Projeto proibirá descontos em aposentadorias do INSS, afirma relator

Segundo o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), cerca de 9 milhões de beneficiários podem ter sido vítimas de fraudes

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O Projeto de Lei 1546/2024, em tramitação na Câmara dos Deputados, pretende proibir descontos de mensalidades de entidades associativas e sindicais em benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em entrevista à CNN, o relator da matéria, deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), disse que há uma estimativa de que aproximadamente 9 milhões de beneficiários do instituto possam ter sido vítimas de fraudes, com prejuízos que ultrapassam R$ 6,4 bilhões.

Segundo o relator, as irregularidades envolvem desde sindicatos e associações até empresas funerárias que realizavam descontos indevidos nas contas de aposentados e pensionistas.

“Precisamos tomar uma medida. E a medida é impedir que o INSS continue fazendo isso. Quem quiser pagar o sindicato, quem quiser pagar a associação, que o faça por boleto”, disse o parlamentar.

A proposta prevê mecanismos para a devolução dos recursos desviados e estabelece punições mais severas para os fraudadores, incluindo a tipificação criminal das condutas e a possibilidade de confisco de bens dos envolvidos nas fraudes.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.