Receita de charuto de couve-manteiga recheado de rabada e arroz cateto

Charuto Kuyruk, um charuto de couve-manteiga recheado de rabada e arroz cateto, criação do chef Fred Caffarena, foi a tapa campeã na 2ª edição do Festival de Tapas São Paulo

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Entre os dias 15 e 30 de junho de 2024, 25 bares e restaurantes paulistanos serviram tapas especiais inéditas, participando do 2º Festival de Tapas São Paulo. O evento também é realizado em outros grandes centros mundiais pelo Escritório de Turismo da Espanha (Turespaña).

Por aqui, o festival contou com a curadoria do festival da jornalista gastronômica e crítica Luiza Fecarotta e com um júri de especialistas, que avaliou todas as criações. Depois de cinco visitas do júri especializado, a tapa eleita como campeã desta edição foi o Charuto Kuyruk (R$28), um charuto de couve-manteiga recheado de rabada e arroz cateto, servido com mutabal (tipo de creme bem amanteigado) de feijão branco, salada de feijão manteiga ao estilo turco e ovo de codorna com gema mole. O prato é servido no Make Hommus. Not War, do chef Fred Caffarena e da gastróloga Talita Silveira.

 

Receita do Charuto Kuyruk feito pelo chef Fred Caffarena, do Make Hommus. Not War, vencedor da 2ª edição do Festival de Tapas São Paulo

Make Hommus Not War
Chef Fred Caffarena à frente do Make Hommus Not War / Helena Rubano
 
Receita Rabada

1kg Rabada
2 cebolas
60g de salsão
3 pimentas bode
4 dentes de alho
4 folhas de louro
2g Semente cominho
1/2 canela em pau
50ml melaço de romã
40g de extrato de tomate
60g Óleo de soja
600ml de cerveja malzbier
300ml de água.
Recheio charuto
300g de Arroz agulhinha
2 folhas de louro
Carne desfiada (receita abaixo)
Caldo da rabada (receita abaixo)
2 maços de couve

Modo de preparo:

Em uma panela refogue as carnes até ficarem bem douradas. Retire da panela e reserve.
Coloque os demais ingredientes menos a cerveja e a água.
Refogue por 5 minutos, mexendo o tempo todo para não queimar.  Volte a carne, acerte o sal e coloque os líquidos.
Cozinhe em fogo baixo, por cerca de 2h, até a carne soltar do osso. Após desligar, deixe o cozido descansar por 30 minutos. Coe o caldo e desfie a carne.

Em outra panela, coloque o arroz lavado. Refogue com 2 folhas de louro. Coloque a carne desfiada e cubra com o caldo, acerte o sal e cozinhe até o arroz ficar macio. Reserve.
Corte o talo central da couve manteiga (a parte dura) e passe em água quente com sal por 15 segundos. Após esse tempo, coloque imediatamente no gelo. Seque e reserve.
Após o arroz de rabada esfriar, faça pequenos montinhos cilíndricos de 15/20g sobre as folhas de couve. Enrole como um charuto, fechando as extremidades e cozinhe no vapor ou em uma panela, em temperatura baixa, com azeite e um pouco de água para não grudar.

Cafeteria paulistana é única brasileira em lista das 100 melhores do mundo

Tópicos