Conheça o Majestic Hotel, hospedagem mais emblemática de Barcelona

Com mais de cem anos de existência, hotel consegue se manter implacável como sinônimo de luxo e serviço refinado na cidade

Fachada do Majestic Hotel & Spa Barcelona
Fachada do Majestic Hotel & Spa Barcelona Divulgação

Tina Binido Viagem & Gastronomia

Barcelona, a capital da Catalunha, é um deleite para amantes de arte, história e boa gastronomia. Por ela ser vasta — com obras icônicas como o Parque Güell, a Sagrada Família e Casa Batlló, todas projetadas por Gaudí — estar bem localizado é fundamental para conseguir turistar e aproveitar todos os encantos da agitada cidade.

Em uma das principais avenidas, a poucos metros da Casa Batlló, está o luxuoso Majestic Hotel & Spa, inaugurado em 1918. Localizado em uma larga esquina, ele conta com uma fachada neoclássica imponente e elegante que já dá o tom do que o visitante encontrará na área interna: serviço impecável, quartos amplos, preocupação com os detalhes e um convite para onde o requinte se faz presente sem ostentação desnecessária na propriedade cinco estrelas que integra a The Leading Hotels of the World.

Restaurante Solc, local onde é servido o café da manhã e um caprichado brunch aos domingos
Restaurante Solc, local onde é servido o café da manhã e um caprichado brunch aos domingos / Foto: Divulgação

 

Um café da manhã “estrelado” e um rooftop badalado

Se o hotel é cinco estrelas, o café da manhã é uma constelação inteira. O desjejum é caprichado e, aqui, até podemos usar a palavra ostentação sem medo de cair na cafonice. Aliás, de cafona o restaurante onde é servido a primeira refeição do dia, o Solc, não tem nada.

Área do terraço coberto do restaurante Solc
Área do terraço coberto do restaurante Solc / Foto: Tina Bini

Comandado pelo chef Nandu Jubany, o espaço é chique, com uma pintura floral delicada no teto e confortáveis cadeiras com estofado xadrez em tons de verde.

Figuram no amplo salão três estações de buffet. Com uma grande variedade de queijos, embutidos, doces típicos, pães, variados modos de preparo de ovos, iogurtes e frutas frescas, a dica é apreciar o café da manhã do Majestic com calma.

Se você for dorminhoco, coloque o despertador! Perder esse café, que em 2018 ganhou o prêmio Prix Villégiature de melhor café da manhã de hotel da Europa, chega quase a ser um pecado.

Outro prêmio que o Solc conquistou foi o de melhor brunch de hotel, em 2023, pela Beyond Luxury. O brunch só é servido aos domingos e, assim como o café da manhã e todas as outras refeições no local, também é aberto para não hóspedes.

Bar La Doce Vitae, no rooftop do hotel, tem vista panorâmica privilegiada
Bar La Doce Vitae, no rooftop do hotel, tem vista panorâmica privilegiada / Foto: Divulgação

Outra parada que vale a pena no Majestic é o rooftop, onde fica o bar La Dolce Vitae.

Com vista panorâmica para a cidade, de um lado é possível avistar a Sagrada Família, de outro, pontos como a Casa Batló. Com essa vista privilegiada, o local se tornou point de residentes e turistas para assistir ao pôr do sol, acompanhado de uma taça na mão, DJ tocando músicas animadas ao fundo e tapas ao centro da mesa.

Badaladíssimo, é essencial fazer reserva.

História, glamour e memória

Fachada neoclássica do Hotel Majestic
Fachada neoclássica do Hotel Majestic / Foto: Tina Bini

O Majestic é tão icônico que, em 106 anos de existência, só fechou durante a pandemia de Covid-19 em 2020, por um período de um ano e meio. Isso não havia acontecido nem mesmo durante a Guerra Civil Espanhola, que durou quatro anos. Inclusive, nesse período, o hotel serviu de ponto de encontro para jornalistas do mundo todo, inclusive Hemingway e García Lorca.

O hotel é propriedade da família Soldevila-Casals, amantes de arte. Por isso, o empreendimento abriga uma coleção com mais de mil peças, algumas delas assinadas por artistas como Modest Urgell e Jaume Plensa.

A coleção de arte o colocou no centro da cena cultural e artística da capital catalã, e em suas 258 unidades de hospedagem – distribuídas nas categorias Deluxe, Privilege, Suite, Penthouse e Majestic Royal Penthouse – já passaram nomes como o da Rainha Vitória Eugenia, os poetas Antonio Machado, León Felipe e Federico García Lorca, os pintores Joan Miró e Pablo Ruíz Picasso, os cantores Charles Trenet e Josephine Baker e o ganhador do Prêmio Nobel Ernest Hemingway.

Renovação de milhões

Em 2023, o Majestic concluiu um ambicioso projeto de renovação a um custo superior a 30 milhões de euros (cerca de R$ 175 milhões).

Em abril de 2024, inaugurou um espaço de bem-estar com piscina semiaquecida e jacuzzi, onde todos os procedimentos e tratamentos utilizam as marcas catalãs Natura Bissé e Alqvimia, valorizando a economia local.

Área de bem-estar do Majestic foi inaugurada no início do ano
Área de bem-estar do Majestic foi inaugurada no início do ano / Foto: Divulgação

No dia do fechamento desta matéria, as diárias no Majestic Hotel & Spa iniciavam em 549,90 euros (cerca de R$ 3.200). Os valores estão sujeitos a alterações conforme data e categoria escolhida para a hospedagem.