Festa do Imigrante reúne comidas típicas e artesanato de 40 países em SP

Evento ocorre nos dias 27 e 28 de setembro com oficinas e apresentações musicais

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Festa do Imigrante, em São Paulo
Festa do Imigrante ocorre no Museu da Imigração com comida, artesanato e apresentações típicas  • Divulgação
Compartilhar matéria

O Museu da Imigração, em São Paulo, sedia no fim de semana dos dias 27 e 28 de setembro a 29ª edição da Festa do Imigrante, que reúne expositores gastronômicos, artesanato e apresentações de música e dança de representantes de 43 países ou regiões.

Ao todo, cerca de 40 expositores vão servir pratos típicos e especialidade dos mais diversos países, incluindo Áustria, Congo, Dinamarca, Bulgária, Camarões, Iraque e Líbano. No âmbito do artesanato, 20 expositores estão confirmados, com trabalhos de países como Japão, Costa do Marfim e Sudão.

Ao longo da festa, o jardim do museu ainda recebe 33 apresentações de música e dança de mais de 22 localidades, entre elas Grécia, Chile, Bolívia, Letônia e Paraguai. Danças folclóricas peruanas e repertório de músicas italianas clássicas e contemporâneas também estão na programação.

Oficinas acontecem nos dois dias de evento, como a de K-Pop, da Coreia do Sul, e de dança afegã e da República da Guiné. Fazem parte da agenda oficinas gastronômicas para aprender a fazer Chicken Tikka, da Índia, e arepas, da Venezuela. Há também oficinas de artesanato, como a de turbante da Costa do Marfim; de ovos decorados da Lituânia, de caligrafia da Armênia, e de bordado da Palestina.

A entrada é gratuita mediante doação de um quilo de alimento (exceto sal) - a retirada dos tíquetes acontece na bilheteria do museu. Os mantimentos serão revertidos para o centro de acolhida Arsenal da Esperança.

Como parte do evento, a edificação do Museu da Imigração, que ocupa a antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás, abre em sua totalidade, oferecendo visita guiada com acesso a espaços que, normalmente, não estão abertos à visitação.

29ª Festa do Imigrante
Sábado e domingo, 27 e 28 de setembro, das 9h30 às 18h / Museu da Imigração; Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, São Paulo – SP / Ingresso solidário; grátis mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal) / Mais informações pelo site.

Além da Dinamarca, comidas típicas de mais de 40 territórios estarão disponíveis na festa • Divulgação
Além da Dinamarca, comidas típicas de mais de 40 territórios estarão disponíveis na festa • Divulgação
Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais