Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Erdogan diz que reunião em Istambul pode abrir caminho para conversas entre líderes

    Negociadores de Rússia e Urânia já iniciaram discussões desta terça-feira (29) sobre os rumos da guerra

    Tuvan Gumrukcuda Reuters

    Negociadores russos e ucranianos iniciaram conversas em Istambul nesta terça-feira (29), e o presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que o progresso pode abrir caminho para uma reunião dos líderes de ambos os países, já que chegou a hora de resultados concretos.

    Em um discurso televisionado aos negociadores antes de suas primeiras discussões em mais de duas semanas, Erdogan pediu um cessar-fogo imediato na guerra que começou no mês passado quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

    “Cabe aos dois lados parar esta tragédia. Alcançar um cessar-fogo e paz o mais rápido possível é para o benefício de todos. Acreditamos que entramos em um período em que são necessários resultados concretos das negociações”, disse ele.

    A embaixada ucraniana em Ancara disse que os chefes das delegações iniciaram conversas e as discussões seguiriam entre todas as delegações. Segundo a televisão ucraniana, a reunião começou sem aperto de mãos entre os negociadores.

    O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que a meta mais ambiciosa da Ucrânia nas negociações na Turquia nesta semana é concordar com um cessar-fogo. Um alto funcionário dos Estados Unidos disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não parece pronto para fazer concessões para acabar com a guerra.