Stella Artois

Conteúdo patrocinado

Conteúdo Patrocinado é o espaço para as marcas se comunicarem com o público.

Stella Artois

Projeto valoriza mulheres na alta gastronomia

Com participação de Helena Rizzo, ação incluiu entradas criadas por novas chefs brasileiras nos menus de restaurantes estrelados

 

A construção de uma carreira de sucesso exige disciplina, resiliência e muito esforço. Porém, a inserção em determinados setores, como na alta gastronomia, pode ser ainda mais desafiadora – principalmente para as mulheres.

Para se ter uma ideia do cenário, hoje o Brasil tem 13 chefs estrelados, mas apenas uma é mulher. E, com certeza, não faltam talentos femininos no país.  

Na disputa por um espaço neste mercado tão concorrido, contar com um apoio pode ser um ingrediente fundamental. 

E se é uma oportunidade que as chefs precisam para revelar suas habilidades, é o que a Stella Pure Gold, ao lado da Ambev, ofereceu ao lançar a iniciativa “Entrada Delas”. 

Na ação, entradas assinadas por chefs de diversos estados do país foram incorporadas aos cardápios de restaurantes renomados de São Paulo, um dos principais polos gastronômicos mundiais, de forma a dar visibilidade a essas talentosas profissionais. 

A  apresentadora e expert em gastronomia, Daniela Filomeno, esteve no Evvai, um dos restaurantes participantes, para experimentar a entrada de Jiló e Couve-Flor, da chef Isabela Rocha. E Dani se encantou com o sabor e a textura da preparação. “A farofinha de brioche dá uma crocância. Que gostoso”, vibrou a apresentadora.

O “Entrada Delas” contou com o apoio de Helena Rizzo, até o momento a única mulher brasileira à frente de um restaurante condecorado com uma estrela Michelin, o Maní.

Jurada de um programa de culinária e premiada em diversos eventos da alta gastronomia, Helena tem destacado, ao longo de sua carreira, a necessidade de oferecer oportunidade a profissionais talentosas, que buscam ser prestigiadas por sua competência. “Sem dúvida, é sempre uma honra receber reconhecimento do seu trabalho. Mas não gosto de ocupar esse papel de ‘única’. A gastronomia brasileira conta com tantas mulheres incríveis, que ainda não têm a projeção merecida. Meu desejo é ser uma entre muitas”, ela afirma.

Além de Helena, a ação contou com a participação de outras duas grandes chefs, Bel Coelho e Kátia Barbosa, que assumiram a tutoria do desenvolvimento das entradas.

Quem participou da iniciativa pôde prestigiar essas chefs talentosas, experimentar suas deliciosas criações e ainda ganhou uma long neck de Stella Pure Gold. 

E como a entrada é apenas o início de muita coisa boa, a iniciativa vai além e lança o Juntas na Mesa e na Liderança, um projeto educacional gratuito realizado em parceria com a ONG Gastromotiva que pretende aperfeiçoar os conhecimentos profissionais na área gastronômica e capacitar mil chefs. 

 

Juntas na Mesa e na Liderança

As aulas serão ministradas on-line, de segunda à sexta, com três horas de duração por dia, nos turnos da manhã e da noite. O material será disponibilizado na plataforma da Gastromotiva e, para participar, é necessário ter conhecimentos culinários por formação ou experiência profissional. 

O curso tem previsão de início em maio e abordará temas como liderança, construção de cardápio, harmonização de pratos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros. O tempo total de Juntas na Mesa e na Liderança é de 60h e, até o fim do ano, serão abertas duas turmas por mês. As interessadas podem checar mais detalhes e se inscrever no site da Gastromotiva.

 

Conheça as chefs, suas entradas incríveis e os restaurantes que participaram da ação:

  • Chef: Beatriz Branco (Campo Grande – MS)
    Entrada: Lapapé Pantaneiro (lapapé de mandioca, mix de cogumelos salteados, pesto de baru com manjericão e pimenta biquinho em conserva)
    Restaurante: Charco Restaurante (Rua Peixoto Gomide, 1492 – Jardim Paulista)
  • Chef: Camila Faro (Aracaju – SE)
    Entrada: Aratu Moquecado (aratu em trouxinha de folha de bananeira com farofa de castanha e vinagrete de caju)
    Restaurante: Petí Gastronomia (Rua Cotoxó, 110 – Pompeia) 
  • Chef: Catarina Ferraz  (Vitória da Conquista – BA)
    Entrada: Crudo (robalo cru, aguachile de uvas verdes, picles de maxixe, uvas verdes frescas e óleo de coentro)
    Restaurante: Ecully (Rua Cotoxó, 493 – Pompeia) 
  • Chef: Cidinha Santiago (Belmiro Braga – MG)
    Entrada: Bolinho de Inhame (bolinho de inhame recheado com queijo meia cura, acompanhado por geleia de acerola com pimenta)
    Restaurante: A Baianeira (MASP – Av. Paulista, 1578 – Bela Vista
  • Chef: Duda Lopes (Recife – PE)
    Entrada: Tartare Pernambucano (steak tartare de carne de sol, caviar de cajá, picles de cebola roxa e chips de tapioca)
    Restaurante:Tonton (Rua Caconde 132, Jardim Paulista) 
  • Chef: Gabriela Morais (João Pessoa – PB)
    Entrada: Tartare de Vieiras (vieira fresca, vinagrete de pimentas, picles de melão, dashi de tucupi, pipoca de arroz vermelho e óleo de coentro)
    Restaurante: Ama.zo (Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis) 
  • Chef: Isabela Rocha (Belo Horizonte – MG)
    Entrada: Jiló e Couve-Flor (jiló defumado, acompanhado por molho de mostarda Ancienne, picles de couve-flor e jiló, creme de couve-flor fermentada e farofa de brioche)
    Restaurante: Evvai (Rua Joaquim Antunes, 108 – Pinheiros) 
  • Chef: Isis Luz (Salvador – BA)
    Entrada: Snack de Tapioca (telha de tapioca, creme de vatapá, farofa de camarão defumado, caviar de pimenta e vinagrete de tomate verde)
    Restaurante: Manioca (Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano) 
  • Chef: Sida Borari  (Santarém – PA)
    Entrada: Pirarucu Empanado (pirarucu empanado, pesto de jambu e geleia de cupuaçu com pimenta wai wai)
    Restaurantes: Banzeiro (Rua Tabapuã, 830 – Itaim Bibi) e Barú Marisqueria (R. Augusta, 2542 – Cerqueira César)
  • Chef: Thaís Nascimento (Serra – ES)
    Entrada: Gyoza (gyoza tostado de fígado de galinha, jus de frango e picles de quiabo)
    Restaurante: Komah (Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda) 

 

*Conteúdo e produtos destinados a adultos. Aprecie com moderação.

/ Stella Artois