Últimas da Covid-19: país tem 1.412 mortes; mais de 4 mi tem atraso da 2ª dose

As notícias mais importantes sobre a pandemia desta quinta-feira (22)

Vacinação contra Covid-19 em São Paulo
Vacinação contra Covid-19 em São Paulo Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Lucas Rocha, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Com 1.412 mortes e 49.757 novos casos de Covid-19 registrados nas últimas 24 horas, o Brasil país já soma 547.016 mortes e 19.523.711 de casos do novo coronavírus. A média móvel de mortes continua apresentando queda desde o mês de junho, e ficou em 1.153 nesta quinta-feira (22), segundo informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). De acordo com o Ministério da Saúde, mais de quatro milhões de pessoas em todo o país não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Saiba mais.

Covid: Com média móvel de mortes em queda, país registra 1.412 óbitos em 24 h

O Brasil registrou nesta quinta-feira (22) 1.412 mortes e 49.757 novos casos de Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), referentes às últimas 24 horas. No total, o país já soma 547.016 mortes e 19.523.711 de casos do novo coronavírus. A média móvel de mortes continua apresentando queda desde o mês de junho, e ficou em 1.153 nesta quinta-feira. O índice representa o número de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Leia mais.

Quatro milhões de pessoas estão com segunda dose da vacina atrasada no Brasil

Mais de quatro milhões de pessoas em todo o Brasil não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 7% dos indivíduos com mais de 60 anos não completaram ciclo de imunização. Leia mais.

Estado de São Paulo registra menor média de ocupação de leitos de UTI em 2021

O estado de São Paulo registrou nesta quinta-feira (22), pela primeira vez no ano, ocupação inferior a 60% nos leitos de Terapia Intensiva destinados ao atendimento de casos graves da Covid-19. No momento, a média de internação é de 59,2% nos leitos de UTI; a taxa chegou a ultrapassar 92% na segunda onda da pandemia. A Grande São Paulo registra, atualmente, taxa de ocupação de 54,6%. Leia mais.

Rio de Janeiro registra primeira morte pela variante Delta da Covid-19

Um homem, de 50 anos, tornou-se a primeira pessoa a morrer no estado do Rio de Janeiro em decorrência da variante Delta do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cidade onde a vítima morava. Leia mais.

EUA defendem benefícios da vacina da Janssen mesmo com possíveis efeitos colaterais

Apesar dos relatos de ocorrência de um raro distúrbio neurológico em pessoas que receberam a vacina da Janssen, da Johnson & Johnson, contra a Covid-19, os benefícios superam os riscos, afirmou um painel de consultores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos nesta quinta-feira. Leia mais.

Estados retomam cirurgias eletivas com o avanço da vacinação contra a Covid-19

Com o avanço da vacinação e a diminuição da demanda de pacientes da Covid-19 em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), pelo menos 18 estados e o Distrito Federal decidiram retomar a realização de cirurgias eletivas nos hospitais públicos. A suspensão dos procedimentos ocorreu no início da pandemia no Brasil, em março de 2020. Leia mais.

Estado de São Paulo tem mais de 72% dos adultos vacinados contra a Covid-19

Com mais de 33,1 milhões de doses aplicadas, o estado de São Paulo superou, nesta quinta-feira (22), a marca de 72% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19. Ainda de acordo com o governo, uma em cada quatro pessoas acima de 18 anos já completou o esquema vacinal. O estado prevê a imunização de todos os adultos até o dia 20 de agosto. Leia mais.

Bahia: 53,95% da população acima de 18 anos recebeu ao menos a 1ª dose da vacina

Seis milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia. O número representa cerca de 53,95% da população acima de 18 anos do estado. A gestão municipal de Salvador vai promover nesta quinta-feira mais uma edição do “Corujão das Idades”, com o horário estendido de funcionamento dos pontos de vacinação, das 8h às 21h. Leia mais.

Medidas como uso de máscaras devem ser mantidas por até 3 anos

O chefe do Departamento de Infectologia da Univesidade Estadual Paulista (Unesp) Alexandre Naime afirmou, em entrevista à CNN, que as medidas sanitárias como uso de máscaras, evitar aglomerações e distanciamento social deverão ser mantidas durante um longo período: “Seguiremos por 2, 3 anos nessa luta até que a taxa de transmissão do vírus caia bastante e aí sim poderemos tirar máscaras com total segurança”. Leia mais.

Na véspera da abertura dos Jogos, Tóquio registra quase 2 mil casos de Covid-19

Tóquio registrou 1.979 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (22), apenas um dia antes do início oficial dos Jogos Olímpicos. O salto em novas infecções é o maior aumento na capital japonesa desde 15 de janeiro. Leia mais.

China rejeita plano da OMS para 2ª fase de estudo sobre origens da Covid-19

O governo chinês não participará da segunda fase da investigação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as origens da Covid-19, anunciou um alto funcionário da saúde nesta quinta-feira. A negativa para a continuação do estudo acontece após a possibilidade de o vírus ter vazado de um laboratório de Wuhan ter sido incluída na proposta. Leia mais.

Biden: ‘Se você estiver vacinado, não vai morrer’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reforçou a eficácia da vacina contra a Covid-19, em participação no programa Townhall, da CNN norte-americana, garantindo que o imunizante não deixará a pessoa ir à óbito. Leia mais.

Vacina a Sério: Imunizantes contra Covid-19 não contêm microchips

No quadro Vacina a Sério desta quinta-feira, o diretor do Laboratório de Imunologia do InCor, Jorge Kalil, explicou que as vacinas contra Covid-19 não têm microchips que permitem o controle externo a partir de antenas 5G. “Não existe isso. Não existe nenhuma coisa desse tipo, isso aí são aquelas teorias completamente paranoicas que as pessoas acham que querem dominar todo mundo. Não existe nada disso”, afirmou Kalil. Leia mais.

Vacinação contra Covid-19 em adolescentes começa em Niterói

Niterói, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, iniciou nesta quinta-feira a imunização de adolescentes com idade de 17 e 16 anos. O município, o primeiro do Rio de Janeiro a imunizar menores de 18 anos, alega ter atendido o apelo de pais e mães de crianças com comorbidades e doenças permanentes. Leia mais.

RJ é o estado com maior número de policiais mortos por Covid-19 no país

O Rio de Janeiro lidera, em números absolutos, o ranking dos estados com a maior quantidade de policiais civis e militares mortos em decorrência da Covid-19. Ao longo de 2020, 65 agentes perderam a vida por causa do coronavírus. Leia mais.

Porto Alegre vacina pessoas com 32 anos a partir desta quinta-feira

A cidade de Porto Alegre passa a vacinar pessoas com 32 anos a partir desta quinta-feira (22). O público prioritário para vacinação foi ampliado pela prefeitura, e adolescentes entre 15 e 17 anos, com comorbidades, também serão imunizados. Leia mais.

Escassez de vacina explica dose única na Itália para quem já teve Covid-19

A Itália anunciou nesta quinta-feira (22) que vai recomendar a aplicação de apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 em quem já teve a doença. Segundo o infectologista Marcelo Otsuka, há estudos que comprovam uma boa resposta imunológica em quem já teve a doença e tomou a primeira dose. No entanto, o especialista questionou a falta de um estudo comparativo da imunização com duas doses versus a aplicação de uma dose em quem já foi infectado. Leia mais.

Medo de escassez de comida cresce no Reino Unido por isolamento contra Covid-19

Supermercados, atacadistas e transportadoras britânicos estão sofrendo nesta quinta-feira para garantir uma oferta estável de comida e combustível, após um aplicativo de Saúde dizer a centenas de milhares de trabalhadores para se isolarem após terem contato com alguém com Covid-19. Leia mais.

Mais Recentes da CNN