À beira do Danúbio, Four Seasons Budapeste é palácio no coração da capital

Premiado como um dos melhores da Europa, hotel transporta hóspedes diretamente ao glamour do início do século XX por meio da arquitetura, das suítes e dos refúgios gastronômicos

Daniela Filomeno, do Viagem & Gastronomia
Compartilhar matéria

Em Budapeste, o ano de 1906 foi marcado pela inauguração da sede da Gresham Life Insurance Company, companhia europeia de seguros de vida que escolheu erguer um verdadeiro palácio logo em frente ao Rio Danúbio, na direção da Ponte das Correntes, no lado “Peste” da capital.

Quase um século depois, em 2004, a luxuosa rede Four Seasons revitalizou o endereço e, para nossa sorte, fez nascer o Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest, uma obra-prima que recuperou o brilho da arquitetura Art Nouveau. Hoje, o hotel continua como um dos melhores da Hungria e de toda a Europa, reconhecido com duas chaves pelo Guia Michelin, que significa uma estadia excepcional.

Ao passarmos pelos portões de ferro da entrada, logo percebemos que o hotel reflete a própria Budapeste: os interiores são contemporâneos, com todos os confortos do século XXI, mas o cuidado com a preservação da história - e todo o charme que a acompanha - é claramente visível.

O saguão tem mais de dois milhões de mosaicos, várias das 179 acomodações proporcionam vistas fenomenais para o Danúbio, e o bar Mùzsa, além de deslumbrante, está na seleção do 50 Best Discovery.

Quer mais motivos para colocá-lo no roteiro? Ele fica a pouquíssimos metros do Parlamento, das lojas da arborizada Avenida Andrássy e da Basílica de Santo Estêvão, joia neoclássica do país.

Glamour e acomodações

O Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest foi o meu ponto de partida para descobertas na capital húngara, mas também o início de uma jornada pelo Rio Danúbio para episódios inéditos do CNN Viagem&Gastronomia.

Alguns spoilers a bordo do cruzeiro fluvial que fiz pela Europa Central podem ser conferidos na matéria, incluindo uma paradinha na Abadia de Melk, em meio às curvas do Vale de Wachau, Patrimônio Mundial da Unesco na Áustria.

Para começar toda essa aventura em grande estilo, a escolha do Four Seasons em Budapeste foi natural. Os tetos de vidro, os portões de ferro, os vitrais e os mosaicos no chão, além dos lustres pomposos, nos transportam diretamente ao glamour do começo do século XX.

Das 179 acomodações, 160 são quartos e 19 são suítes, que variam de 33 a 136 metros quadrados. Mas não importa a categoria: todos os banheiros são trabalhados em mármore, o serviço de quarto é feito duas vezes ao dia, a cama nos abraça e todo o aparato de amenidades que esperamos da bandeira Four Seasons elevam a estadia.

Por falar em cuidado, o spa é um interessante contraponto da propriedade, com design contemporâneo que mistura vidro, madeira, mármore e aço.

É aqui, após um longo dia de caminhada pelo centro, que podemos marcar terapias tradicionais, como a que usa lama húngara, cheia de minerais, ou relaxar na piscina indoor de borda infinita, com hidromassagem à disposição.

Gastronomia eclética

Como em toda viagem, a gastronomia é elemento importantíssimo do meu roteiro. Em Budapeste não seria diferente, já que o hotel abriga duas joias da cidade, uma brasserie francesa e um bar de coquetéis com inspirações asiáticas.

Para começar o dia, o Kollaázs serve um café da manhã dos sonhos, com escolhas à la carte e buffet. As delícias já são bons motivos para acordar mais cedo, mas a vista para a Ponte das Correntes e do Danúbio coroam a experiência.

A brasserie também serve almoços e jantares, mas o meu destaque vai para o brunch, que ocorre todos os domingos, realizado por meio de um menu de três tempos, complementado por uma variedade de bebidas, espumantes, ostras e caviar.

Costumo dizer que uma cidade surpreendente é aquela que também possui bons bares. E o Mùzsa cumpre a missão, nos transportando para a era de ouro de Budapeste. Os drinques autorais são um convite para novos sabores e narrativas, como o Gloria, coquetel-assinatura com base de gim que leva bergamota e lima, finalizado com bolhas com aroma de jasmim.

O bar também tem uma seleção de comidinhas para serem beliscadas junto das escolhas etílicas, além de servir um chá da tarde aos sábados e domingos com música ao vivo.

Experiências únicas

Hotel fica do lado "Peste" de Budapeste, à beira do Danúbio e em frente da Ponte das Correntes • Divulgação/Four Seasons
Hotel fica do lado "Peste" de Budapeste, à beira do Danúbio e em frente da Ponte das Correntes • Divulgação/Four Seasons

Por falar em bebidas, o sommelier-chefe do hotel, Gábor Becker, tem uma curadoria com rótulos das melhores safras do país disponível para degustações privadas. Fora do Four Seasons, podem ser organizados tours em vinícolas e passeios à região de Tokaj, famosa pelos vinhos de sobremesa.

Do leque de experiências, temos à disposição roteiros de dois dias pela cidade, tour pelos “ruin pubs”, bares únicos de Budapeste em locais antes abandonados e com atmosfera underground, assim como os clássicos passeios de barco pelo Rio Danúbio.

E se ficar na dúvida, não hesite: as crianças também são bem-vindas. Elas recebem mimos especiais, como presentinhos, livros e videogames de cortesia, além de roupões de banho e opção de serviço de babá.

Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest
Széchenyi István tér 5-6., Budapeste, 1051 Hungria / Mais informações sobre comodidades, valores e reservas no site.

 

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais