Temporada de neve: as novidades mais quentes de estações na Europa e EUA
À medida que o inverno se aproxima no Hemisfério Norte, o mapa da neve ganha novidades. Hotéis recém-inaugurados, mirantes com vistas de tirar o fôlego e novas pistas entram no radar dos destinos de esqui mais desejados do mundo

É difícil acreditar, mas o fim do ano já se aproxima. Depois de meses de calorão intenso, a parte de cima do mundo começa a sentir os termômetros baixando. Isso significa que o Hemisfério Norte se prepara para uma das minhas épocas favoritas: a temporada de neve.
Com ela, grandes novidades prometem agitar os principais resorts de esqui do mundo. Novos hotéis e adições mais do que bem-vindas nas montanhas vão incrementar a experiência nos destinos mais queridos dos amantes de neve.
Nesta temporada 2025-26, nomes inéditos abrem as portas e velhos ícones retornam ao jogo, desde clássicos reinventados nas Dolomitas, na Itália, até empreendimentos de luxo nos Estados Unidos. Os Jogos Olímpicos de Inverno 2026, que ocorrem ao mesmo tempo em Milão e Cortina d’Ampezzo, darão uma sacudida nas estações, com algumas subindo o nível em infraestrutura, pistas e acessos.
De Courchevel a Aspen, passando por Big Sky e Val Thorens, o turismo de montanha continua focando no bem-estar e nas experiências desenhadas, entregando um luxo alpino cada vez mais sedutor. Abaixo, confira meus destaques sobre novos hotéis e pistas na Europa e nos Estados Unidos, além de um calendário com datas de aberturas das montanhas:
Estações de esqui na França

Na França, o luxo alpino absoluto dá as caras em Courchevel. Na vila de Courchevel 1850, a mais alta e exclusiva, uma nova gôndola com cabines para até 10 pessoas vai facilitar nossa ida até o pico do setor Chenus, a 2.240 metros de altitude. Mais pessoas serão transportadas por hora com mais conforto, já que a gôndola anterior estava há mais de 50 anos em funcionamento.
Por falar em Courchevel 1850, ao menos duas estreias hoteleiras marcam a temporada. A partir de 19 de dezembro, podemos dar as boas-vindas ao Rosewood Courchevel Le Jardin Alpin, o primeiro da bandeira Rosewood como um resort de inverno. O hotel promete uma reinterpretação contemporânea do glamour da era dourada dos anos 1960.
Estão garantidas vistas panorâmicas dos alpes e experiência totalmente ski-in/ski-out, assim como gastronomia mediterrânea que mescla tradições francesas e italianas, além de uma unidade do spa Asaya, já consolidado nas proprieaddes Rosewood pelo mundo, incluindo São Paulo. Ao todo, serão 51 acomodações, entre as mais espaçosas de Courchevel, e três chalés para até oito pessoas, além de serviços de "ski concierge".

Outra novidade é o Maya Hotel Courchevel 1850, bem menor, com apenas 14 suítes e filosofia boutique. Entre as acomodações, duas são em parceria com a marca de cristais Lalique. No geral, materiais como madeira, pedra, bronze e metal nos entregarão sofisticação e conforto, tudo influenciado por toques japoneses. O hotel abre em 5 de dezembro. Vale lembrar que a marca já opera o badalado restaurante Maya Altitude, em Méribel.
Val Thorens, que também faz parte do Les Trois Vallées, a maior área esquiável interligada do mundo, entra nos destaques. O icônico Hôtel Pashmina Le Refuge completa uma década e volta com spa ao ar livre renovado, assim como um buffet de brunch redesenhado com espaço para aulas culinárias. O La Folie Douce, imbatível quando o assunto é festa e après-ski, ganhou um segundo terraço e ambientes maiores.
O teleférico Cime Caron, símbolo da área, retorna com cabines novas e restaura o acesso direto ao cume da montanha, a 3.200 metros de altitude. Além disso, a experiência Snow Kart Xperience permitirá descidas de kart na neve a três mil metros, no topo do Funitel de Péclet, sempre nas noites de quinta e sexta-feira.
Estações de esqui na Itália
No norte da Itália, as Dolomitas formam uma das mais bonitas cadeias de montanhas do mundo, incrementadas por vilarejos charmosos e tradição alpina incomparável. Nesta temporada, o destaque absoluto é a reabertura do lendário hotel Rosa Alpina, em San Cassiano, agora sob a bandeira Aman. Em 4 de dezembro, o Aman Rosa Alpina, com duas chaves Michelin, abre as portas para sua primeira temporada de inverno.
Dotado de um minimalismo chique com uso de madeiras claras e pedras naturais, o hotel tem 51 acomodações e, entre os novos aparatos, aparecem spa, salas de cinema privativas, programa de bem-estar inspirado nas montanhas e restaurantes reformulados, como um grill italiano, um japonês, bar, lounge de charutos e biblioteca de vinhos. Embora não seja ski-in/ski-out, o hotel conecta-se à estação de Alta Abadia e um transfer levará hóspedes ao teleférico da vila.

Em Cortina d'Ampezzo, outro ícone volta à cena: o histórico hotel Ancora Cortina, do século XIX, renovado pelo empresário Renzo Rosso, fundador da marca Diesel. No coração da comuna, a 300 metros do teleférico Faloria, o hotel boutique de pouco mais de 30 acomodações recebeu uma injeção de sofisticação, com madeira alpina e mármore, além de tetos pintados à mão e móveis em seda-veludo. Faz parte da coleção Leading Hotels of the World e, além do terraço, possui um espaço social tipo “speakeasy” para música e coquetéis.
Também em Cortina, a luxuosa coleção de hotéis The Pavilions anunciou a estreia do The Firtst Cortina para o fim do ano. A reforma tem dado uma nova cara ao histórico Splendid Hotel Venezia, reposicionando-o como um hotel boutique que mantém madeiras originais. Ainda não há uma data certa de abertura. Para ficarmos de olho!
Em Val Gardena, o cinco estrelas Granvara Relais & SPA, um dos mais desejados da região, tem como novidade três chalés de 120 metros quadrados. Cada um tem dois andares e um janelão que enquadra as montanhas e a natureza ao redor.
Já a marca Casa Cook desembarcou na comuna de Madonna di Campiglio para sua primeira temporada de inverno. Com propriedades somente para adultos na Grécia e no Egito, o novo hotel no centro do vilarejo tem 50 quartos e acesso direto às montanhas, tudo recheado por uma atmosfera jovem.
Estações de esqui nos Estados Unidos

Do outro lado do Atlântico, as montanhas dos Estados Unidos não fogem à regra. Para começar, Aspen, destino de luxo cobiçado por brasileiros no Colorado, terá novas gôndolas na estação de Elk Camp, no vilarejo de Snowmass. Serão mais rápidas, ajudando no fluxo. Lá em cima, o restaurante Elk Camp abirará novo deque para 120 lugares.
Também vale ficar de olho na nova temporada do restaurante Eleven212, aberto no ano passado com muito agito de DJs em meio às vistas da Elk Mountain. Na área de West End, perto do centro de Aspen, um novo hotel boutique abre as portas em fevereiro de 2026: o White Elephant Aspen, com 54 acomodações, duas jacuzzis externas, piscina aquecida e restaurante de sushi e frutos do mar.
Ainda no Colorado, a cidade de Keystone se prepara para receber o Kindred Resort, com abertura programada para dezembro. Serão 107 quartos e acesso direto às pistas de esqui, além de spa, piscina e banheiras de hidromassagem.
Em Big Sky, no estado de Montana, a grande novidade é a chegada do One&Only Moonlight Basin, que abre em novembro e marca a estreia da bandeira nos Estados Unidos. Estão à nossa disposição mais de 70 acomodações, além de 19 espécies de chalés contemporâneos. Podemos esperar por janelões para as montanhas, gastronomia que vai de grill japonês a clube après-ski, e acesso direto à área esquiável por meio de uma gôndola privada, que conecta o resort à base da montanha.

No cume da montanha Lone Peak, um inédito mirante de dois andares, inteiro de vidro, será aberto em 20 de dezembro, nos oferecendo vistas privilegiadas para os picos nevados de Big Sky. Batizado de Kircliff, fica a incríveis 3.375 metros de altitude.
Já Deer Valley, em Utah, praticamente dobrou de tamanho em relação à temporada passada, com sete novos teleféricos, incluindo o East Village Express, que liga a base no East Village ao topo do resort em 15 minutos. Ao todo, Deer Valley passará a ter mais de 200 pistas (com 80 novas) e mais de 1.700 hectares de área esquiável.
Por fim, em Park City Mountain, também em Utah, uma nova gôndola de 10 lugares abrirá em Canyons Village a partir de 21 de novembro, levando visitantes até o restaurante de altitude Red Pine Lodge.
Início da temporada nas principais estações e montanhas para 2025-26:
França
- Val Thorens: 22 de novembro;
- Val d'Isère: 29 de novembro;
- Courchevel: 5 de dezembro;
- Méribel: 6 de dezembro;
- Chamonix: 20 de dezembro, com lifts em datas anteriores.
Itália
- Madonna di Campiglio: 28 de novembro;
- Alta Abadia: a partir de dezembro;
- Val Gardena: primeiro fim de semana de dezembro.
Suíça
- Zermatt: 29 de novembro, com certas pistas em 6 de dezembro;
- Verbier: 6 de dezembro;
- Gstaad: maioria dos setores de esqui em 20 de dezembro.
Estados Unidos
- Vail: 14 de novembro;
- Park City Mountain: 21 de novembro;
- Aspen: 27 de novembro (Aspen Mountain e Snowmass); 13 de dezembro (Buttermilk e Highlands);
- Big Sky: 27 de novembro;
- Jackson Hole: 28 de novembro;
- Deer Valley: 1º de dezembro.


