Doria e Virgílio dizem que prévias terminam até domingo (28)

O governador de São Paulo João Doria se colocou a favor do uso de um novo aplicativo para dar sequência à votação

Raphael Coraccinida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Os pré-candidatos João Doria (SP) e Arthur Virgílio (AM) afirmaram, na tarde desta terça-feira (23) que as prévias do PSDB serão concluídas até domingo (28).

Doria e Virgílio, que estiveram mais uma vez lado a lado, seguem a posição da presidência do PSDB, divulgada ontem, de que o processo será concluído em até uma semana depois do prazo estipulado inicialmente.

O ex-prefeito de Manaus afirma que o resultado sairá domingo ainda que tenha “esperneio”. “Ninguém vai deter as prévias”.

Já o governador de São Paulo foi taxativo ao falar sobre a data final das prévias, e avaliou como domingo o “prazo limite”.

Em pronunciamento na segunda-feira (22), o pré-candidato Eduardo Leite, afirmou que “não há acordo” sobre a conclusão da votação das prévias e disse que a nota emitida pela direção do partido estava equivocada.

“A gente está diante de um impasse. A nota [divulgada pelo PSDB] está equivocada. […] Não houve esse acordo, até porque não se tem acordo sobre uma ferramenta que não se conhece”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul.

Aplicativo de votação

O governador de São Paulo disse que sua preferência era de votação apenas “por urnas” e criticou também o voto qualitativo, mas que concordou para evitar cisão. “Cedemos ao longo dos últimos meses, desde a questão do voto que vale um voto, e isso foi alterado. Depois, com a utilização de aplicativo”, disse.

Apesar da crítica, Doria se colocou “favorável à nova tecnologia” para a continuação das prévias ao falar sobre a migração da votação para um novo aplicativo, operado por uma empresa privada, contratada nesta terça-feira pelo PSDB, que pode vir a substituir o aplicativo que teve problemas na votação de domingo (21).

A presidência do PSDB ainda não descartou o uso do aplicativo usado inicialmente e espera a conclusão de testes para tomar uma decisão sobre qual tecnologia será usada.

Doria disse ainda que o aplicativo novo terá sua implementação “completamente concluída” até o domingo, o que viabilizaria a conclusão do processo no mesmo dia.

Mais Recentes da CNN