Onde comer em Lisboa: restaurantes imperdíveis na capital portuguesa

De marisqueiras históricas a restaurantes estrelados, confira uma seleção de endereços que ajudam a entender por que Lisboa é um dos destinos gastronômicos mais interessantes da Europa

Daniela Filomeno, do Viagem & Gastronomia
Compartilhar matéria

Entre ruas históricas, mirantes e cartões-postais, Lisboa é um dos destinos gastronômicos mais deliciosos da Europa. Segue como uma das capitais preferidas dos brasileiros para férias no continente, especialmente durante o verão, quando ganha ainda mais vida com dias longos e uma agenda vibrante de cultura, gastronomia e lazer.

Mas a melhor mesa de Lisboa não está apenas nos endereços mais turísticos. De restaurantes estrelados no Chiado às tradicionais marisqueiras próximas a Belém, passando por tascas, wine bars e casas especializadas na cozinha portuguesa contemporânea, a cena gastronômica se espalha por diferentes bairros da cidade.

Para ajudar a montar seu roteiro gastronômico pela capital portuguesa, reuni alguns dos meus restaurantes favoritos em Lisboa. No fim do texto, você encontra outras referências e sugestões. Bom apetite!

  • Restaurante Horta dos Brunos

Depois que o chef Rui Paula me apresentou Pedro Filipe, virei uma cliente constante. Ao lado de Paula Montenegro, o chef comanda o Horta dos Brunos, um dos endereços mais queridos de Lisboa para quem busca uma cozinha portuguesa tradicional, sempre acompanhada por uma carta de vinhos à altura. A casa trabalha apenas com reservas.

O menu passeia por clássicos como a salada de polvo e os ovos mexidos com farinheira, além de pratos emblemáticos como o bacalhau à lagareiro, os "secretos" de porco preto e as costeletas de borrego. Para terminar, podemos escolher sobremesas tradicionais, como pudim Abade de Priscos e a sericaia com ameixa de Elvas. É daqueles restaurantes que os próprios lisboetas costumam recomendar. Fica na região do Largo Dona Estefânia, uma área residencial da cidade.

Restaurante Horta dos Brunos: Rua da Ilha do Pico 27, 1000-169 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30; fechado aos domingos / Mais informações no site.

  • Solar dos Presuntos

Do queijo aos presuntos, passando pelas amêijoas ao peixe pregado e porco preto, o Solar dos Presuntos é sempre impecável. Camarões, ostras, lavagante e sapateira também estão entre os mariscos e os garçons cortam fatias suculentas de jamón ibérico na nossa frente.

Além disso, destaco o Queijo de Azeitão, um dos meus favoritos de Portugal. Produzido na região de Setúbal, tem textura cremosa, quase amanteigada, e um leve amargor. A casa possui mais de 50 anos de trajetória e conta com um salão renovado.

Solar dos Presuntos: Rua das Portas de Santo Antão 150, 1150-269 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h / Mais informações no Instagram.

  • Prado Restaurante

Para uma Lisboa contemporânea, o Prado nos reserva uma das mesas mais interessantes da cidade. Pertinho da Sé de Lisboa, o restaurante tem no comando o chef Antonio Galapito, que segue uma filosofia simples: "se não for da época, não vai à mesa". A cozinha "farm to table" valoriza pequenos produtores e ingredientes sazonais vindos da terra e do mar, enquanto a carta de bebidas aposta em vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais. O endereço ainda conta com um wine bar.

O resultado é uma cozinha que trabalha ingredientes tradicionais com técnicas contemporâneas e combinações que fogem do óbvio. O menu muda conforme a estação, mas exemplos recentes incluem o robalo marinado com maçã verde, azeitona e alcaparras; molejas de vitela com picles de hibisco e hollandaise de enguia fumada; e porco alentejano de bolota com batata, presunto e espinafres.

Prado Restaurante: Travessa das Pedras Negras 2, 1100-404 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: almoço de quinta-feira a sábado, das 12h às 17h (entrada de clientes até às 15h); jantar de terça-feira a sábado, das 19h à 1h (entrada até às 22h30) / Mais informações no site.

  • Belcanto

Meu restaurante estrelado favorito em Lisboa é o Belcanto, endereço que melhor traduz a visão criativa do chef José Avillez sobre a gastronomia portuguesa contemporânea. No Chiado, o restaurante ostenta duas estrelas Michelin e figura na 42ª posição no ranking The World's 50 Best Restaurants. Diferentemente de muitos restaurantes desse calibre, o Belcanto também oferece serviço à la carte, permitindo montar a própria refeição com entrada, principal e sobremesa.

Alguns pratos do menu atual são: carabineiro com caril de algas, atum com gaspacho branco de amêndoa do Algarve e tomate, a pescada grelhada com samos de bacalhau de coentrada, gema curada e trufa preta, além do leitão com pezinhos de coentrada, purê de casca de laranja e coração de alface. Para encerrar, a sobremesa Tangerina, presente no menu desde 2010, continua sendo um dos símbolos da casa. Um detalhe curioso: o guardanapo servido com a sobremesa tem formato de manga de camisa, uma referência à infância do chef.

Belcanto: Rua Serpa Pinto 10 A, 1200-445 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h às 22h; fechado aos domigos e às segundas / Mais informações no site.

  • O Magano

No Campo de Ourique, o Magano segue como um dos meus restaurantes preferidos de toda Lisboa. A casa traz um gostinho do Alentejo para a capital, com pratos como arroz de miúdos, arroz caldoso de rabo de boi e peixinhos da horta. Meu destaque, porém, vai para as plumas de porco preto com fritas, um delicioso preparo clássico da gastronomia ibérica.

O Magano - Restaurante Alentejano: Rua Tomás da Anunciação 54A, 1350-328 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h15 às 15h30 e das 19h15 às 22h30; fechado aos domingos / Mais informações no site.

  • Gambrinus Restaurante

A poucos passos da Estação do Rossio, o Gambrinus é uma das instituições gastronômicas da cidade. Na mesma rua do Solar dos Presuntos, o restaurante ocupa o número 23 há mais de 70 anos e preserva uma atmosfera clássica, com ambientes que misturam antiguidades, porcelanas, madeiras nobres e mobiliário de época. As mesas nos convidam a uma refeição sem muita pressa, enquanto o balcão nos oferece um ambiente mais dinâmico.

Da cozinha saem especialidades servidas em dias específicos, como o empadão de lagosta às quintas, o bacalhau à Chico Lage às sextas, a garoupa grelhada com azeite aromatizado aos sábados e o cabrito assado aos domingos. Meu destaque absoluto, porém, são os croquetes de carne, entre os melhores de Lisboa.

Gambrinus Restaurante: Rua das Portas de Santo Antão 23, 1150-264 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h / Mais informações no site.

  • Salsa & Coentros

A uma curta distância do aeroporto, em uma rua cercada por predinhos residenciais, o Salsa & Coentros serve receitas do Alentejo e de Trás-os-Montes. O menu tem desde favinhas de coentrada, presunto pata negra Maldonado até os clássicos pezinhos de porco de coentrada e as bochechas de porco preto ao vinho tinto. O menu também tem carnes de caça, com receitas como arroz de perdiz e lebre com feijão.

Salsa & Coentros Restaurante: Rua Coronel Marques Leitão 12, 1700-125 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sábado, das 12h30 às 15h; jantar, de segunda a sábado, das 19h30 às 22h30; fechado aos domingos / Mais informações no site.

  • ÀCosta By Olivier Lisboa

Um dos restaurantes mais aclamados do conjunto de casas do chef e restaurateur Olivier da Costa (falo mais dele abaixo), o ÀCosta Lisboa presta homenagem à gastronomia portuguesa com uso de ingredientes nobres que vêm do mar. De frente para o Rio Tejo, com a Alfama e o Castelo de São Jorge ao fundo, pertinho da Praça do Comércio, o restaurante combina um ambiente sofisticado com uma experiência que é melhor compartilhada.

O menu celebra ingredientes do mar em pratos como o Polvo ÀCosta, com batata a murro, grelos e cebola confitada, o clássico Bacalhau à Lagareiro, além da Cataplana do Mar, com uma rica seleção de peixes e mariscos do dia.

A cozinha também nos mostra a riqueza dos frutos do mar em receitas para duas pessoas, como o Arroz de Lavagante, com lagosta e manteiga de crustáceos, e o Arroz Real, com carabineiros, lavagante e maionese de limão. A proposta é transformar séculos de cultura gastronômica portuguesa em uma experiência contemporânea, tudo isso em meio a um cenário de cartão-postal.

ÀCosta By Olivier Lisboa: Av. Infante Dom Henrique A, 1100-284 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento da cozinha: segunda a quinta, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h; sexta e sábado, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 23h30; domingo, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 23h / Mais informações no site.

  • As Salgadeiras

Atrás da Praça Luís de Camões, entre as ruas do Bairro Alto, o As Salgadeiras nos transporta para um Portugal tradicional. O salão ocupa um espaço de atmosfera rústica, marcado por arcos de tijolo, com paredes de pedra aparente.

Do menu, meu destaque vai para a sopa de peixe, especialidade da casa. Também há carpaccio de bacalhau, alheira com ovos mexidos, polvo grelhado com camarão, pastéis de bacalhau acompanhados de arroz de tomate e o tradicional cabrito à moda de Monção.

As Salgadeiras: Rua das Salgadeiras 18, 1200-396 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h à 0h; fechado às segundas / Mais informações no site.

  • Cervejaria Ramiro

Embutidos, camarões, mariscos, lagostim. Junte os ingredientes com uma cerveja bem gelada e temos o combo perfeito na Cervejaria Ramiro, casa no centro de Lisboa que completou 70 anos em 2026. É um dos locais mais conhecidos da capital portuguesa e um dos mais celebrados pela tradição e qualidade. É referência em frutos do mar, por isso, a dica é chegar cedo e ter paciência, já que costuma ficar cheio rapidamente.

Cervejaria Ramiro: Avenida Almirante Reis 1- H, 1150-007 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 23h / Mais informações no site.

  • Cervejaria Liberdade

No térreo do hotel Tivoli Avenida Liberdade funciona a Cervejaria Liberdade, ideal para quem busca frutos do mar e clássicos da gastronomia portuguesa em um ambiente suntuoso. Frequentado tanto por moradores quanto por turistas, o salão tem pé-direito alto, madeira, mármore e grandes janelões voltados para a Avenida da Liberdade.

O menu é dividido entre entradas, pratos da terra, grelhados, especialidades do bar de mariscos e receitas dedicadas ao mar. No almoço durante a semana, o menu executivo costuma atrair engravatados da região, que se reúnem em torno de clássicos como bacalhau à Brás, arroz de marisco e arroz de pato confitado.

Cervejaria Liberdade: Hotel Tivoli Avenida Liberdade Lisboa; Av. da Liberdade 185, 1269-050 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 23h30 / Mais informações no site.

  • Nunes Real Marisqueira

Na região da Torre de Belém, um dos cartões-postais de Lisboa, recomendo a Nunes Real Marisqueira, que serve alguns dos melhores pescados e mariscos da costa. De interior Art Déco, podemos encontrar no restaurante produtos frescos e sazonais, sejam preparados na brasa, no forno, no vapor, em conserva, refogados ou crus. Mariscos e peixes nobres se sobressaem.

Entre os destaques está a Mista de Mariscos, que reúne lavagante, sapateira, ostras, gamba real e amêijoas à Bulhão Pato. Nos pratos quentes, o menu tem receitas como a açorda de gambas, o pregado frito com arroz de tomate e o clássico linguado meunière. Para algo ainda mais refinado, há até ouriço-do-mar com ervilha-lágrima e caviar.

Nunes Real Marisqueira: Rua Bartolomeu Dias 172 E F, 1400-031 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 à 0h / Mais informações no site.

  • Uma Marisqueira

No coração de Lisboa, a Uma Marisqueira construiu fama em torno de um único prato: o arroz de mariscos. Especializada na receita, a casa serve o clássico português no tacho, repleto de mariscos, como manda a tradição. O arroz tradicional é o grande protagonista, mas há versões especiais, como a que leva lagosta.

As porções são generosas, servindo tranquilamente mais de uma pessoa. Como uma boa refeição portuguesa, guarde espaço para o pudim caseiro e uma dose de ginjinha no final. O local é pequeno e quase sempre fica lotado. A casa tem outra unidade na Rua do Comércio, no Porto e até em Macau, na Ásia.

Uma Marisqueira: Rua dos Sapateiros 177, 1100-577 Lisboa, Portugal / Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 22h30 / Mais informações no site.

Ainda com fome? Veja mais sugestões

Endereços como os tradicionais O Nobre e Solar dos Nunes também estão entre os meus queridinhos. Para sentir o gosto de uma Lisboa mais moderna, as sugestões incluem o Bib Gourmand Ofício, a brasserie Brilhante, a Tasca Baldracca, sob comando do brasileiro Pedro Monteiro, e o bar escondidinho Toca da Raposa.

Há também o Jncquoi Avenida, de padrão internacional e um dos endereços mais badalados da cidade, com um enorme esqueleto de dinossauro no meio do salão principal.

O mundo do chef Olivier da Costa ganha espaço na capital com endereços como o asiático Yakuza by Olivier, o refinado XXL by Olivier e o Seen Lisboa, na cobertura do Tivoli Avenida Liberdade, detentor de uma das melhores vistas da cidade, atraindo turistas e jovens em busca de agito - o cardápio tem sushi e tacos entre os favoritos.

Algo parecido ocorre no Bairro do Avillez, no Chiado, endereço criado pelo chef José Avillez que concentra quatro restaurantes, incluindo taberna, bar e pizzaria. Se deseja encontrar vários restaurantes sob um mesmo teto, também faça uma visita ao mercado gastronômico Time Out.

Entre as dicas compartilhadas com o CNN Viagem & Gastronomia, os bares de vinhos Black Sheep e Insaciável fazem parte das sugestões da sommelière Gabriela Teixeira. O Restaurante Canalha e o contemporâneo Broto são algumas das dicas do chef João Paulo Frankenfeld.

Quer uma opção que fuja do óbvio? O nórdico Familjen é uma das dicas do chef Rodolfo Lavrador, à frente do Cura, restaurante com uma estrela Michelin no Four Seasons Hotel Ritz Lisbon. Rodolfo ainda inclui o clássico O Velho Eurico entre suas recomendações.

Já o chef Elia Schramm indica endereços como o Pigmeu, que privilegia preparos com porco, e a peixaria moderninha Sea Me. Para ajudar a montar o roteiro, confira ainda a seleção renovada do Guia Michelin Portugal e veja os comentários do meu post colaborativo no Instagram.

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais