Onde os bartenders bebem? Com Santiago Aladro, em Buenos Aires
Já se perguntou onde os bartenders mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Santiago Aladro, à frente do bar do Awasi Iguazú, compartilha seus endereços prediletos na capital argentina

Para Santiago Aladro, bartender e sommelier do Awasi Iguazú — hotel localizado a 20 minutos do lado argentino das Cataratas do Iguaçu —, a coquetelaria é mais do que técnica: é uma forma de hospitalidade e filosofia de vida.
Natural de Mercedes, no interior da Argentina, ele descobriu a paixão pela gastronomia ainda na faculdade, durante um estágio em um hotel em Buenos Aires.
Desde então, formou-se como sommelier no Centro Argentino de Vinos y Espirituosas (CAVE) e mergulhou no universo da coquetelaria no bar 878, o primeiro speakeasy da capital argentina — que ele define como uma verdadeira escola.
Depois, várias experiências valiosas se acumularam no currículo, incluindo a passagem no Awasi Patagonia, a assinatura da carta de drinques do Awasi Atacama e um estágio na adega do El Celler de Can Roca, que já foi eleito o melhor restaurante do mundo.
Desde 2020, Santiago comanda o bar do Awasi Iguazú, onde cria coquetéis autorais com ingredientes sazonais e vinhos naturais. Quando está fora do bar, ele volta para as ruas de Buenos Aires atrás de bons goles. Abaixo, ele compartilha cinco endereços para beber bem na capital argentina:
Confira 5 lugares para beber na Argentina, segundo Santiago Aladro:
Lardito
Escondido no bairro de Chacarita, o Lardito é um bar de vinhos naturais que serve rótulos frescos acompanhados de pequenas porções, tudo com um toque da América Central. É perfeito para uma noite descontraída com amigos nas mesas do jardim.
A carta é focada em vinhos de baixa intervenção de pequenos produtores argentinos. Já os pratos são sazonais e ideais para compartilhar.
Lardito: Av. Jorge Newbery 3655, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Sem telefone / Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 19h à 0h; sexta e sábado, das 19h30 à 0h.
Nola
O Nola é um lugar jovem, descontraído e delicioso, além de ser um pedacinho de Nova Orleans em plena região de Palermo. Os pratos são inspirados na cozinha cajun, um dos pilares da culinária da Louisiana, repletos de tempero e muito sabor.
O estabelecimento oferece cervejas artesanais e comida típica. A minha dica é pedir o pão de milho e o sanduíche de frango frito. São imperdíveis.
Nola Buenos Aires: Gorriti 4389, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Tel.: +54 9 11 3862-4355 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 à 0h30.
878 Bar

Escondido atrás de uma porta de madeira sem identificação no bairro de Villa Crespo, o 878 Bar começou como um speakeasy e evoluiu para se tornar um clássico da vida noturna de Buenos Aires. Foi onde dei os meus primeiros passos no mundo da gastronomia e da coquetelaria.
Os coquetéis são atemporais, a luz é baixa e boas conversas estão garantidas.
Além disso, o local mantém um espírito tradicional e uma equipe acolhedora que lembra do pedido do cliente. Considero mais uma instituição do bairro do que uma tendência passageira.
878 Bar: Thames 878 — Villa Crespo, Cidade Autônoma de Buenos Aires - Argentina / Tel.: +54 9 11 4773-1098 / Horário de funcionamento: terça, quarta e domingo, das 19h às 2h (cozinha encerra à 1h); quinta a sábado, das 19h às 3h (cozinha encerra às 2h). Fechado às segundas.
Los Galgos

Fundado em 1930, o Los Galgos é um café clássico e querido de Buenos Aires, conhecido pela extensa seleção de vermutes. A minha forma favorita de consumir a bebida é com soda e uma fatia de laranja.
A poucos quarteirões dos teatros da Avenida Corrientes, o local é ideal para um drinque pós-espetáculo e para um lanchinho da madrugada com pratos clássicos portenhos.
Indico pedir o Revuelto Gramajo, um tipo de ovo mexido com diferentes ingredientes, e os bolinhos de espinafre.
Los Galgos Bar: Av. Callao 501 - Centro, Cidade Autônoma de Buenos Aires - Argentina / Tel.: +54 11 9 6252-3947 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 8h30 à 0h; sexta, das 8h30 à 1h; sábado, das 10h à 1h; domingo, das 17h à 0h.
Chabres Bar
Localizado em Retiro, o Chabres Bar é propriedade de Oscar Chabres, o lendário bartender do hotel Claridge.
O estabelecimento oferece coquetéis clássicos e criações autorais. Ali, indico pedir um Manhattan ou Negroni, drinques clássicos que são perfeitos para depois do jantar.
Chabres Bar: Marcelo Torcuato de Alvear 554, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Tel.: +54 9 11 3629-8442 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 18h às 2h; sábado, das 19h às 3h. Fechado aos domingos e segundas.