Brasil supera meta de entrada de turistas estrangeiros para 2025

Previsão de 6,9 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e dezembro já foi alcançada três meses antes do fim do ano

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Passageiros no Terminal 2 do aeroporto RioGaleão
Passageiros no RioGaleão, aeroporto internacional do Rio de Janeiro  • Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Até o domingo, 21 de setembro, o Brasil registrou a chegada de 6.938.732 visitantes estrangeiros, segundo dados da Polícia Federal divulgados pelo Ministério do Turismo. O número marca a superação da meta da chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais para o ano inteiro de 2025, como previsto no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (22) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante um evento em Belém (PA).

Segundo o ministro, o resultado é fruto de ações do Ministério em parceria com a Embratur. As ações envolvem a ampliação da conectividade aérea, a diversificação e a qualificação da oferta turística nacional, investimentos em infraestrutura turística e o reforço da promoção do Brasil no exterior.

Plano Nacional de Turismo

O Plano Nacional de Turismo para o quadriênio entre 2024 e 2027 é uma estratégia para posicionar o país como o destino turístico mais visitado da América do Sul, tendo como foco o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos. Uma das metas é justamente aumentar o número de turistas internacionais em território nacional.

Para 2025, a meta era registrar a chegada de 6,9 milhões de viajantes estrangeiros, número já superado cerca de três meses antes do fim do ano. Para 2026, a meta é de 7,5 milhões. Para 2027, espera-se atingir a entrada de 8,1 milhões de turistas internacionais no Brasil. Em um cenário mais promissor, o Ministério do Turismo fala em 10 milhões de estrangeiros até o fim do período.

A expectativa é que, com o crescimento, as receitas geradas pelos turistas estrangeiros aumentem para US$ 8,1 bilhões.

No ano passado, o país já havia batido recorde com o turismo internacional. Segundo dados consolidados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal, o país registrou a entrada de 6.773.619 visitantes estrangeiros entre janeiro e dezembro.

Os maiores emissores foram Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai. No período, o valor gasto por estes turistas no país somou US$ 7,341 bilhões.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais