Confira bares que abriram no Rio de Janeiro em 2025

De botequins a bares secretos, boemia carioca ganhou endereços no último ano que atendem a diferentes estilos e gostos

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Cardápio-Brejo Bar-Lipe Borges
No Flamengo, Brejo Bar é um boteco contemporâneo; as comidas para compartilhar são destaque no menu  • Lipe Borges
Compartilhar matéria

Poucas cidades são tão conhecidas por sua boemia quanto o Rio de Janeiro. E a boa notícia para quem gosta de explorar o destino além das praias é que, a cada ano, o mapa etílico carioca ganha novos pontos de interesse. Em 2025, diferentes regiões da cidade receberam aberturas que foram do botequim clássico repaginado aos bares de perfil mais autoral.

Entre mesas espalhadas pelas calçadas, balcões disputados e salões que convidam a curtir o momento sem pressa, esses novos endereços refletem formas diversas de beber, comer e ocupar a cidade. Há bares-restaurantes que apostam em cardápios criativos, lugares animados com programação musical, botecos que não deixam o tradicional de lado, casas dedicadas à coquetelaria contemporânea e até bares secretos.

Abaixo, confira algumas das aberturas que aconteceram ao longo de 2025 no Rio de Janeiro: 

1. Blue Blazer

Mixologista Lelo Forti preparando um drinque no Blue Blazer, em Botafogo • Fabio Wright
Mixologista Lelo Forti preparando um drinque no Blue Blazer, em Botafogo • Fabio Wright

O Blue Blazer é um bar de coquetelaria ideal para quem quer explorar a cena de drinques autorais. A casa é comandada pelo mixologista Lelo Forti, conhecido por sua trajetória na coquetelaria carioca e por projetos anteriores, como o extinto Mixxing Bar. Inspirado nos speakeasies americanos da época da Lei Seca, o bar ocupa uma sobreloja discreta em Botafogo e aposta em um ambiente de luz baixa e clima retrô, com balcão de madeira como protagonista.

A carta reúne mais de 200 rótulos, incluindo destilados clássicos e bebidas raras. Entre as opções estão o Hanky Panky e o Old Fashioned, feito com bourbon, Angostura, torrão de açúcar e cereja italiana macerada. Os bartenders da casa também preparam outros clássicos, como o Mint Julep; o Gibson, variação do dry martini servido com cebolinha em conserva no lugar da azeitona; e o Old Pal. Um dos destaques do menu é o Blue Blazer, drinque do século XIX preparado com técnica que envolve fogo.

O bar ainda oferece opções de comidinhas alinhadas à proposta, como o hot dog francês servido no croissant com queijo gruyère e mostarda e ceviche com peixe branco, caju, brotos de beterraba e milho peruano.

Blue Blazer: Rua Álvaro Ramos, 11 (sobreloja), Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 96882-1073 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 18h à 0h; sexta, das 18h à 1h; sábado, das 19h à 1h; fechado aos domingos, segundas e terças / Mais informações no Instagram.

2. Deja Vu

O Deja Vu é um bar de vinhos e café inaugurado no bairro da Glória, com proposta de funcionar como um ponto de vinho acessível e oferecendo coquetéis clássicos e autorais, assim como diferentes tipos de café e comidinhas em um ambiente com estética retrô. A carta de vinhos reúne rótulos com faixas de preço acessíveis, com taças a partir de R$ 16.

Na cozinha, o bar serve petiscos e pratos com influências contemporâneas, como canapés de diferentes sabores; carpaccio de atum com figo e noz-pecã; burrata; bolinho de arroz; sanduíches criativos, entre outros. O ambiente tem cerca de 48 lugares, entre salão interno e mesas na calçada, e conta ainda com uma pequena seleção de livros de arte, reforçando a proposta cultural do espaço.

Deja Vu: Rua do Russel, 344, Glória, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: quarta das 18h às 23h30; quinta e sexta, das 18h à 0h30; sábado, das 15h à 0h30; domingo, das 15h às 22h30; fechado às segundas e terças / Mais informações no Instagram.

3. 111 Music Bar

111 Music Bar é inspirado em bares japoneses onde a música é o foco da experiência • Rodrigo Azevedo
111 Music Bar é inspirado em bares japoneses onde a música é o foco da experiência • Rodrigo Azevedo

O 111 Music Bar abriu em Copacabana como novo projeto de Menandro Rodrigues, também à frente do Haru Sushi e do UMAI Omakase. A proposta é funcionar como um music bar de audição, inspirado em bares japoneses onde a música é o foco da experiência.

A carta de drinques é assinada por Leonardo Santos e reúne coquetéis autorais e clássicos com influências nipo-brasileiras, além de bebidas já conhecidas do Haru. Também há uma carta extensa de saquês. O cardápio, criado por Menandro e por Thiago Ferrer, segue a linha dos outros restaurantes do grupo, com destaque para peixes da costa brasileira. Há opções de snacks, entradas, sandōs e sets de sushi e sashimi.

O projeto arquitetônico revela um espaço intimista, com mesas e sofás e capacidade para 80 pessoas. O bar conta com curadoria musical de Danny Dee (Estúdio Rastro) e sistema de som tridimensional voltado para audições de álbuns completos, sem pista de dança. A programação percorre clássicos da música brasileira e internacional.

111 Music Bar: Rua Raimundo Corrêa, 10 – 3º andar, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 98715-1119  / Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 18 à 0h; fechado aos domingos e segundas / Mais informações no site.

4. Destilaria Maravilha

A Destilaria Maravilha abriu as portas no Centro, na Rua do Senado, eleita a mais descolada do mundo. O local integra a produção artesanal de destilados com serviço de bar e música. É um dos poucos espaços na cidade onde cachaça, gim e vodca são produzidos no próprio alambique, que fica visível ao público. O ambiente ocupa um sobrado histórico com parede de tijolos aparentes e decoração com elementos brasileiros e neoclássicos. A atmosfera tende a ficar animada à medida que a noite avança, com programação de DJs.

A carta de drinques é centrada nos destilados feitos ali, com opções como Gin Basil Smash e Fitzgerald, além de doses puras diretamente do alambique. O menu de comidas traz petiscos e pratos como crudo de atum, steak tartare com gema trufada e carpaccio de polvo.

Destilaria Maravilha: Rua do Senado, 53, Centro, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 18h às 2h; sábado, das 16h às 2h; fechado de domingo a quarta-feira / Mais informações no Instagram.

5. Chopperia Botafogo

A Chopperia Botafogo chegou no bairro de mesmo nome oferecendo brasa alta e chope gelado. A proposta da casa é revisitar a tradição das choperias cariocas e dos braseiros populares. No cardápio estão desde petiscos clássicos, como linguiça na brasa, pastéis e pães de alho, até pratos mais fartos, como picanha na brasa com acompanhamentos.

Recentemente, o bar passou a oferecer almoço executivo, servido de terça a sexta, das 12h às 15h. O cardápio inclui pratos individuais no formato prato-feito, opções para dividir e executivos servidos na baixela, com foco em carnes na brasa. Entre as novidades estão os filés à cavalo e à Oswaldo Aranha.

Chopperia Botafogo: Rua Sorocaba, 585, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: terça a quinta, das 12h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h às 20h / Mais informações no Instagram.

6. Merci Bar Secreto

O Merci Bar Secreto é um speakeasy que abriu as portas dentro do Loire Bistrô, no Vogue Square Shopping, na Barra da Tijuca. O conceito é inspirado nos tradicionais bares secretos: a entrada acontece de forma discreta, e o ambiente interno é intimista, com luz baixa e atmosfera que combina bar, gastronomia e programação musical. Operando como bar e restaurante, há pista de dança e agenda de DJs, que fazem a transição do jantar para uma noite mais animada.

A carta de bebidas inclui coquetéis autorais e clássicos, além de vinhos selecionados. O cardápio reúne pratos de influência francesa, mediterrânea e oriental, com opções para compartilhar, massas, crudos e pizzas.

Merci Bar Secreto (Vogue Square): Avenida das Américas, 8585, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 98777-0123 / Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 19h à 1h; quinta a sábado, das 19h às 2h; domingo, das 19h às 23h / Mais informações pelo site.

7. Miudinho

Menu do Miudinho gira em torno de comida descomplicada para compartilhar • Tomás Rangel
Menu do Miudinho gira em torno de comida descomplicada para compartilhar • Tomás Rangel

O Miudinho está localizado na Tijuca, próximo ao Maracanã, com a proposta de funcionar como um boteco informal, focado em espetinhos e petiscos em clima descontraído de bairro. O espaço tem mesas, balcão e área externa, funcionando como ponto para happy hour, encontros entre amigos e esquenta em dias de jogo.

Além de cervejas, a carta de bebidas inclui batidas e drinques, que foram desenvolvidos a partir de visitas à Aldeia Marakanã, espaço de resistência indígena no Rio. Dos conhecimentos, nasceu, por exemplo, o Marakanã, que leva tiquira (destilado de mandioca), paratudo (aperitivo de raízes e ervas), sour mix e cumaru. No cardápio, o foco está nos espetinhos preparados na brasa, além de petiscos variados e pequenas porções pensadas para acompanhar cervejas e drinques. A proposta gira em torno de comida servida em formato de boteco.

Miudinho Bar: Rua Visconde de Itamarati, 115, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 17h à 0h; sexta, das 17h à 1h; sábado, das 14h à 0h; domingo, das 14h às 21h; fechado às segundas e terças / Mais informações no Instagram.

8. Brejo Bar

Aberto no Flamengo, na Travessa dos Tamoios, rua que se consolidou como polo gastronômico da região, o Brejo Bar é comandado pelas sócias Priscila Continentino e Vanessa Nascimento. O local se apresenta como um boteco contemporâneo, de clima informal, com foco em comida para compartilhar, drinques autorais e programação musical.

A carta de bebidas é assinada pela mixologista Laura Paravato e traz drinques autorais batizados com nomes de mulheres brasileiras, além de clássicos, batidas, caipirinhas, vinhos, cervejas e destilados. Já o cardápio é assinado por Priscila e reúne receitas autorais com referências brasileiras e internacionais.

Entre os petiscos e pratos estão a saladinha crocante oriental, batatonese de frutos do mar, ovos marinados, jiló empanado, pastel de carne, torresmo de barriga com picles de maxixe, milanesa de porco, vinagrete de polvo; e opções vegetarianas e veganas, como o BaianoBrejo, feito com banana-da-terra e vatapá. A casa também serve sanduíches, como o de couve-flor grelhada com homus e o de camarão com dill. O bar é pet friendly, com um prato específico para os animais de estimação no menu.

Brejo Bar: Travessa dos Tamoios, 7, loja E, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (11) 99914-7300 / Horário de funcionamento: quarta a sexta, das 16h à 0h; sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 23h; fechado às segundas e terças / Mais informações no Instagram.

9. Conserva Bar

O Conserva Bar abriu as portas em Copacabana destacando a “comida de palito”, para comer com as mãos, assim como cerveja gelada e drinques que celebram a brasilidade. Entre petiscos frios e quentes, destacam-se o mix de frios (queijo, salame, tremoços); escabeche de sardinha quente; espetinho de queijo com bacon; torresminho de barriga; além de diversas opções de sanduíches, empadão de palmito e escondidinho de carne de sol com aipim.

O local ainda tem coquetelaria brasileira e seção de conservas etílicas, que levam vermutes e diferentes destilados. O Conserva Bar também funciona aos fins de semana com almoço e feijoada, ampliando o horário de abertura durante o dia, e costuma ter happy hour com promoções de caipirinhas no fim da tarde.

Conserva Bar: Avenida Prado Júnior, 281, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 17h à 0h; sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 21h / Mais informações no Instagram.

10. Salva Bar

Para quem quiser dar uma passadinha em Salvador sem sair do Rio de Janeiro, o Salva Bar é o destino certo. Abriu em Botafogo como um bar-restaurante que traz interpretações da culinária baiana pelas mãos do chef Fabrício Chagas, com música e arte integradas ao ambiente. O espaço tem três andares: o térreo tem clima praiano e cadeiras de praia; o mezanino remete à cultura do interior da Bahia; e o terraço tem programação musical e DJs.

A carta de bebidas inclui coquetéis autorais com ingredientes brasileiros, como o Quixaba (cachaça, cordial de acerola, tabasco e bitter de laranja) e o Se Pique (vodca, vermute dry e cordial de abacaxi com coentro), além de batidas e caipirinhas.

O cardápio combina sabores da Bahia com receitas contemporâneas. Entre os petiscos e entradinhas há opções como tiradito de peixe com molho de cajá; tartar de carne de sol com aioli de manteiga de garrafa e casquinha catada de siri; além de caldinho de sururu. Nos principais figuram bobó de camarão para duas pessoas, peixe frito e moquecas em versões variadas. De terça a sexta, a casa oferece menu executivo.

Salva Bar: Rua Visconde de Caravelas, 89, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: terça, das 12h às 16h e das 19h à 23h; quarta a sábado, das 12h às 16h e das 18h à 1h; a domingo, das 12h às 18h; fechado às segundas / Mais informações no Instagram.

11. Butiá Bar

O Butiá Bar é um bar e restaurante focado em brasilidades que nasceu de um grupo de amigos com menu informal, comida para compartilhar, drinques e programação musical. O cardápio traz petiscos, pratos para dividir e opções principais com sabores brasileiros, além de drinques autorais e clássicos.

A programação do Butiá inclui música ao vivo, DJs e samba em dias específicos. A casa também promove brunch aos domingos, com atendimento em período estendido pela manhã e início da tarde.

Butiá Bar: Rua Santo Amaro, 158, Glória, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 97143-8222 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: quarta, das 18h à 0h; quinta e sexta e sábado, das 18h à 1h; aos domingos, brunch das 9h às 14h e bar das 15h às 21h / Mais informações no Instagram.

12. Mio Boteco

O Mio Boteco é um boteco de inspiração italiana no Leblon que propõe unir a cozinha clássica da Itália ao espírito informal do botequim carioca. Funciona como bar e restaurante, com clima descontraído e mesas internas e externas. A casa promove apresentação de jazz às quintas. A carta de bebidas acompanha a proposta da casa, com vinhos, coquetéis, chope e opções que funcionam tanto para harmonizar com a comida quanto para o consumo casual de bar.

No cardápio, o público encontra massas artesanais, receitas tradicionais da culinária italiana e releituras com perfil de boteco, além de entradas e petiscos. Entre os destaques estão preparações como nhoque, polpetone, massas com molhos clássicos e sobremesas como tiramisù.

Mio Boteco: Avenida Ataulfo de Paiva, 1240, Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 96600-7263 / Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 12h à 0h; quinta a sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h à 0h / Mais informações no Instagram.

13. O Bar Saudade

O Bar Saudade fica em Botafogo e une clima de botequim com bebida gelada. De terça a sexta, o local oferece três opções de pratos-feitos no menu executivo. Aos fins de semana, as sugestões de pratos principais são: picadinho de mignon; rabada e polenta; e frango e milho.

No cardápio há petiscos e entradas como coração com nirá e casquinha de siri servida em cones de harumaki, além de outros itens da vitrine e pratos pensados para compartilhar, como gyoza de wagyu; kafta; empadinhas, pastéis, entre outros.

Bar Saudade: Rua da Matriz, 54, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 96725-5928 / Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h à 0h; almoço de terça a sexta, das 12h às 17h / Mais informações no Instagram.

14. Baixaria

Baixaria está localizado no coração do Baixo Botafogo • Divulgação
Baixaria está localizado no coração do Baixo Botafogo • Divulgação

No coração do Baixo Botafogo, o Baixaria chega como um "pé-limpo assumido", daqueles que não pedem licença para ocupar a calçada, com clima informal. Aberto em outubro, o bar aposta no humor, na simplicidade e em um clima democrático para curar, como eles mesmos brincam, as baixarias da vida cotidiana. A ideia é ser ponto para qualquer hora: do almoço ao chope que se estende pela noite.

Os drinques autorais com frutas, borbulhantes e ingredientes brasileiros dividem a atenção com o chope cremoso, como manda os bares de bairro. No cardápio, a cozinha conversa com o espírito botequeiro. O bolovo de rabada aparece como assinatura da casa. Sanduíche de rosbife, focaccia com creme de ricota, abobrinha e sementes de abóbora estão no cardápio. Todos os dias, o local oferece diferentes opções de pratos para o almoço.

Baixaria: Rua Voluntários da Pátria, 01, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 98295-0835 / Horário de funcionamento: terça e quarta, das 12h à 0h; quinta, das 12h à 1h; sexta, das 12h às 2h; sábado, das 13h à 1h; domingo, das 13h à 0h / Mais informações no Instagram.

15. Jurubeba Bar

Comandado pelo chef Elia Schramm, Jurubeba abriu em janeiro de 2025 e traz clássicos da boemia • Rodrigo Azevedo
Comandado pelo chef Elia Schramm, Jurubeba abriu em janeiro de 2025 e traz clássicos da boemia • Rodrigo Azevedo

Aberto em janeiro de 2025 em Botafogo, o Jurubeba funciona como um boteco carioca, combinando comida raiz, chope gelado e drinques autorais com referências brasileiras. O bar é um projeto dos sócios Elia Schramm e Flávio Gomes, que apostam em um espaço informal, com mesas na calçada e funcionamento tanto de dia quanto de noite.

Para beber, além do chope, o Jurubeba tem uma carta de drinques autorais assinada por Paula Diniz, com receitas que utilizam ingredientes brasileiros, como jurubeba, cachaça, catuaba e ervas. Entre os destaques estão os autorais Flor de Jurubeba e o Galo Jurubeba, além das batidas de diferentes sabores.

O cardápio é centrado em petiscos e porções de boteco. Entre os destaques estão a moelinha ferrugem, a batata de Marechal com linguiça e ovo, além de sanduíches como o Copacabronx, de pernil, e o Oswaldinho, de rosbife. Durante o dia, o bar funciona também com menu de almoço, que inclui pratos-feitos fixos e sugestões do dia.

Jurubeba Bar: Rua Real Grandeza, 196, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: terça, das 17h à 0h; quarta a sábado, das 12h às 0h; domingo, das 12h às 19h; fechado às segundas / Mais informações no Instagram.

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais