Distrito Federal e todos os 26 estados começam a vacinar contra a Covid-19

Cidades em todas as regiões do Brasil iniciaram imunização de seus moradores com as primeiras doses da Coronavac enviadas pelo governo federal

Guilherme Venaglia, Giovana Bronze e Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 
 

Todos os estados brasileiros já começaram a vacinar sua população contra a Covid-19. A imunização começou em São Paulo, no domingo (17), minutos a Coronavac ser aprovada para uso emergencial em reunião da diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na segunda-feira (18), foi a vez de Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Por fim, nesta terça-feira (19), Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe imunizaram seus moradores. No Distrito Federal, a vacinação também começou nesta terça.

A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes, 54 anos e Teresinha da conceiç
A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes, 54 anos e Teresinha da conceição, 80 anos: as duas primeiras vacinadas no Rio de Janeiro (18.jan.2021)
Foto: CNN Brasil

Detalhes da vacinação

Terceiro estado mais populoso do Brasil, o Rio de Janeiro iniciou a imunização aos pés do Cristo Redentor. A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes (54) e a idosa Teresinha da Conceição (80) foram as primeiras cariocas a receberem a vacina.

Em Santa Catarina, o primeiro vacinado foi um profissional da saúde, o enfermeiro Júlio César Vasconcelos, que atua no combate à doença do novo coronavírus em Florianópolis. Já em Goiás, a imunização começou em ato simbólico realizado na cidade de Anápolis (GO).

O início das imunizações foi acompanhado pelas autoridades dos estados. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, foi o responsável por aplicar a primeira vacina. Em Florianópolis, o governador Carlos Moisés (PSL) se posicionou ao lado do imunizado no momento da aplicação.

No Piauí, o início da vacinação englobou cinco profissionais da saúde. O primeiro é o médico obstetra Joaquim Vaz, de 75 anos, que atua há 45 anos em uma maternidade em Teresina (PI) e já teria feito cerca de 20 mil partos na sua carreira.

O Maranhão também iniciou a imunização. Com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), foi imunizada a técnica de enfermagem Egle Sousa, que atua no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, que concentra pacientes com a Covid-19 no estado.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) aplica a primeira dose da vacina contra a Covi
O governador Ronaldo Caiado (DEM) aplica a primeira dose da vacina contra a Covid-19
Foto: Reprodução (18.jan.2021)

Após o início da vacinação na cidade de São Paulo, com o ato em que a enfermeira Monica Calazans se tornou a primeira imunizada, o governo estadual expandiu nesta segunda-feira (18) a vacinação para outras cidades do estado. 

As primeiras doses foram aplicadas nas cidades de Campinas e de Botucatu, ambas no interior de São Paulo.

Em situação de colapso no sistema de saúde de Manaus, o estado do Amazonas iniciou a imunização contra a Covid-19 na noite desta segunda-feira (18). Uma profissional de saúde de origem indígena foi imunizada na capital.

João de Jesus Cardoso foi vacinado em SC
João de Jesus Cardoso, residente de uma casa de repouso, foi a segunda pessoa vacinada em Santa Catarina (18.jan.2021)
Foto: CRISTIANO ESTRELA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Amazonas é o estado com a maior população indígena do Brasil. Em razão das vulnerabilidades e dificuldades no atendimento, os indígenas estão entre os grupos prioritários para a vacinação.

“Viva os povos indigenas desse pais! Que todos os povos indígenas sejam vacinados! Essa vacina representa muito para os povos indígenas”, disse Vanda Ortega, a primeira vacinada. “Não era para a gente estar aqui, porque nós temos quatro parentes sendo encaminhados agora para as UPAs”, completou a técnica de enfermagem, da etnia Witoto.

Já na manhã desta terça-feira (19), o Pará também deu início a imunização de sua população. Os primeiros vacinados foram as técnicas de enfermagem Shirley Cruz Maia, de 39 anos, Marielza da Silva Monteiro, de 57 anos, e João Bernardo, enfermeiro de 37 anos, que atua em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Eles participaram de cerimônia ao lado do governador paraense Hélder Barbalho (MDB) e de outros políticos do estado. “Hoje se inicia este novo capítulo e só descansaremos ao tempo em que possamos vacinar todos os paraenses”, disse Barbalho, após as primeiras vacinações.

A Bahia também deu início à imunização contra a Covid-19 nesta terça-feira (7). “Esperança e emoção! Iniciada oficialmente vacinação na #Bahia contra o coronavírus!”, escreveu o governador Rui Costa (PT) em publicação em sua conta no Twitter.

A mensagem foi acompanhada por fotos de profissionais da saúde, idosos e indígenas do estado sendo imunizados.

Na Paraíba, que também começou a vacinação nesta terça-feira (19) a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira imunizada com a Coronavac. Além dela, o índio Genildo Avelar, de 44 anos, também foi vacinado.

A a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, de 48 anos, foi a primeira vacinada contra o novo coronavírus em Sergipe. Funcionária do hospital estadual Governador João Alves Filho, o maior do estado, ela atua na linha de frente de atendimento aos pacientes infectados com Covid-19.

Marta Antonia, de 50 anos, foi a primeira imunizada contra Covid-19 em Alagoas
A assistente social Marta Antonia, de 50 anos, foi a primeira imunizada contra Covid-19 em Alagoas
Foto: Reprodução/Governo de Alagoas/Facebook

Em Alagoas, a primeira imunizada escolhida pelo governo do estado para simbolizar o começo da aplicação do plano de vacinação contra a Covid-19 foi a assistente social Marta Antonia, de 50 anos.

“Espero que com as vacinas definidas (…) a produção de insumos se acelere para que nos próximos 3 a 4 meses tenhamos oferta muito maior de doses no Brasil para chegar na população de maneira geral”, afirmou o governador Renan Filho (MDB).

Além de Antonia, foram vacinados o , o cacique da tribo Xukuru-Kariri, de Palmeira dos Índios, Marciram Ferreira Costa, a médica Guacira Margarita e o maqueiro Aloísio Manoel.

Mais Recentes da CNN