Daniela Filomeno comanda videocast especial durante a COP30 em Belém

Apresentadora do CNN Viagem & Gastronomia lidera série gravada em Belém com chefs, artistas e especialistas que discutem o futuro da floresta e do Brasil

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Daniela Filomeno em trilha na Floresta Nacional de Carajás
Por conta da riqueza natural e mineral, Floresta Nacional apresenta tipo de solo específico e vegetações únicas  • CNN Viagem & Gastronomia
Compartilhar matéria

A CNN Brasil está onde os fatos acontecem. Durante a COP30, que coloca o Brasil — e principalmente a Amazônia — sob os holofotes do mundo, a emissora realiza uma cobertura multiplataforma robusta, com transmissões ao vivo, análises em tempo real e estúdios especiais montados em Belém.

O evento é uma oportunidade única de reposicionar a imagem da Amazônia, não apenas como floresta, mas como um centro de cultura, gastronomia e desenvolvimento sustentável. E é nesse contexto que a CNN Viagem & Gastronomia lança uma série especial de videocasts, o Daniela Filomeno Recebe: edição COP 30, que traduz o espírito da conferência em conversas inspiradoras sobre sabor, futuro e preservação.

De 16 a 21 de novembro, Daniela reúne chefs, artistas e especialistas para discutir como o Brasil pode unir desenvolvimento e conservação, com a floresta como protagonista.

Ao longo de cinco episódios, a jornalista reúne chefs, empreendedores, pesquisadores e autoridades para discutir como o Brasil pode unir desenvolvimento, preservação e sabor em plena Amazônia.

O projeto traz conversas inspiradoras sobre o futuro da floresta, a força da gastronomia paraense e as inovações que apontam caminhos mais sustentáveis para o país.

O episódio de abertura, “O Turismo que Preserva”, conta com o chef Thiago Castanho e Fábio Krieger, gerente de competitividade Sebrae Nacional. O debate mostra como o turismo pode ser uma ferramenta de conservação, valorizando comunidades locais e fortalecendo economias sustentáveis.

Em “O Brasil que Vive da Floresta”, o chef Saulo Jennings e Paulo Reis, presidente da Assobio, compartilham histórias de quem faz da floresta seu sustento e sua inspiração, mostrando que é possível gerar renda mantendo a natureza viva.

O terceiro episódio, “Gastronomia da Floresta”, recebe o mixologista Yvens Penna, do Muamba Bar, e o pesquisador Marcos “Médici”, especialista em gastronomia paraense. A conversa destaca os ingredientes nativos e os saberes tradicionais que transformam a culinária amazônica em um ato de celebração e respeito à biodiversidade.

Em “Inovação Verde”, a chef Ana Luna Lopes, da Casa da Luna, e o chef Paulo Anijar, do Santa Chicória, abordam como ciência, criatividade e sustentabilidade podem caminhar juntas.

Encerrando a série, o episódio “O Futuro em Pé” traz a cantora Lucinha Bastos e a chef Esther Weyl, do restaurante Celeste, em uma conversa sobre cultura, identidade e o papel da arte e da gastronomia na construção de um amanhã mais verde e consciente.

E todos os dias, de 16 a 21 de novembro, tem episódio novo no YouTube de CNN Viagem & Gastronomia, a partir das 18h.

 

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais