Bairro da Liberdade está entre os melhores destinos para conhecer em 2026
Lista da publicação Lonely Planet inclui distrito paulistano entre os 25 destinos mais interessantes para viajar no ano que vem

O bairro da Liberdade, em São Paulo, está entre os 25 melhores destinos do mundo para se conhecer em 2026. O local é o único representante brasileiro na lista "Best in Travel 2026", divulgada pela publicação internacional Lonely Planet.
Compilada anualmente, a seleção destaca que o bairro paulistano é ideal para o cruzamento de cultura e gastronomia, sendo uma das áreas mais populares da cidade para compras e petiscos asiáticos.
Entre as sugestões, o Museu Histórico da Imigração Japonesa aparece como dica cultural, além da Capela dos Aflitos, que revela as origens afro-brasileiras das redondezas. "Oferecendo novas perspectivas sobre o patrimônio e a história do Brasil, a Liberdade é um dos melhores bairros para encontrar cor e emoção em um centro urbano muitas vezes sombrio", escreve a publicação.
No âmbito gastronômico, entram na conta a Feira da Liberdade, que ocorre aos fins de semana; o lamen do Lamen Kazu; e a comida malaia do restaurante Laomazi. O Jardim Oriental e o Templo Lohan também são dicas de passeio.
A cena cultural e gastronômica da Liberdade fez parte de um programa do CNN Viagem & Gastronomia dedicado à influência do Japão na capital paulista. Várias das dicas acima foram visitadas e experimentadas pela apresentadora Daniela Filomeno. Confira o episódio na íntegra:
25 melhores destinos para conhecer em 2026
Além da Liberdade, a lista global da Lonely Planet abrange cidades, ilhas, estados e países que merecem a atenção dos viajantes. O Peru é um dos países da seleção, louvado pela sua cultura gastronômica — entre as melhores do mundo — e pelo passado inca.
Na Colômbia, Cartagena figura como uma das apostas de viagem por conta da vibrante vida noturna e da história colonial, além de restaurantes, bares e do bairro Getsemaní.
A Cidade do México também ganha destaque na seleção pela cena cultural e vida criativa. Já no Caribe, a ilha de Barbados, terra natal da megaestrela Rihanna, é descrita como uma boa escolha para praias de água cristalina, celebrações culturais e comida de rua.
No Norte da África, a Tunísia é dica de destino por conta do encontro entre ruínas romanas e resorts de praia. O país entrou na rota do CNN Viagem & Gastronomia durante a sétima temporada do programa.
Confira os 25 melhores destinos para se conhecer em 2026, segundo a Lonely Planet:
- Ilha da Reunião (África)
- Estado do Maine (Estados Unidos)
- Peru
- Jaffna (Sri Lanka)
- Finlândia
- Cádiz (Espanha)
- Botsuana
- Tipperary (Irlanda)
- Quetzaltenango (Guatemala)
- Cartagena (Colômbia)
- Bairro da Liberdade (São Paulo)
- Cidade do México (México)
- Utrecht (Holanda)
- Colúmbia Britânica (Canadá)
- Barbados (Caribe)
- Parque Nacional Theodore Roosevelt (Dakota do Norte, EUA)
- Sardenha (Itália)
- Jeju (Coreia do Sul)
- Quy Nhon (Vietnã)
- Siem Reap (Camboja)
- Ilha Norte (Nova Zelândia)
- Phuket (Tailândia)
- Tunísia
- Ilhas Salomão (Oceania)
- Ikara-Flinders Ranges e Outback (Sul da Austrália)
Além dos destinos, a Lonely Planet também selecionou as 25 melhores experiências para se viver no próximo ano, que incluem fazer um cruzeiro pelo Rio Mekong no Vietnã e no Camboja e até participar de uma pesquisa científica na Amazônia Peruana.
Brasil em destaque
Outras publicações de renome internacional têm incluído o Brasil em suas listas de "melhores do mundo". Na semana passada, o Rio de Janeiro entrou para a seleção dos 25 melhores destinos para viajar em 2026 da National Geographic.
Antes, os bairros da Barra Funda, em São Paulo, e de Botafogo, no Rio, apareceram na lista da Time Out com os 39 bairros mais descolados do mundo. A Barra Funda foi destaque na 3ª posição; já Botafogo figurou na 29ª.
No começo do mês, o Guia Michelin revelou suas chaves para hotéis do mundo todo. De Foz do Iguaçu (PR) a Trancoso (BA), o Brasil não ficou de fora: 20 propriedades receberam uma, duas ou até três chaves do guia.


