Últimas da Covid-19: Brasil é 67º no ranking da vacina; mortes passam de 545 mil

As notícias mais importantes sobre a pandemia desta quarta-feira (21)

Lucas Rocha, da CNN, em São Paulo
21 de julho de 2021 às 19:09 | Atualizado 21 de julho de 2021 às 19:10
Vítima de Covid-19 é enterrada em cemitério no Rio de Janeiro
Vítima de Covid-19 é enterrada em cemitério no Rio de Janeiro
Foto: Jorge Hely - 25.jun.2021/Framephoto/Estadão Conteúdo

O Brasil permanece em 67º lugar no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira (21), na relação a cada 100 habitantes. Nas últimas 24 horas, o país registrou 1.424 mortes e 54.517 novos casos da doença, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com a atualização, o país passa a ter 545.604 mortes e 19.473.954 casos. Nesta quarta-feira, apenas um estado, Goiás, operou com taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 acima de 80%. O índice foi de 84,65%. Saiba mais.

Brasil tem 1.424 mortes por Covid-19 em 24 h; total passa de 545 mil óbitos

O país registrou, nesta quarta-feira, 1.424 mortes e 54.517 novos casos de Covid-19, segundo dados apresentados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) referentes às últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país já soma 545.604 mortes e 19.473.954 de infectados pelo novo coronavírus. Leia mais.

Painel da Vacina: Brasil segue em 67º no ranking global e é 4º no total de doses

O Brasil está em 67º lugar no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira (21), na relação a cada 100 habitantes. O país, que iniciou a vacinação há mais de cinco meses, já esteve na 56ª posição desse ranking e chegou a descer para a 70º – e nas últimas semanas estava em 68º lugar. Leia mais.

Ocupação de UTI para Covid-19 está acima de 80% em apenas um estado brasileiro

Segundo levantamento feito pela CNN, apenas o estado de Goiás permaneceu com taxa de ocupação acima de 80% nesta quarta-feira (21). O índice registrado foi de 84,65%. Entre as capitais, apenas três cidades operam com ocupação acima de 80%, incluindo Rio de Janeiro, com 91%, Porto Alegre com 80,67%, e Teresina, que está com a capacidade máxima. Leia mais.

Estado de SP tem 288 cidades sem mortes por Covid-19 na última semana

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou nesta quarta-feira (21) que dos 645 municípios do estado, 288 não registraram mortes por Covid-19 na última semana. O dado representa 44% das cidades de todo o estado – novas mortes não ocorreram entre os dias 14 e 21 de julho. Leia mais.

Primeiro ano da pandemia levou 172 mil alunos a deixarem a escola no Brasil

Só no primeiro ano da pandemia do coronavírus, mais de 172 mil alunos, entre seis e 17 anos, abandonaram ou deixaram de frequentar a escola no Brasil. Um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), concluído em novembro de 2020, monitorou o comportamento dos estudantes latinos e caribenhos diante do fechamento das unidades escolares e da adoção do sistema de ensino a distância. Na realidade brasileira, o número de crianças e adolescentes fora da sala de aula subiu em 12% nesse período. Leia mais.

Dominância da cepa Gamma no Brasil pode impedir proliferação de outras variantes

Especialistas estudam a hipótese de que a ampla disseminação de uma variante possa, de forma natural, criar uma espécie de “barreira biológica” e dificultar, ou até mesmo impedir, a invasão e proliferação de outras variantes. Pode ser o caso da variante Gamma (também chamada P.1 e identificada inicialmente em Manaus), que é a variante predominante em circulação no Brasil. Leia mais.

Queiroga defende vigilância e diz que variante foi descoberta com antecedência

Mesmo sem testagem em massa, o Ministério da Saúde considera que a vigilância sanitária, durante a pandemia, vem funcionando apenas com a vacinação. Para tanto, Marcelo Queiroga, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, deu como exemplo o caso da variante Delta, de origem indiana. Leia mais.

Fiocruz afirma que todas as vacinas protegem contra as variantes atuais do coronavírus

A pneumologista e pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Margareth Dalcomo afirmou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira, que todas as vacinas contra a Covid-19 disponíveis protegem contra as variantes atuais do vírus. Leia mais.

Cinco atletas olímpicos testam positivo para a Covid-19 e estão fora dos jogos

As Olimpíadas tiveram mais cinco baixas por conta da Covid-19. Entre eles está a skatista holandesa Candy Jacobs, que testou positivo para o novo coronavírus no Japão. Em suas redes sociais, Jacobs se disse de “coração partido” porque “apesar de ter feito tudo” ela não conseguiu evitar a infecção. Leia mais.

SP planeja ampliar horários de parques quando atingir 80% com a 1ª dose

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (21) que pretende ampliar o horário de funcionamento de parques municipais e clubes esportivos assim que a capital paulista atingir o índice de 80% de vacinados com a primeira dose, considerando a população elegível. De acordo com a medida, os parques deverão permanecer abertos até as 22h. Na fase atual, os locais funcionam com horário restrito que varia entre 6h e 18h. Leia mais.

Brasil receberá 1 milhão de vacinas Covid pelo Covax nesta quarta, diz Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) anunciou que um novo lote de 1.036.800 vacinas contra Covid-19 vindas pelo consórcio Covax Facility devem chegar ao Brasil nesta quarta-feira (21). As vacinas serão da fabricante AstraZeneca/Oxford. Outras doses devem ser enviadas ao país ao longo das próximas semanas, segundo a Opas. Leia mais.

Indonésia se torna epicentro da crise de Covid-19 da Ásia

A Indonésia, lar de cerca de 270 milhões de pessoas, se tornou o novo epicentro da pandemia na Ásia, relatando mais casos e mortes diárias do que a Índia duramente atingida, enquanto uma segunda onda devastadora rasga o arquipélago. Com dezenas de milhares de infecções sendo registradas diariamente, os especialistas dizem que o sistema de saúde do país pode ser levado à beira do desastre se a propagação do vírus continuar inabalável. Leia mais.

EUA prorrogam fechamento de fronteiras terrestres com o México e Canadá

As fronteiras terrestres dos Estados Unidos com o Canadá e o México permanecerão fechadas para viagens não essenciais até pelo menos 21 de agosto, informou o Departamento de Segurança Interna dos EUA nesta quarta-feira. Leia mais.

França: Variante Delta se tornou dominante no país, diz primeiro-ministro

A variante Delta do coronavírus, originária da Índia, é agora a variante majoritária que circula na França, disse o primeiro-ministro francês, Jean Castex, na quarta-feira. Castex disse à televisão TF1 que as principais medidas tomadas para combater a quarta onda de infecções no país foram decididas por uma reunião de gabinete do governo. Leia mais.

Índia registra 3.998 mortes por Covid-19, maior número de mortes em um mês no país

A Índia registrou 3.998 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (21), o maior número de mortos em um mês no país. O número foi revisado depois que seu estado mais rico fez uma recontagem de mortes por Covid-19, de acordo com o ministério da saúde indiano. Leia mais.