São Paulo recebe 8ª edição da Oktoberfest, que segue até outubro

Festival começa nesta sexta-feira (19) com gastronomia típica alemã e shows de grandes bandas nacionais, além de muita cerveja

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Oktoberfest
Oktoberfest SP ocorre até o dia 5 de outubro  • Divulgação/Oktoberfest
Compartilhar matéria

A 8ª edição da São Paulo Oktoberfest começa nesta sexta-feira (19) e segue até o dia 5 de outubro, sempre às sextas, sábados e domingos, no Parque Villa-Lobos. Além de muita cerveja, o festival conta com gastronomia típica alemã e apresentações de grandes bandas nacionais em 150 horas de programação artística.

Os destaques do line-up ficam por conta de bandas como Barão Vermelho, Blitz, CPM 22, Roupa Nova e de artistas como Diogo Nogueira e Adryana Ribeiro. As "Noites de Oktober" são uma novidade: elas ocorrem aos sábados e trazem hits dos anos 1970, 1980 e 1990. A programação ainda conta com bandas de rock alternativo.

Já os shows de bandas alemãs ocorrem no Palco Biertent. O line-up conta com a Dauerlaufband, formada por músicos brasileiros com vivência na Alemanha; a Banda Cavalinho, criadora do estilo Chucrute Music; e a Banda do Barril, com 30 anos de tradição.

Gastronomia típica e cervejas

A tradicional gastronomia alemã tem destaque no festival com 80 opções distintas de alimentação. Entre elas, pratos típicos ficam disponíveis ao público, como currywurst com molho curry; joelho aperitivo em cubos defumados com chucrute e batata confitada levemente defumada; assim como as tradicionais salsichas.

A Spof Wurst, considerada a maior salsicha do Brasil, é um dos grandes destaque da edição. O alimento típico possui 30 centímetros de comprimento e combina ingredientes nobres e defumação natural.

Além disso, a Oktoberfest não poderia ficar sem as clássicas cervejas. Neste ano, o evento sedia o 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, com 75 cervejarias e mais de 200 rótulos, realizado em parceria com a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva).

Dentre as experiências cervejeiras, outra novidade é o lançamento de uma cerveja criada especialmente para o evento, a SPOF Bier, desenvolvida sob a curadoria técnica da mestre cervejeira Kathia Zanatta. O rótulo possui 5,5% de teor alcoólico, notas maltadas e aroma floral com toque cítrico.

Mais destaques

A nova edição da São Paulo Oktoberfest também conta com a Maratoma, que ocorre neste sábado (20). A experiência oferece um percurso de 3,4 quilômetros com paradas de hidratação à base de chope artesanal.

A programação ainda inclui campanha de arrecadação de alimentos via ingressos solidários, programa de reciclagem em parceria com cooperativas de catadores e distribuição de ingressos sociais para ampliar o acesso à cultura.

A Realeza, um dos símbolos mais marcantes da tradição das Oktoberfests pelo mundo, também marcam presença. Em 2025, a Rainha Raphaela Hagemann e as Princesas Danielle Scicchitano e Karoline Aline de Morais Daniel voltam a representar a festa como embaixadoras da cultura alemã.

São Paulo Oktoberfest 2025
De 19 de setembro a 5 de outubro, às sextas, das 16h às 23h; sábados e domingos, das 14h às 23h / Parque Villa-Lobos: Av. Queiroz Filho, 1.315 - Vila Hamburguesa - Acesso Portal 2B / Ingressos entre R$ 89 e R$ 178 pelo site oficial.

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais