Onde os chefs comem? Com Daiana Rocha e Diogo Teixeira, em Buenos Aires
Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Buenos Aires, capital da Argentina, é um efervescente polo cultural e gastronômico. A cidade oferece uma série de restaurantes que vão desde a clássica parrilla até a cozinha contemporânea e estrelada.
Os sócios Daiana Rocha e Diogo Teixeira sabem bem disso. Eles são os fundadores da Curadoria, casa especializada em carnes artesanais, e do Bar Saudade, no Rio de Janeiro.
Quando viajam, ambos gostam de se aventurar por diferentes sabores e mergulhar no universo da gastronomia para enriquecer o repertório culinário. Uma das empreitadas mais recentes da dupla foi justamente Buenos Aires, em que indicam cinco lugares "fora do comum" para comer por lá.
Confira 5 restaurantes para conhecer em Buenos Aires:
Yiyo El Zeneize
O Yiyo el Zeneize, no Parque Avellaneda, fica em uma área um pouco fora do eixo turístico de Buenos Aires, e nos surpreendemos, já que gostamos bastante do local. O endereço é cheio de história e bem cuidado - vale uma visita com calma.
Os vermutes são excelentes, e o ambiente preserva todo o charme de um bar centenário — afinal, o estabelecimento tem 104 anos.
Do cardápio, a casa oferece petiscos, como azeitonas e salame, além de degustação de produtos de conserva. Já os clássicos são as empanadas de rosbife, a fainá crocante com queijo sardo (sem glúten) e a mini tortilla de batata com cebola.
Yiyo el Zeneize: Av. Eva Perón 4402 - Parque Avellaneda, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Tel.: +54 9 11 2754-8495 / Horário de funcionamento: almoço, a partir das 13h aos sábados e domingos; jantar, a partir das 20h, de quinta a sábado.
Mishiguene

Do chef Tomas Kalika, o Mishiguene é um restaurante de imigrantes que nos serve pratos que mesclam a culinária judaica tradicional com toques contemporâneos e portenhos. Tudo é muito bem executado.
O ambiente é elegante, com iluminação baixa, música clássica discreta e uma atmosfera acolhedora, lembrando um café refinado. É um lugar com muita personalidade e sofisticação: não à toa esteve no Latin America's 50 Best Restaurants por anos consecutivos e também faz parte das recomendações do Guia Michelin na Argentina.
Quando o assunto é o cardápio, o pastrón — costela curada e defumada — é um dos destaques, já que se desfaz na boca. Os mezze (conjunto de pequenos pratos) e pastinhas são ideais para compartilhar.
Mishiguene: Lafinur 3368, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Tel.: +54 9 11 5029-1979 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 19h à 0h.
Sarkis
Na área de Palermo, o Sarkis oferece uma comida armênia muito saborosa, com pratos bem servidos e cheios de sabores interessantes. Na nossa visita, provamos um manti, um tipo de massa armênia recheada bem parecida com o cappelletti, servida com iogurte e manteiga. Estava simplesmente uma delícia.
Além da boa comida, o ambiente é animado, com clima de restaurante tradicional e familiar. É um clássico da cidade que vale a visita. E atenção: não há reservas, apenas mesas por ordem de chegada.
Sarkis: Thames 1101, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Tel.: +54 11 4772-4911 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 15h e das 19h à 0h.
Pizzería Güerrín
A Pizzería Güerrín, na Avenida Corrientes, é tipicamente argentina, além de ser um endereço clássico de Buenos Aires. A pizza tem uma massa grossa e generosa, super-recheada de muçarela derretida.
Do cardápio, a fugazzeta e a muzzarella são os destaques da casa. O ambiente tem aquele toque histórico que remete ao centro antigo, com várias salas e até um entrepiso.
Pizzería Güerrín: Avenida Corrientes 1368, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Tel.: +54 11 4371-8141 / Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 11h à 1h; sexta e sábado, das 11h às 2h.
Gran Dabbang
O Gran Dabbang tem inspiração na comida indiana, que chega à mesa cheia de sabor por meio de pratos de temperos marcantes. A casa fica em Palermo e possui um ambiente moderno e descontraído, perfeito para quem quer provar uma culinária diferente com qualidade.
É uma dica muito valiosa para quem gosta de comida indiana bem preparada e com um toque contemporâneo. Os pratos para compartilhar são cheios de criatividade e ideais para experimentar de tudo um pouco.
Gran Dabbang: Av. Raúl Scalabrini Ortiz 1543, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina / Tel.: +54 9 11 3501-0481 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, a partir das 19h30.


