São Paulo Coffee Festival chega à 4ª edição com degustações e workshops

Evento de cafés especiais tem programação que vai desde torra ao vivo até aulas e competição de melhores espressos

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Público no São Paulo Coffee Festival, no Pavilhão da Bienal
Público no São Paulo Coffee Festival, que retorna para 4ª edição no Pavilhão da Bienal  • Divulgação/São Paulo Coffee Festival
Compartilhar matéria

O São Paulo Coffee Festival chega à 4ª edição em 2025 com um evento de três dias na Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera.

Entre 27 e 29 de junho, o festival reúne 150 marcas expositoras de cafés especiais, um recorde na história do evento. Também há degustações, workshops e programação gastronômica e musical.

Com foco no consumidor final, o festival espera um público de mais de 16 mil pessoas. A edição vai ocupar o piso térreo e o primeiro andar da Bienal, abrangendo estandes e ativações, entre elas uma torra ao vivo, em que o público pode levar o próprio café para casa.

Nascida em Londres há mais de uma década, a empreitada já se fixou em cidades como Amsterdã, Nova York, Paris, Los Angeles e Milão. Em São Paulo, a primeira edição ocorreu em 2022.

Programação em volta do café

A edição de 2025 conta com a volta de espaços presentes em edições passadas. Na área do Latte Art Ao Vivo, baristas mostram todo o talento de criar desenhos nas superfícies das bebidas, incluindo receitas de drinques clássicos e vaporização. O espaço também oferece workshops práticos.

Já o Laboratório oferece discussões interativas e oficinas com profissionais e especialistas, com temas que vão desde a rotina de uma cafeteria até a história do café e métodos de preparo. Para experiências sensoriais, o Sensory Experience explora aromas e outros aspectos do grão.

A competição Copa Barista também está confirmada, que premia em dinheiro os melhores competidores na preparação de espressos, capuccinos e filtrados. Masterclasses do Senac ocorrem nos três dias de evento, com ingressos à parte.

O festival é embalado por música, com line-up renovado e um DJ como atração principal durante à noite

Experiências gastronômicas 

Food Station conta com restaurantes paulistanos de renome • Divulgação
Food Station conta com restaurantes paulistanos de renome • Divulgação

A gastronomia é contemplada no espaço A Cozinha, em que convidados prometem explorar relações culinárias com o café.

Entre os nomes estão Fred Caffarena, do Make Hommus Not War; Isabela Honda, da Joya Boulangerie; Larissa Taketa, do Pato Rei; Sylas Rocha, do The Door Hideout; Gabriel Santana, do Santana Bar; Rachel Louise, do Tuju; e Rodrigo Lodetti, do Botanikafé.

Uma seleção de restaurantes paulistanos está à disposição dos visitantes na estação de comidas, como o bar Bagaceira, Holy Burger, Koya88, LosDos Cantina, Make Hommus Not War, Notorious Fish e Preto Cozinha.

Já a seção Bar & Drinks promove experiências alcoólicas, celebrando o potencial do café na coquetelaria.

Ingressos

Os ingressos para o São Paulo Coffee Festival 2025 variam de acordo com o dia e com a categoria escolhida. Eles podem partir de R$ 35 (meia-entrada para a sexta-feira) e chegar a R$ 530 (passaporte VIP para os três dias de festival). As entradas podem ser adquiridas na plataforma Ticket360.

Confira todas as informações no site do festival e no Instagram.

São Paulo Coffee Festival 2025
Fundação Bienal de São Paulo - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo - SP (entrada pelo Portão 3 do Parque Ibirapuera) / 27, 28 e 29 de junho; sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h. 

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais