Sofitel Santa Clara guarda 400 anos da história de Cartagena com equilíbrio de presente e passado

Hotel na cidade amuralhada ocupa antigo convento e nos reserva jardim tropical, quartos modernos, rooftop com vistas para o Mar do Caribe e restaurantes com o melhor dos ingredientes locais

Daniela Filomeno na piscina do Sofitel Santa Clara, um dos cantos mais especiais do hotel
Daniela Filomeno na piscina do Sofitel Santa Clara, um dos cantos mais especiais do hotel CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia Cartagena das Índias, Colômbia

Após passarmos pela entrada, somos recebidos com um jardim exuberante em estilo colonial rodeado de arcos que revela uma vegetação tropical e até sons de pássaros locais. A beleza deste momento é um prenúncio do que podemos ver e sentir ao longo da estadia no luxuoso Sofitel Legend Santa Clara, emblemático hotel em Cartagena das Índias, na Colômbia, destino da quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia.

Situado dentro da cidade amuralhada, Patrimônio Mundial da Unesco, na região do Barrio San Diego, a poucos metros do Baluarte de Santa Clara, de Las Bóvedas e com vista para o mar, o hotel foi originalmente construído como convento em 1621 para abrigar a Ordem das Clarissas, que ficou aqui por cerca de 240 anos, até 1861.

A construção então teve outras funcionalidades com o tempo: chegou a ser hospital de caridade, prisão, escola de belas artes e até faculdade de medicina. A transformação em hotel ocorreu na década de 1990, com a abertura do Sofitel em 1995 após anos de cuidadosos restauros.

Assim, hoje somos testemunhas de seus valores arquitetônicos coloniais e republicanos que se mantêm bem preservados. Ficar aqui vai além de experimentar uma Cartagena sofisticada: é como uma viagem no tempo.

As grossas paredes, que antigamente serviam como proteção, se misturam às varandas e aos corredores. São duas partes principais: um edifício colonial do século 17 que agora abriga restaurantes, bares e algumas suítes, e uma adição de estilo republicano do século 19, onde está a maioria dos quartos.

Encontro do moderno com o antigo

Ao todo são 125 quartos e 25 suítes, em que as acomodações variam de tamanho (de 26 m² a 216 m²), amenidades e vistas, podendo estar viradas para o jardim, para a cidade histórica ou ainda para o mar.

Se o lado de fora evoca o passado, então os interiores dos quartos nos transportam para um ambiente acolhedor e confortável com uso de tons claros e amenos nas paredes, nos jogos de cama e nos pisos.

Interiores do convento histórico estão preservados ao longo do hotel / Divulgação

O Sofitel Santa Clara, inclusive, é o único da América do Sul na categoria Legend do portfólio da Accor: são apenas outras quatro propriedades em todo o planeta, no Egito, na Holanda, no Vietnã e na China.

Os hotéis da categoria ficam em endereços emblemáticos e possuem características peculiares, como suítes principais com itens raros e importantes.

No Santa Clara, a suíte presidencial tem 147 m² e conta com obras do artista colombiano Fernando Botero, e foi decorado por sua filha, Lina Botero – o quarto elegante tem pintura original, coleção de livros pessoais e fotografias do artista.

Da piscina à cripta

Um dos pontos altos do hotel é sua piscina central, que nos oferece um mood relax com palmeiras em volta e é cercada por cabanas e espreguiçadeiras.

Também há um bar adjacente à piscina que nos serve um ceviche caprichado – a dica ainda é ter ao lado uma frozen margarita ou um Bloody Mary para nos refrescar.

Caso queira outros drinques, suba até o Botika, bar no rooftop do hotel com vistas panorâmicas para o Mar do Caribe. O local descontraído ganha agito extra ao cair da tarde, em que podemos experimentar uma gama de coquetéis com e sem álcool junto de música ao vivo e até aperitivos de churrasco.

De volta ao andar térreo, um dos cantinhos mais curiosos da propriedade é o El Coro Lounge Bar, local do antigo coro do convento. Aqui há uma pequena janela remanescente daqueles tempos onde as irmãs podiam ver um pouco do mundo exterior – vale lembrar que elas ficavam completamente enclausuradas e não podiam nem ver seus familiares após irem para o convento.

Interessante notar que tudo disposto na área colonial do hotel é original. Logo, uma caminhada pelos corredores é como fazer um tour histórico pela propriedade junto de seus mais de 400 anos de história – mordomos do hotel também oferecem passeios para conhecer o lugar que duram cerca de meia hora.

Outro ponto imperdível no lado colonial é a cripta, situada logo ao lado do lounge bar, a qual foi descoberta durante escavações no antigo convento. Reza a lenda de que esta parte do hotel inspirou o livro “Do Amor e Outros Demônios”, do ganhador do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, em que o livro baseia-se no Convento de Santa Clara.

Por falar no autor, há alguns trechos deste livro e de “Cem Anos de Solidão” espalhados em um corredor do hotel – mais uma homenagem à história do local e ao escritor.

Como todo bom hotel, não poderia faltar também um spa: sua grande área abrange cerca de oito salas de tratamento, sauna turca, solário e área para chá. Tratamentos com técnicas de cosmetologia francesa e tradições ancestrais de tratamentos holísticos são o foco do espaço.

Gastronomia

Além de toda a história e cantinhos charmosos, o hotel possui dois restaurantes que nos servem uma gastronomia apurada e pautada em sabores locais e internacionais.

Destaco o 1621, que faz uma conexão direta com o ano de fundação do convento e era a sala de jantar das irmãs. O restaurante tem um menu que se baseia na alta gastronomia francesa utilizando os melhores produtos locais – ratatouille, steak tartare, ceviche de robalo, carnes, peixes e frutos do mar e da estação entre as opções à la carte, em que há opção ainda de um menu degustação.

Já o Jardin Santa Clara fica localizado no pátio ao ar livre e é ideal para almoços sem pressa em um ambiente sereno. Sabores mediterrâneos se misturam aos pratos regionais. O café da manhã também é servido aqui e a dica é apostar na variedade de frutas deliciosas que existem por aqui.

O hotel como conhecemos hoje é também fruto de uma restauração de 2018, quando os restaurantes e quartos passaram por renovações. O Sofitel Santa Clara aparece atualmente como o primeiro colocado no ranking dos melhores hotéis da América do Sul pelos leitores da revista Condé Nast Traveller e também é um dos recomendados pelo Forbes Travel Guide 2023.

Sofitel Legend Santa Clara
Calle Del Trono 39-29, Bairro San Diego, NA, Cartagena, Colômbia
Tel.: (+57) 605 6504700
Reservas via site.