Aniversário de São Paulo: um guia com restaurantes, passeios e roteiros pela cidade

Em celebração aos 470 anos, o CNN Viagem & Gastronomia reprisa os episódios da série especial sobre a cidade e seleciona abaixo as melhores sugestões de onde ir e o que fazer na capital paulista

Vista para o Parque Ibirapuera, o Obelisco e o skyline de São Paulo
Vista para o Parque Ibirapuera, o Obelisco e o skyline de São Paulo Unsplash

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Multicultural, diversa, capital gastronômica, reduto da boêmia, frenética e democrática. Estes são apenas alguns dos adjetivos usados ao longo do tempo pelo CNN Viagem & Gastronomia para descrever São Paulo nas inúmeras matérias publicadas no site sobre a cidade.

Em 25 de janeiro, a capital paulista apaga as velinhas mais uma vez e celebra 470 anos de fundação. Ela já viu de tudo: desde que os jesuítas fundaram o Colégio da Companhia de Jesus entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, a cidade passou por transformações profundas e se tornou a mais populosa não somente do país, mas também do Hemisfério Sul e da América Latina.

Com 11,4 milhões de residentes, São Paulo guarda outros números impressionantes: são cerca de 20 mil restaurantes, 30 mil bares, mais de 150 museus e 100 parques e espaços culturais. Não é exagero afirmar que a capital paulista oferece uma verdadeira imersão cultural e gastronômica, levando moradores e turistas a uma viagem por ideias, aromas, sabores e diferentes visões de mundo.

Em comemoração ao aniversário da cidade, o CNN Viagem & Gastronomia, comandado por Daniela Filomeno, reprisa episódios da série especial sobre São Paulo que foram ao ar na televisão no final do ano passado. Além disso, abaixo, você confere um compilado de links de matérias com o melhor da capital paulista: são roteiros por bairros, restaurantes dos mais variados e ideias de passeios para colocar na sua lista, seja você morador ou um viajante pela Pauliceia. Aproveite!

Série especial sobre São Paulo:

As escolhas gastronômicas de Daniela Filomeno:

Onde comer em São Paulo? Opções diversas na cidade:

Roteiros pelo Centro:

Roteiros pela cultura japonesa:

Roteiros diversos: