Enem 2021: Inep divulga gabarito oficial da prova

Questão referente à Copa do Brasil do caderno de matemática foi anulada

Foto ilustrativa do Enem.
Foto ilustrativa do Enem. LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Raphael CoracciniDouglas Portoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta quarta-feira (1º), o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As respostas estão disponíveis no site do Ministério da Educação.

O gabarito permite apenas a conferência das respostas. O Ministério da Educação (MEC) afirmou, nesta semana, que os resultados da prova serão divulgados apenas no dia 11 de fevereiro. Na data , os participantes poderão consultar o boletim com as notas individuais em cada prova, nas disciplinas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A nota da redação também será publicada apenas no dia 11 de fevereiro.

Porém, com o gabarito já é possível verificar o número de respostas corretas assinaladas durante a prova.

Questão anulada

Uma questão da prova de matéria referente à Copa do Brasil, na prova de matemática foi anulada. Segundo o Inep, a situação não compromete a nota dos participantes.

Isso acontece porque o cálculo estatístico utilizado na prova do Enem “considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.”

Confira o número da questão em cada caderno:

  • Caderno amarelo: questão 178
  • Caderno azul: questão 138
  • Caderno cinza: questão 155
  • Caderno rosa: questão 157
  • Caderno laranja e verde: questão 178

Números deste ano

No primeiro dia de Enem, os alunos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.

segunda etapa do exame foi realizada neste domingo (28) e teve 70,1% de presença dos inscritos. As provas aplicadas foram de matemática e ciências da natureza.

O Enem impresso foi realizado em 11.074 locais em 1.747 municípios, com mais de 460 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, entre coordenadores estaduais, municipais, aplicadores, corretores de redação e supervisores.

A versão digital da prova envolveu mais de 17 mil pessoas na realização das provas. O exame nesse formato foi aplicado em 831 locais de prova em 99 municípios.

Tema da redação

Sempre um debate à parte, o tema da redação de 2021 seguiu a tendência de abordar temas sociais: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Segundo especialistas ouvidos pela CNN, o tema acabou desmobilizando as opiniões que sugeriam que o Enem seria marcado por interferências do ponto de vista político.

As especulações aumentaram depois que o presidente Jair Bolsonaro disse que, a partir deste ano, a prova começaria “a ter a cara do governo“.

Com informações de Giovanna Galvani, Isabella Faria e Anna Gabriela Costa

Mais Recentes da CNN