Caio Junqueira, a estratégia do G7 para pressionar o procurador-geral da República, Augusto Aras, a acelerar a investigação contra a cúpula do governo Bolsonaro é a aposta na multiplicação de inquéritos filhotes.

(Publicado por Evandro Furoni) 

Mais Recentes da CNN