São Paulo ganha mapa gratuito que reúne livrarias de rua
"Mapa das Livrarias de Rua de São Paulo" destaca 37 endereços da capital paulista com objetivo de incentivar turismo literário

A capital paulista acaba de ganhar um mapa com livrarias de rua. Batizado de "Mapa das Livrarias de Rua de São Paulo", o projeto reúne 37 estabelecimentos com objetivo de fortalecer e promover estes espaços como incentivadores do turismo literário e fundamentais para o debate cultural.
O mapa é gratuito e está disponível na versão impressa e na digital, com distribuição física a partir de 24 de novembro em todas as livrarias participantes, além de eventos literários e culturais da cidade.
O material conta com endereços e informações básicas dos negócios, assim como desenhos das fachadas das 37 livrarias feitos pela ilustradora Isadora Ferraz. O projeto gráfico é do artista visual MZK e a tiragem inicial das cópias físicas é de 40 mil exemplares.
Colocamos esse projeto de pé por meio de uma força coletiva, um ato político que reflete muito o espírito das livrarias de rua. Uma livraria é, por essência, um espaço que amplifica os interesses culturais da comunidade na qual está inserida
Entre as livrarias reunidas no mapa estão a Martins Fontes, na Avenida Paulista; a Megafauna, no térreo do Edifício Copan, vizinha ao restaurante Cuia, da chef Bel Coelho; e a Livraria Eiffel, na Praça da República, especializada em arquitetura, urbanismo, design e paisagismo.
Na Vila Buarque, no centro da capital, alguns destaques são a Banca Tatuí, que vende livros, quadrinhos, zines e revistas independentes; a Banca Stardust, que expõe o trabalho de mais de 100 artistas queer; e a Gato sem Rabo, dedicada a livros escritos por mulheres.

Em Perdizes, a TOLC tem uma curadoria focada em gastronomia, vendendo também cafés e vinhos. No Jardim Anália Franco, na Zona Leste, fica o Espaço Sophia, que reúne livraria, cafeteria e coworking; já na região do Butantã está a Entretempo, dedicada a conteúdos infantojuvenis.
Conheça as 37 livrarias que participam do mapa:
- A Banca de Livros
- AIGO livros
- Banca Stardust
- Banca Tatuí
- Bibla
- Casa Cosmos
- Cidade de Papel
- Entretempo
- Espaço Sophia
- Faz de Conta Livraria
- La Librería
- Livraria Bandolim
- Livraria Barrilete
- Livraria Cabeceira
- Livraria Caraíbas
- Livraria Casa de Livros
- Livraria da Tarde
- Livraria da Travessa
- Livraria da Vila
- Livraria das Perdizes
- Livraria Diálogos
- Livraria Eiffel
- Livraria Gato sem Rabo
- Livraria Gráfica
- Livraria Martins Fontes
- Livraria Megafauna
- Livraria Miúda
- Livraria NoveSete
- Livraria Ponta de Lança
- Livraria Simples
- Livraria Tutear
- Lovely House
- Mundos Infinitos
- PanaPaná Livraria Infantil
- Selecta Livros
- Tapera Taperá
- TOLC
As livrarias de rua começaram a se unir há cerca de dois anos para enfrentar certos desafios em comum, como a concorrência das plataformas digitais, que promovem descontos agressivos com logística de rápida entrega, e feiras universitárias.
Mais informações sobre o "Mapa das Livrarias de Rua de São Paulo" podem ser encontradas no Instagram da iniciativa.


